Arquivo de Janeiro de 2021

OVIBEJA Digital

21 de Janeiro de 2021

A Comissão Organizadora da Ovibeja decidiu cancelar a edição de 2021 em virtude da situação de pandemia pela Covid-19 que o país atravessa. Embora sabendo da importância que este certame representa para a agricultura e para todas as actividades económicas e sociais da região, e até mesmo do país, a Comissão Organizadora viu-se obrigada a reconhecer que não estão reunidas as condições para realizar a 37ª Ovibeja nos moldes tradicionais que caracterizam este evento desde a sua génese. Como alternativa, foi decidido assinalar a data com a realização de uma Ovibeja num formato moderno, com recurso a tecnologias de informação e comunicação e com diversas actividades agendadas para os dias 22 e 23 de Abril de 2021.

O programa da feira, que está em construção, não terá expositores nem espectáculos, mas já é possível adiantar que vão ser realizadas actividades em formato misto, online e presencial, sempre no respeito pelas normas de higiene e segurança definidas pela autoridade sanitária nacional.

Aos mais jovens ligados à agricultura vão ser propostos desafios, via net e presenciais, que apelem às suas competências técnicas (práticas e teóricas), atitudes colaborativas, gestão de risco, capacidade de organização, de liderança e de partilha.

Com o objectivo de suscitar a discussão e o debate, junto de agricultores e produtores pecuários, estudantes, investigadores, políticos, a 37ª Ovibeja vai organizar conferências web sobre agricultura, pecuária, alterações climáticas e biodiversidade, olival e regadio, a nova PAC, entre outras áreas de relevância para o sector.

A 37ª Ovibeja vai integrar ainda a realização do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que já está a receber amostras de azeite até dia 19 de Março. Entre os objectivos do concurso – um dos melhores cotados a nível mundial – e da Ovibeja, contam-se a aposta na qualidade, no potencial de mercado e na capacidade de inovar com sustentabilidade.

A organização da Ovibeja é da responsabilidade da ACOS, Associação de Agricultores do Sul com cerca de dois mil associados em todo o sul do País e com serviços destinados a todo o sector agrícola, pecuário e florestal. A Ovibeja é um meio de dar a conhecer e projectar o que se faz no campo e como se faz, promover a partilha de experiências e de conhecimentos, contribuir para a visibilidade e o desenvolvimento de “Todo o Alentejo deste Mundo”.

Share

O Costa do postigo

19 de Janeiro de 2021

A culpa é dos portugueses, onde se incluem, obviamente, aqueles que votaram no António Costa.
Confinai-vos uns aos outros, tal como ele nos confina a nós. Amén!

____________
Confinamento reforçado pelo governo a 18 de janeiro de 2021:

– Proibida a venda ou entrega ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não alimentar e de qualquer tipo de bebida nos estabelecimentos autorizados;

– Proibida a permanência e consumo de bens alimentares nas imediações dos estabelecimentos;

– Encerrados todos os espaços de restauração em centros comerciais, mesmo em regime de take away;

– Encerramento de espaços de lazer como campos de padel e ténis;

– Proibidas campanhas de saldos, liquidações e promoções que promovam a deslocação de pessoas;

– Proibida a permanência em espaços públicos (jardins, por exemplo);

– Encerradas universidades sénior, centros de convívio e centros de dia;

– Proibição de circulação entre concelhos aos fins de semana;

– Todos os estabelecimentos de qualquer natureza devem encerrar às 20h nos dias úteis e às 13h aos fins de semana, com exceção do retalho alimentar que nestes dias poderá prolongar-se até às 17 horas;

– Reforço da fiscalização por parte da ACT e das forças de segurança.

Share

O meu voto

16 de Janeiro de 2021

Há muito que sei em quem não vou votar.
Sem ter manifestado o meu apoio a qualquer candidatura, e por estar cansado de votar branco e nulo, decidi-me por votar em Tiago Mayan Gonçalves.
Sendo as presidenciais de círculo único nacional, sei que o meu voto conta.
Espero que amanhã, e dia 24, os portugueses saibam desconfinar em segurança e vão exercer um dos poucos direitos que nos deixam ter.

Share

Até quando?

12 de Janeiro de 2021


Há previsão de data para a conclusão desta obra icónica do mandato de Paulo Arsénio?
É só para efeitos de planeamento pessoal pois a rua onde resido vai, pela enésima vez, ser sujeita a obras para que tudo fique na mesma (?).

Share

Desaparecida em combate?

9 de Janeiro de 2021

Onde anda a nossa vereadora? Não a tenho ouvido, nem visto em fotografias de ocasião.
Se calhar também só aparece no Facebook… como me bloqueou, não sei o que é que ela pensa da depressão Filomena.
Votos de um bom Sábado de confinamento.

Share

Ajudar o Miguel

9 de Janeiro de 2021

Miguel é um menino de 6 anos, foi recentemente diagnosticado com síndrome mielodisplásica. Esta é uma doença rara e no caso do Miguel o transplante de medula óssea é a única esperança. Faça a diferença na vida desta criança, seja dador, partilhe e ajude a ajudar.

