Em nota de imprensa os vereadores do PS informam que questionaram o executivo CDU/PCP, na última reunião de câmara, sobre o processo que está a decorrer em tribunal, respeitante à elaboração e produção ilegal de propaganda autárquica na Câmara Municipla de Beja, durante o mandato de Francisco Santos.
“Ao contrario do que seria eticamente correto, a Câmara Municipal não irá constituir-se como assistente neste processo.”
De acordo com os socialistas, esta decisão do executivo comunista tem como intenção “abafar e branquear as gravíssimas ilegalidades que tiveram lugar no referido mandato, com a realização, por ordens superiores, das campanhas autárquicas dos municípios de Beja, Ferreira do Alentejo, Cuba e Mértola, por funcionários da autarquia, com materiais e equipamentos da mesma.”
Lê-se ainda na nota socialista que “a Câmara Municipal de Beja, segundo o processo em tribunal, foi lesada em vários milhares de euros com esta situação, pelo que é exigivel que, no mínimo, fizesse tudo para, apurar a verdade, ser ressarcida dos prejuízos e fosse feita justiça.