Ago 18 2025
Dos leitores
Em comentário escrito num post aqui no blog, um leitor faz as suas previsões para candidaturas à presidência da CMB:
PSD-2 eleitos
PS -2 eleitos
Chega – 2 eleitos
PCP – 1 eleito
O que é que acham?
Ago 18 2025
Em comentário escrito num post aqui no blog, um leitor faz as suas previsões para candidaturas à presidência da CMB:
PSD-2 eleitos
PS -2 eleitos
Chega – 2 eleitos
PCP – 1 eleito
O que é que acham?
18 de Agosto de 2025 às 12:36:24
Concordo com a distribuição, não com a ordem.
18 de Agosto de 2025 às 15:09:10
O comentário é somente respeitante à distribuição de votos, em relação à ordem, são outros tantos … uma coisa é certa, iremos assistir a reuniões de CM, bastante acaloradas…
18 de Agosto de 2025 às 15:34:28
Será assim mas com o ch*ga à frente do ps. A ser diferente só se o ps perder uma vereação para o psd. Contarei esta calamidade aos meus netos e dir-lhes-ei: eu estive inocente!
18 de Agosto de 2025 às 18:56:46
O Chega também concorre à Camara Muncipal?!?
19 de Agosto de 2025 às 9:04:19
O PS concorre as 11 Juntas de Freguesia,o Pcp igualmente,e o Psd concorre a quantas???????????????????
19 de Agosto de 2025 às 13:07:57
Eu discordo.
Penso que os 2 vereadores para PSD, Chega e PS são certos. O sétimo não acredito que o PCP tenha votação para o captar. O último vereador vai cair para o vencedor.
Todos sabemos que são eleições diferentes, mas analisando a votação das autárquicas de ´25 e de ´24 o PCP precisava de praticamente duplicar a votação para entrar na luta. Houve uma grande transformação e uma massiva mudança de sentido de voto do eleitorado de ´21 para cá. Não acredito que o PCP tenha revigorado, qual fénix, dessa maneira. Muito menos se “sente” uma lista de peso capaz de operar essa inversão de declínio constante. O único aspecto positivo, no meu entendimento, é alguma abertura do PCP ao colocar um independente a número 2. De resto é mais do mesmo. Fraco, amorfo e monocromático.
@ZORRO PRETO não estou a ser irónico, mas poderia fazer-me o obséquio de explicar a fragilidade de uma(s) não candidatura(s) do PSD ás 11 juntas? Onde e como é que isso debilita as existentes? O que prefere? concorrer com bons candidatos e ter hipotese de ganhar, ou “encher chouriços” só para dizer que concorre a tudo e mais um par de botas? Não vejo debilidade, vejo sim bom senso e ponderação. Mas admito que possa estar a ver pelo prisma errado.
19 de Agosto de 2025 às 14:18:34
Que grande futurologia…
Futurologia feita à medida e a belo prazer.
Vamos ver no final, pois dever-se-á fazer as contas no fim, e não antes.
Ainda não entenderam, que a população mais atenta vota nas pessoase não nos partidos para as juntas de freguesia e câmara municipal.
Realmente!
19 de Agosto de 2025 às 18:54:01
@António
Não é futurologia, é um educated guess, com base em dados reais e tendências. Tanto que digo que a vitória pode cair para qualquer dos outros 3. Compare a curva de declinio do PCP dos últimos atos eleitorais. Veja o que aconteceu nos outros “bastiões” comunistas que tiveram a regeneração populacional mais cedo do que nós. Este ano até Serpa deve de ir de vela.
Lá por não nos agradar, não quer dizer que esteja errado.
Mas têm razão, no final é que se fazem as contas.
20 de Agosto de 2025 às 9:15:10
Marco- Eu acho que concorrendo a todas as Juntas há mais hipótese de ganha!
20 de Agosto de 2025 às 13:59:19
@ZORRO PRETO
Compreendo e respeito a sua opinão, mas não consigo concordar.
Tipo a técnica da força vs a força da técnica.
A sua opinão é encher as listas a torto e direito, na expectativa de conseguir retirar dividendos daí, na gíria, tudo o que vier á rede, é peixe. Eu acredito mais na abordagem selectiva, escolher bem os alvos e “atirar a matar”. Não estou a dizer que estou certo e você errado, apenas acho que são abordagens antagonistas de encarar as situações.
3 de Setembro de 2025 às 14:47:32
O PSD não concorre nestas eleições,o Beja não consegue não representa o PSD. Não é de modo nenhum,sequer representativo dos ideais social-democratas, mais não é do que uma massa amorfa,uma mistura coloidal.
4 de Setembro de 2025 às 13:59:41
@ Marco
Se o que afirma com a tal linha de tendência, quanto aos votos da CDU para a CMBeja, pode me esclarecer como chegou a tal conclusão?
A CDU no último mandato, ou seja neste mandato, tem 3 Vereadores, o PS tem 3 Vereadores e o PSD tem 1 Vereador.
Agradecia que me explicasse, pois os eleitores, e mais uma vez afirmo, para as Câmaras e Juntas de Freguesias, votam nas pessoas e na sua competência, não nos partidos.
Estou com curiosidade!
Obrigado pela explicação!