Dez 21 2019
As minhas prendinhas para Arsénio
Não podia deixar passar esta quadra natalícia sem oferecer ao presidente da Câmara de Beja algumas prendinhas, assim tipo “lembranças”, como se costuma dizer.


As duas primeiras relacionam-se com o Movimento Beja Merece+ (BMM). Arsénio despreza o BMM, não gosta que o movimento cívico lhe desvie os holofotes que quer só virados para si. Diria mesmo que Arsénio combate contra tudo o que mexa e não tenha origem na corte socialista. Focado na sua poltrona presidencial (ia dizer na Praça da República, mas a sua falta de visão levou-o a transferir os serviços camarários para outro local, precisamente numa ocasião em que se pretendia que a Praça não fosse um estaleiro de obras), dizia eu que Arsénio vive num permanente “olhar para o umbigo”, dentro da tal “bolha de felicidade, insuflada pelas/os arsenetes nas redes sociais, não ouvindo as pessoas, ignorando os cidadãos e aqueles que não abdicam de praticar a cidadania.

A seguinte prendinha tem a ver com a praça da portagem em “Grândula” (sic!) sul e o troço de autoestrada que teima em não ser concluído.
Arvorado em engenheiro, escreveu o que se segue:

Em vez de se lhe ouvirem, ou lerem, protestos pelo desprezo a que o governo do seu partido tem votado a região, prefere “bolsar” algumas engenharias, a que eu chamaria manobras acrobáticas, divorciando-se dos objectivos centrais, como sejam, as acessibilidades e o consequente desenvolvimento regional.
Tentando manobrar a opinião pública, anuncia uma reunião com o Ministro do das Infraestruturas. Seria a prendinha de Natal que Arsénio iria oferecer aos bejenses/alentejanos. Mas… plof! Ou um ataque ministerial de diarreia ou a irrelevância de Arsénio junto do poder central, levaram ao cancelamento da reunião. Coisa de pouca importância, quando se sabe que entre Arsénio e Pedro Nuno Santos pouco há a dizer.
Não quero deixar passar a ocasião para oferecer aos seus indefectíveis uma caixinha de chocolates. Para quando sua excelência o presidente disser: “arsenetes, apetece-me algo!”

Peço desculpa se não lhe desejo pessoalmente as boas festas, mas os bloqueios no FB impedem-me de fazê-lo lá.
Os votos para o ano novo é que atenda os anseios dos bejenses. Não basta anunciar algumas pinturas, arranjos de azulejos e algum alcatrão ou brita nas estradas municipais. É preciso fazer mais. Muito mais.


22 de Dezembro de 2019 às 0:39
Incapacidade de liderar e mobilizar , a que acresce a pouca qualidade daqueles que o rodeiam , aliado a uma submissão total ao PS.Quem considera que a colocação de uns azulejos ou a reparação de uma qualquer rotunda são um grande melhoramento para a Cidade , talvez esteja enganado e seria preferivel candidatar-se a Freguesia de S. Brissos.
22 de Dezembro de 2019 às 9:17
A memória para alguns é curta e ignoram ou omitem, que por mero acaso o actual ministro Pedro Nuno Santos já há mais de 2 anos tinha e tem uma óptima relação pessoal e de amizade com o Palo Arsénio.
Prova provada é que foi ele em representação do PS veio à Casa da Cultura, em Beja fazer a apresentação pública da totalidade da lista autárquica, como secretário de estado e que teve como consequência a ajuda da sua eleição como edil.
Ainda ontem fui e voltei a Lx e vi o que a foto ilustra, como utilizador à bué de anos de via verde, também me questionei, como vai ser a passagem destes veículos, porque origina mais duas passagens uma em cada sentido ?
É ou não o exposto um problema e que afecta uma parcela das acessibilidades e dos utentes, independentemente do brutal atraso na conclusão geral das obras da auto-estrada ?
22 de Dezembro de 2019 às 11:55
@xxl – que confusão!
23 de Dezembro de 2019 às 12:43
Xxl – essa confusão com que escreve mais parece o RL. É para a próxima eleição que o PS lhe arranja um lugarzinho.
23 de Dezembro de 2019 às 16:52
João Espinho a… Presidente da Câmara De Beja!
24 de Dezembro de 2019 às 10:24
@orquideo – bebeu?
23 de Dezembro de 2019 às 18:59
Caro João,
Boa tarde.
Venho aqui unicamente para esclarecer que efetivamente não sou Engenheiro de formação académica, nem teórico de engenharia como presumirá.
Porém aquela dificuldade na entrada da auto-estrada era tão mas tão evidente que sempre a referi, várias vezes, em reuniões de Câmara até. A forma como a estrada “encaixava” na cabine se portagem, não podia ser. E provavelmente é isso que os Engenheiros “a sério” estão a resolver agora para finalmente se abrir o troço encerrado.
Por vezes não precisamos de ser engenheiros para diagnosticar erros graves de concepção de obras. Basta ter bom senso e observar. Era manifestamente o caso João.
Sobre o restante conteúdo do post obviamente que não me pronunciarei.
Em tempo oportuno, no final do mandato, os munícipes avaliarião sobre o mérito, ou não, do mesmo.
Porém quero também deixar uma prenda ao “Praça” que já tem uns dias mas que deixo aqui em primeira mão:
A reunião anulada no dia 18/12 com o Sr.Ministro foi reagendada para dia 21/01.
Nós estaremos preparados para ir, tal como estávamos no dia 18/12. E estamos sempre preparados para que em diálogo, com qualquer Ministro ou Secretário de Estado, deste ou de outro governo, fazermos o que estiver ao nosso alcance para tentarmos ultrapassar os constrangimentos que o concelho de Beja tem em várias áreas, encontrando as melhores soluções.
Como sempre disse desde o início, algumas vezes seremos bem sucedidos, outras não. A política é como as nossas vidas.
Nem sempre vai ao encontro daquilo que plenamente pretendemos. Mas com o nosso estilo, a nossa maneira de ser e a nossa forma de estar, que evidentemente não agrada a todos, estaremos empenhados até ao último dia na nossa missão.
Votos de um excelente Natal e um magnífico Ano de 2020 ao João Espinho e família bem como a todos os leitores e seguidores do “Praça”.
26 de Dezembro de 2019 às 12:44
Resposta do presidente da CM Beja à altura, educada e com diplomacia. E não, não sou nenhuma das arsenetes. Bom ano com saúde para todos e que traga boas notícias para o distrito de Beja e, em particular, para o concelho de Beja.