O que pode fazer? Inscrever-se como dador de medula óssea, basta dirigir-se ao Serviço de Imunohemoterapia (piso 0) do Hospital José Joaquim Fernandes (Beja) e realizar a colheita de sangue.

Para ser dador basta ter entre 18-45 anos, peso mínimo de 50kg e altura superior a 1,5m, ser saudável e nunca ter recebido transfusões após 1980.

Os horários do Serviço de Imunohemoterapia são:

Segunda-feira: 09h30 às 12h30 / 14h30 às 19h

Terça-feira: 9h30 às 12h30 / 14h30 às 16h

Quarta-feira: 09h30 às 12h30

Quinta-feira: 9h30 às 12h30 / 14h30 às 19h

Sexta-feira: 14h30 às 16h

Para mais informações ligue para o 284 310 237
(Texto retirado da RVP)

Share

Correio Alentejo

8 de Janeiro de 2021

Share

Assalto à Democracia

7 de Janeiro de 2021

Fanáticos, apoiantes de Trump, invadem o Capitólio. Esta bárbara gente merecia um tratamento adequado. Mas a Democracia é tolerante, mesmo com quem a quer destruir.

Share

O debate de ontem

6 de Janeiro de 2021

Assisti ontem à noite ao debate entre Tiago Mayan Gonçalves e André Ventura. Interessava-me ver como o candidato do IL iria reagir aos ataques de AV.

Deixo-vos aqui o que li no Expresso:

“Ao oitavo debate das Presidenciais foi possível mostrar que não é preciso rebolar na lama para encostar André Ventura às cordas da abjeção política. Parece até mais fácil fazê-lo à direita do que à esquerda – vamos ver como será com Marcelo Rebelo de Sousa esta noite -, porque assim a discussão não tem o ruído de outros preconceitos: quando um radical liberal joga contra um extremista e se espera uma luta entre imoderados, ganha o argumento da decência. E Tiago Mayan Gonçalves entrou no debate na SIC a bater André Ventura por KO com razões elementares de humanismo laico ou de cristianismo básico, os valores universais, aquelas coisas que é suposto os pais ensinarem aos filhos: não se manda uma deputada para a terra dela por ser de outra cor, não se descriminam os emigrantes, não se confinam etnias. O líder do Chega (que se corrigiu da gritaria com o comunista João Ferreira), acusou o adversário apoiado pela Iniciativa Liberal de ser um “travesti de direita”, e deu esta estranha definição: “Estamos num debate de direita a defender os coitadinhos, isso não é ser de direita (…) É o último com que eu esperava ter esta discussão”. Era talvez um dos últimos argumentos que podíamos esperar ouvir: que a xenofobia ou o racismo não deviam incomodar a direita…

Se a história mostra haver momentos em que a diferença não é entre ideias, entre esquerda e direita, mas entre a decência e a ignomínia, com este desempenho Ventura pode ter oferecido milhares de votos de católicos e de conservadores ao adversário. Veremos. O mundo está a viver tempos desses onde muita gente não rejeita a ignomínia com base na decência (veja-se o que aconteceu ao Partido Republicano nos EUA), mas o painel de 16 comentadores do Expresso avaliou o debate numa escala de zero a 10 e concluiu que a sordidez perdeu: Mayan venceu o líder do Chega por 5,7 contra 1,8 valores.

Share

Figurinha do ano

5 de Janeiro de 2021

Para o director do Diário do Alentejo está escolhida a figura do ano que agora terminou. Por que será que isto me cheira a mofo? Não há lambidelas de borla, não é?

Share

Liberdade

3 de Janeiro de 2021


foto: Kurt Arkady

Share

2021

2 de Janeiro de 2021

Espero que tenham entrado com saúde no novo ano. Saúde e sucessos é o que vos desejo.
Entrámos mal neste ano, com o falecimento da figura icónica de Carlos do Carmo.
Um ano em que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia marcará os seus 6 primeiros meses. Um semestre onde muito se falará de vacinas, de bazucas, de eleições presidenciais e, obviamente, das próximas eleições autárquicas. Prevendo que Paulo Arsénio é recandidato, há 4 anos que está em campanha eleitoral, algumas interrogações surgem no horizonte:
– Que candidato apresentará o PCP para tentar regressar ao poder?
– Será o PSD capaz de se aliar ao CDS e conquistar votos que o façam regressar ao papel de fiel da balança? Com Pinela Fernandes a liderar a estrutura concelhia, duvido que o PSD consiga sobreviver, quanto mais ascender à vereação.
– Aparecerá algum movimento de cidadãos dispostos a ir a combate para retirar a maioria absoluta ao PS?
– Quantos concelhos manterão o PS como DDT (donos disto tudo) no distrito?

Para além destas questões políticas deixem-me fazer uma outra: resistirá o meu Sporting às investidas do “sistema” e chegar ao final em primeiro lugar?
Por fim, a dúvida mais importante: quando voltaremos a ter Liberdade e deixamos de estar estrangulados por medidas de excepção que se tornaram perpétuas?

Muitas perguntas ficam por fazer. Haja saúde, paciência e tempo, e elas aparecerão aqui neste blog, que completará 18 anos na próxima Primavera.

Share