Arquivo de Abril de 2017
Sempre ao lado dos ditadores
7 de Abril de 2017Bom fim de semana
7 de Abril de 2017Análise de um leitor
7 de Abril de 2017
foto: joão espinho
Comentário de leitor deixado aqui:
“Permitam-me uma análise mais fina…criticavam o Miguel Góis quando vereador por utilizar “estrangeirismos”, lembram-se? Wine Fest …e tal ,pago, que era para “elites” hã? lembram-se ou não,pessoal?!!? mas aparecem agora” Horseball Champions League” e ” Santa Maria Summer Fest “….pah…mantenham o atraso civilizacional na cidade…mas não comam os outros por parvos.
Já agora, por estrangeirismos, a evidência de privilegiarem os “stakeholders” internos (o discurso e as acções viradas para dentro, para o clã de votantes) é que impede o progresso de Beja ou ainda não notaram isso…é uma pescada de rabo na boca…e o PSD / Facção Neoliberal aplaude….. Nos países do Sul da Europa sobrevivem ambos no que ainda resta das águas turvas da iliteracia social e da baixa consciência civilizacional.
Na Grécia ou em Espanha os Movimentos Sociais “avançados” como o Syriza ou o Podemos já relegaram as esquerdas estalinistas para um canto…aqui pela nossa terra prevalecem teimosamente…
Já agora(pela segunda vez pois atão…) o “Programa de festas”…é tudo antes de 1 de Outubro ( ok, até 6 de Outubro) 16 EVENTOS ATÉ OUTUBRO E DEPOIS,APENAS A PASSAGEM DE ANO..em Novembro e Dezembro tiveram o bom senso de não colocar eventos , pois quem ocupar a Câmara a seguir podia não gostar… ou é subliminar a mensagem ” connosco fazem-se coisas , com quem vier a seguir, depois do dia 1 de Outubro se não formos nós é o deserto?”– a passagem de ano é consensual mas quem vier a seguir não vai dar 40 mil euros numa noite à Ana Moura , poderá ficar pelos 10 mil aos Xutos e Pontapés por exemplo … é que o dinheiro custa a ganhar e tem que ser gasto como deve ser…Isto aqui não é SERPA onde parece que ainda se anda a tapar os buracos que por lá ficaram…e não são os das estradas…
AS PESSOAS AINDA NÃO ACORDARAM?
Dos 25 mil euros da primeira tranche dos 100.000Euros que a Autarquia ofereceu a Serralves não se divisa qualquer evento, exposição , mesmo que tangencial… por desconhecimento meu certamente o protocolo com Serralves deverá ser para executar a partir de 2018 ou não é suficientemente atractivo para as “massas populares” e constará de um outro “menu” desta vez “cultural” a redigir pela nova assessora, muito dinâmica, vinda expressamente de Lisboa e recomendada pelo Partido e que já soa por aí integrará as listas da CDU à Autarquia? Vasto curriculum não lhe falta…
Conversa possível em Bruxelas :
– Ó Xico! Tu que és de Beja explica lá quem é que está a tentar atrair investimento para o teu Concelho!?
– É o Partido Comunista! Temos uma Câmara Comunista que quer atrair investimento para o Concelho! Empresas limpas, Organizadas, de fileiras tecnológicas de preferência! Depois vem a Ana Avoila e pimba! nem a empresa NORMA se safa…
– ah ok! fixe!
– Pomos um cartaz logo na rotunda da Força Aérea a dizer que somos contra a permanência na união europeia e que devemos sair do Euro! Mas aguardamos ansiosamente que os turistas estrangeiros, especialmente Europeus, nos venham visitar!!! o Turismo vai crescer à parva!então os Espanhóis… vai ser uma enchente… os Turistas têm é que falar português porque aqui na cidade quase não há restaurantes com funcionários que falem Inglês ou Francês…quase tudo fala o ”bifiú com oviú estreladiú”…só no café do castelo se fala alemão porque o dono ( homem 5 estrelas, um abraço!) esteve na alemanha uns tempos…
– ok Xico já percebi… os Comunistas vão captar investimento privado e com isso trazer mais desafogo e logo mais qualidade de vida à Cidade e ao Concelho e vão trazer mais turistas!
– Sim temos previstos muitos eventos mobilizadores… até Touradas organizadas pelos “Verdes”, que nunca disseram uma palavra acerca da ocupação do solo do Concelho por milhões de pés de Olival intensivo e super intensivo e de que metade dos militantes e simpatizantes são contra as touradas… é que muito do dinheirinho que a Câmara tem disponível ( este ano acho que foi um acréscimo de 800.000 euros será verdade?)vem da ocupação do terreno por olival…será?
A missiva já vai longa e não se podem esgotar os assuntos assim de um fôlego… eu também tenho estado fora e regressei hoje à cidade e aqui à escrita, mas tenho ainda afazeres urgentes… um abraço aos Compadres e Comadres e desculpem qualquer coisinha… deste vosso amigo
corocota
PS:
ESTE POST É UMA OBRA DE FICÇÃO PELO QUE QUALQUER SEMELHANÇA COM PESSOAS , FACTOS OU LUGARES SERÁ CERTAMENTE FRUTO DA COINCIDÊNCIA…tão a ver?”
