Arquivo da Categoria ‘A minha cidade’
Que estátua na CGD?
29 de Maio de 2026
Foto:João Espinho
Destaco dois comentários de leitores do blog:
1- “E alguém sabe o que se passa com a estátua de al Mutamid que era para ser colocada junto à Caixa Geral de Depósitos?
A obra já acabou e a base está lá mas a estátua ainda não.”
2- “se existir bom senso, trocam a estátua do árabe q se limitou a nascer cá e daqui saiu e longe daqui morreu, por uma estátua de homenagem aos engraxadores das portas de Mértola ou aos antigos funcionários da Metalúrgica ou mesmo ao Lidador. Sei lá, qqr coisa menos ao senhor poeta q já tem um monumento no parque da cidade e pelo menos uma rua com o nome dele.”
Aguarda-se epístola de Arsénio
28 de Maio de 2026
Durante anos, imagens do Fórum Romano de Beja mostraram um espaço marcado pelo abandono, com estruturas arqueológicas progressivamente encobertas pela vegetação e sujeitas à degradação. Um local único, considerado uma referência da presença romana no território, aguardava uma intervenção que permitisse devolver-lhe a dignidade e a valorização que merece.
No passado dia 19 de maio iniciaram-se os trabalhos de limpeza e conservação do sítio arqueológico situado na Rua da Moeda, numa intervenção promovida pela Câmara Municipal de Beja, em parceria com o Património Cultural, I.P., representando um investimento conjunto de 33.200€ + IVA.
Com acompanhamento científico da Professora Conceição Lopes, principal referência no estudo da cidade romana de Beja, esta é a primeira etapa de um processo mais amplo: conservar, investigar, abrir ao público e integrar este importante património num futuro espaço museológico dedicado à cidade romana de Beja.”
Festival Beja Romana
21 de Maio de 2026Beja – centro histórico
16 de Maio de 2026Já está a funcionar?
12 de Maio de 2026Podia ser no Politécnico de Beja
4 de Maio de 2026OVIBEJA online
27 de Abril de 2026Politécnico de Beja
23 de Abril de 2026
Em causa está a atuação da presidente do IPBeja, Fátima Carvalho, durante os anos de 2024 e 2025, no âmbito da constituição da Comissão de Trabalhadores deste organismo público.
O processo foi desencadeado pela apresentação de participações por parte de dois trabalhadores — um docente e outro não docente — à Inspeção-Geral de Finanças, que as remeteu para a IGEC, nas quais era solicitada «a abertura de inquérito interno para investigar as práticas de assédio moral no IPBeja, de modo a ser garantido o cumprimento integral dos direitos laborais».
Os trabalhadores queixavam-se de terem sido, ao longo de meses, «alvo de atos repetidos de descredibilização pública, intimidação e tentativas de obstrução do exercício dos seus direitos laborais por parte da jurista do IPBeja», com a «anuência» da presidente do Instituto.
Ler aqui
Politécnico de Beja tem novo presidente
7 de Abril de 2026Centro Histórico de Beja
30 de Março de 2026“O Dia Nacional dos Centros Históricos celebra-se anualmente a 28 de março, data escolhida por assinalar o nascimento de Alexandre Herculano, uma das figuras mais importantes da cultura e historiografia portuguesa, considerado o patrono desta efeméride.”
Resido no dito centro histórico e não me apercebi de qualquer celebração.
Faz sentido. O Centro Histórico de Beja morreu, e não me parece haver utilidade em ressuscitar o mesmo.










