Arquivo da Categoria ‘A minha cidade’

Politécnico de Beja

23 de Abril de 2026

Em causa está a atuação da presidente do IPBeja, Fátima Carvalho, durante os anos de 2024 e 2025, no âmbito da constituição da Comissão de Trabalhadores deste organismo público.

O processo foi desencadeado pela apresentação de participações por parte de dois trabalhadores — um docente e outro não docente — à Inspeção-Geral de Finanças, que as remeteu para a IGEC, nas quais era solicitada «a abertura de inquérito interno para investigar as práticas de assédio moral no IPBeja, de modo a ser garantido o cumprimento integral dos direitos laborais».

Os trabalhadores queixavam-se de terem sido, ao longo de meses, «alvo de atos repetidos de descredibilização pública, intimidação e tentativas de obstrução do exercício dos seus direitos laborais por parte da jurista do IPBeja», com a «anuência» da presidente do Instituto.
Ler aqui

Share

Politécnico de Beja tem novo presidente

7 de Abril de 2026

Share

Centro Histórico de Beja

30 de Março de 2026

“O Dia Nacional dos Centros Históricos celebra-se anualmente a 28 de março, data escolhida por assinalar o nascimento de Alexandre Herculano, uma das figuras mais importantes da cultura e historiografia portuguesa, considerado o patrono desta efeméride.”
Resido no dito centro histórico e não me apercebi de qualquer celebração.
Faz sentido. O Centro Histórico de Beja morreu, e não me parece haver utilidade em ressuscitar o mesmo.

Share

Beja – 25 de Abril 2026

28 de Março de 2026

As comemorações do 25 de Abril em Beja fazem-se com um concerto de Xutos & Pontapés, que vão subir ao palco no Estádio Municipal Flávio dos Santos, na noite de 24.

in Radio Pax

Share

Já se esperava…

17 de Março de 2026


in: jornal Público

Quando a obra foi inaugurada, muitos sabiam dos problemas que iriam impedir que a mesma fosse atempadamente concluída. Mas preferiram silenciar-se para não prejudicar as campanhas eleitorais em curso.
A presidente do IPB já se pronunciou?

Share

Ficou incomodada?

15 de Março de 2026

Publico parte das “setas” com que a senhora tentou atingir este blog.
Por ser demasiado extenso, não publico na íntegra (podem ir ao feed da senhora no Facebook e ler o que escreveu).
Não me merece resposta, pois tenho dificuldade em ser arrastado para o lamaçal onde, parece, a senhora navega na perfeição. Votos de um bom Domingo.

Share

Que medo…

14 de Março de 2026

Durante anos esteve culturalmente silenciosa. Foi, sem dúvidas, uma excelente colaboradora que levou à derrota do seu amigo Paulo Arsénio. O que me leva, enquanto bejense, a agradecer-lhe esse contributo na derrota de PA.
Venham de lá, então, esses desabafos. Estamos todos ansiosos.

Share

Casa da Cultura de Beja

13 de Março de 2026


foto: Casa da Cultura Beja

𝗖â𝗺𝗮𝗿𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗕𝗲𝗷𝗮 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗼𝘂 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗱𝗶𝗻𝗮𝗺𝗶𝘇𝗮çã𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝗮𝘀𝗮 𝗱𝗮 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮

“A Câmara Municipal de Beja deu a conhecer, ontem, dia 12 de março, um novo projeto destinado a dinamizar a Casa da Cultura, com a intenção de reforçar este equipamento como um espaço central de criação artística, participação da comunidade e programação cultural na cidade.

A apresentação decorreu numa sessão pública muito participada, realizada na própria Casa da Cultura, e contou com a presença do Executivo Municipal, bem como representantes de várias associações e agentes culturais do concelho. A proposta prevê uma programação diversificada, que inclui oficinas artísticas permanentes e pontuais, exposições, cafés-concerto e outros eventos culturais, envolvendo ativamente o movimento associativo e a comunidade.

No calendário de eventos destacam-se iniciativas como o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, o “Outubro – Mês da Fotografia”, um encontro nacional de jogadores de Magic: The Gathering e o festival “Beja Horrível”, dedicado ao cinema e à banda desenhada de terror e fantástico.

Está ainda prevista a criação de um gabinete de apoio ao movimento associativo,culturais.”

Espera-se que aquele espaço ressuscite do marasmo a que foi sujeito nos últimos anos.

NOTA: uma tal de Florbela Fernandes, que andou por aí, a partir de Évora, a tratar da cultura em Beja, vomitou o seu ódio a esta iniciativa, tentando, com inverdades, levar a Casa da Cultura para o esgoto onde ela sempre gostou de andar.

Share

Anedótico

3 de Março de 2026


O mais recente comunicado do PS/Beja deu-me muita vontade de rir (e eu não sou de riso fácil).
O que Paulo Arsénio e camaradas escrevem resume-se em poucas palavras: ” durante 8 anos, projectámos muito, não fizemos nada, por isso poupámos milhares e milhares de €. Agora, o novo executivo, vai gastar os € a fazer aquilo que não soubemos fazer”.

Nem a fazer oposição o PS é competente.

Share

Alqueva – Exposição de Fotografia

21 de Fevereiro de 2026

A EDIA assinala três décadas de atividade com a exposição “30 anos, 30 imagens – 1995 – 2025”, instalada na Rua Capitão João Francisco de Sousa, em Beja, entre 20 de fevereiro e 27 de março.

Gostei bastante. Aconselho.

Share

Resposta de Paulo Arsénio

20 de Fevereiro de 2026


foto: António Martins

Em resposta ao post “Herança Socialista”, comentou Paulo Arsénio:

“Post profundamente desonesto.
Até podia ter acontecido ao Munícipio durante os meus mandatos terem existido abandonos de obras por motivos que nos tivessem sido imputáveis. Fizemos muitos percursos acessíveis em zona histórica, por exemplo e deixámos mais, já adjudicadas, para se iniciarem nomeadamente na Praça da República e na Rua da Misericórdia.

Mas essa obra em concreto resultou de um empreiteiro sem escrúpulos que abandonou uma muito importante obra para Beja – a adução de água à cidade através de uma segunda conduta de entrada -, obra que executava para as Águas Públicas do Alentejo – e não para o Munícipio de Beja – entidade que prevê lançar empreitada de conclusão da mesma em breve ou já o fez muito recentemente (não sei).
Para mais informações deverá contactar as Águas Públicas do Alentejo.
Cumprimentos.”

Share

Herança socialista

18 de Fevereiro de 2026


foto: António Martins

Beja há muito tempo que está habituada a ‘obras de Santa Engrácia’
Esta é mais uma delas. Herdada do executivo de Paulo Arsénio (PS), não se vislumbra a conclusão da mesma. Alguém sabe as razões deste atraso?

Share