Em Beringel
7 de Abril de 2017Beja no Sexta às 9 – RTP1 – 7 de Abril
6 de Abril de 2017The Black Mamba – NOVO VÍDEO
6 de Abril de 2017Depois do lançamento do single “I Wanna Be With You”, em janeiro, The Black Mamba apresentam agora o registo desse mesmo single no Coliseu do Porto, em que contaram com a presença de Diogo Brito e Faro, autor e compositor do tema. Um concerto de casa cheia com vários momentos emocionantes como este, muito importante tanto para a banda como para o autor do single.
O vídeo pode ser visto aqui.
Autárquicas 2017- Os nomes
5 de Abril de 2017
Os candidatos conhecidos, o que já se sabe e as disputas internas em todos os concelhos do Baixo Alentejo. Para ler aqui
Beja – Há sempre algo a fazer
5 de Abril de 2017
foto: joão espinho
Contributo de uma leitora:
“Analisando Beja no seu todo, identifico não um, não dois, mas sim três pontos críticos.
O primeiro é político. E é claro.
O segundo é respeitante ao comportamento cívico, que se traduz nas responsabilidades e deveres enquanto cidadãos, nos seus valores enquanto sociedade e nos valores das instituições dessa mesma sociedade. O terceiro é a dificuldade que existe em se assumir que a culpa reside na falta de interligação dos dois pontos anteriores. Passa-se a bola de um lado para o outro do campo, mas no seu conjunto, a equipa não avança.
Senão vejamos. Sendo a sociedade uma comunidade organizada e independente, está implícito que os seus membros compartilham interesses e/ou preocupações conjuntas, sobre um objectivo comum. Desta forma, é inegável que o termo sociedade seja, muitas das vezes, aplicado ao conjunto de cidadãos de um país (cidade, região ou província) governados por instituições nacionais e políticas, cujo interesse é (ou deveria ser) o bem-estar cívico.
Se nos focarmos numa notícia muito recente que nos informa sobre a transferência da gestão da Villa Romana de Pisões para a Universidade de Évora, eu pergunto: Mas não existiriam outras opções que não a de doar – porque é uma doação – o nosso património ao distrito vizinho? Não foram propostas parcerias para uma resolução conjunta? Ou as portas não se abriram?
Não houve um grupo de cidadãos organizados, cuja a área de interesse se prenda com o Património cultural e histórico, que se debatesse e se fizesse ouvir no que a esta questão diz respeito? Não existe uma EDIA com alguma responsabilidade na matéria? Nomeadamente na melhoria dos acessos ao local?
(Por vezes questiono-me se o foco não estará em alcançar grandes feitos, esquecendo que é de pequenos passos que se faz o caminho. Não se pode querer chegar à meta antes de se iniciar a corrida).
Mais uma vez, falham os dois primeiros pontos.
A respeito do terceiro ponto, quando um terço (se tanto) da população da cidade luta pelos restantes dois terços, que se dividem entre críticos e resignados, sabe-se, de antemão, que os frutos não serão tão doces quanto deveriam. Isto porque, quem semeia/planta, quem acompanha o crescimento, quem cuida, quem rega e quem colhe, são as mesmas mãos. E por mais que se queira um pomar intensivo, ambicionando um super-intensivo, não existem mãos suficientes para acompanhar esse crescimento. No entanto, se os críticos também querem frutos, os resignados não negam o sumo de uma boa laranja. Note-se, já crescida e madura, colhida e espremida. Não por eles, mas pelos que para isso trabalharam.
Se a política sozinha, e por si só, não está a conseguir, há que rever a estratégia. Unir esforços e envolver mais os cidadãos (que se queiram envolver), numa luta conjunta que afinal é de todos, e não somente do sector camarário e do terço da população que arregaça as mangas e luta pelos seus interesses e pelos interesses dos restantes.
Há sempre alguma coisa que se pode fazer. Que ninguém pense o contrário. É preciso é querer.”
É uma fartura…
4 de Abril de 2017Entretanto, em Beja
4 de Abril de 2017Beja – há falta de bairrismo?
4 de Abril de 2017
foto: joão espinho
Comentário deixado aqui:
“Desculpem mas não considero que o maior problema da cidade seja político. Quando os residentes são os primeiros a transformar Beja numa cidade fantasma que dizer? Chega o verão e é ver remar o pessoal para monte gordo, no Inverno para Lisboa. Tudo o que é de fora é bom e cá é tudo mau. Abre-se um negócio abrem-se logo meia dúzia iguais. Um pouco de bairrismo fazia muita falta. Quando se cospe no prato onde se come só pode dar nisto. Se houvesse união muita coisa podia ter início. Quantos espetáculos há de borla sem que ninguém aproveite? Quantas pessoas usam as nossas óptimas piscinas(a precisar de uns balneários melhores) mas tão agradáveis no verão? Há uma desvalorização da cidade pelos próprios logo como pode só a política resolver? É a minha modesta opinião…”







