Arquivo de Autor

Na Alma do Alentejo

18 de Junho de 2026


Ver programa aqui

Share

Tomem nota

15 de Junho de 2026

Cada vez que o PSD faz um acordo com o CH, há uma carrada de votantes do PSD que diz ” nunca mais”.
Depois não se admirem.

Share

Beja – nova escultura

12 de Junho de 2026

A cidade de Beja inaugura, no próximo sábado, 13 de junho, pelas 18h00,no largo junto ao edifício da CGD, uma escultura dedicada ao rei e poeta árabe Al-Mu’tamid, nascido em Beja no ano de 1040. A obra é da autoria do escultor Silvestre Raposo.

Share

Beja merece!

10 de Junho de 2026

Share

Cheganos

9 de Junho de 2026


Não era o Ventura que dizia que ia acabar com a corrupção? Podia ter começado pela sua seita.

Share

Um ‘não assunto’

5 de Junho de 2026


Foto: João Espinho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) decidiu transformar o princípio da época balnear num verdadeiro vendaval de discussões.
A história do guarda-sol em frente a zona concessionada está mal contada. É uma forma de a APA demonstrar que gostaria de ser ela a lucrar com as ditas zonas concessionadas.
As coisas sempre funcionaram bem, e desde que me conheço que vou à praia, nunca me apercebi de descontentamentos populares de quem leva guarda-sol para a zona indicada para tal. Nunca ouvi revoltas sobre “a praia é pública”.
Por isso digo: por trás desta subita decisão da APA há qualquer coisa que nos está a escapar. Mas com o tempo decobriremos.

Share

Greve geral?

3 de Junho de 2026


Foto: O Atual
Dizem que hoje há greve geral.
Não é verdade.
O que há é uma prova de vida do PCP através da CGTP.
Enfim…

Share

Beja – Festival de Banda Desenhada

1 de Junho de 2026

Share

Que estátua na CGD?

29 de Maio de 2026


Foto:João Espinho

Destaco dois comentários de leitores do blog:
1- “E alguém sabe o que se passa com a estátua de al Mutamid que era para ser colocada junto à Caixa Geral de Depósitos?
A obra já acabou e a base está lá mas a estátua ainda não.”
2- “se existir bom senso, trocam a estátua do árabe q se limitou a nascer cá e daqui saiu e longe daqui morreu, por uma estátua de homenagem aos engraxadores das portas de Mértola ou aos antigos funcionários da Metalúrgica ou mesmo ao Lidador. Sei lá, qqr coisa menos ao senhor poeta q já tem um monumento no parque da cidade e pelo menos uma rua com o nome dele.”

Share

Aguarda-se epístola de Arsénio

28 de Maio de 2026

Durante anos, imagens do Fórum Romano de Beja mostraram um espaço marcado pelo abandono, com estruturas arqueológicas progressivamente encobertas pela vegetação e sujeitas à degradação. Um local único, considerado uma referência da presença romana no território, aguardava uma intervenção que permitisse devolver-lhe a dignidade e a valorização que merece.

No passado dia 19 de maio iniciaram-se os trabalhos de limpeza e conservação do sítio arqueológico situado na Rua da Moeda, numa intervenção promovida pela Câmara Municipal de Beja, em parceria com o Património Cultural, I.P., representando um investimento conjunto de 33.200€ + IVA.

Com acompanhamento científico da Professora Conceição Lopes, principal referência no estudo da cidade romana de Beja, esta é a primeira etapa de um processo mais amplo: conservar, investigar, abrir ao público e integrar este importante património num futuro espaço museológico dedicado à cidade romana de Beja.”

Share

Não era só um funcionário do partido?

28 de Maio de 2026

Share

Os cheganos vão comemorar?

28 de Maio de 2026


in DN

Share