Nov 12 2025
Laranja – Vodka

Em 16/10/2021 escrevia eu aqui no blog:
“Anda por aí um grande alvoroço por o PSD/Beja ter dado a mão ao PCP na Junta da União de Freguesias de SJB e Santiago Maior. O elenco ficará 3(PCP) e 2 (PSD).
Não percebo este alvoroço. Aqui por Beja o PSD sempre gostou de fazer alianças com o PCP. É conhecida a minha posição – frontalmente contra – pois nunca foi dado nada em troca, mais parecendo que os eleitos do PSD queriam ir, de qualquer forma, ao pote dos cargos remunerados.”
Passaram 4 anos e o que é que aconteceu? O PSD venceu as eleições para a Câmara de Beja e nas duas Uniões de Freguesia da cidade. Os resultados para a Câmara ditaram que Palma Ferro não iria conseguir governar sozinho. Iria precisar de acordos ou alianças com as outras forças políticas. Convidou o PS a integrar o executivo. A resposta foi, como seria de esperar, negativa. Só lhe restava virar-se para um lado: convidar o PCP (Vitor Picado) para assumir lugar de vereador em permanência. E o PCP retribuiu ao PSD os favores que este lhe fez durante muitos anos. Aceitou, obviamente com algumas condições. Esta novidade provocou alguma revolta em presumíveis eleitores do PSD. Alguns afirmam que se sentem enganados, repugnados, destacando que o PCP não é um partido democrático.
Todos nós conhecemos as práticas do PCP e uma grande maioria , onde me incluo, condena um Partido pró Putin, pró
Kim Jong-un (Coreia do Norte), pró Nicolás Maduro (Venezuela), pró tudo o que cheire a ditaduras comunistas.
Significa isto que o PSD mudou? Quer isto dizer que o PCP mudou? A resposta é negativa a ambas as questões.
Os tempos mudaram e “o povo” alterou o seu sentido de voto. E disse, nas urnas, que não quer maiorias absolutas. O resultado está aí. Pergunto: deveria Palma Ferro integrar o “chegano” no seu executivo? Calculo que muitos dos que agora vociferam contra a solução “laranja-vodka” prefeririam uma aliança com a extrema direita. Manter esta afastada dos centros de decisão é um acto inteligente. Tal como demonstra inteligência ir buscar quem possa tornar possível a Palma Ferro implementar as medidas para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso concelho. Qual vai ser o resultado? Ninguém, no seu perfeito juízo, pode antecipar o que aí vem. Estou curioso em ver como vão decorrer estes primeiros tempos de governação na CMB.
Se gosto de ver o PCP de regresso ao poder local bejense? Não! Mas também sei que isto não vai fortalecer o PCP.
Por aqui continuarei no meu lugar de observador. E, não duvidem, serei dos primeiros a apontar os possíveis erros desta aliança.


12 de Novembro de 2025 às 14:59
Bem vindo de volta Espinho, estava a ficar preocupado… !)
Vão ser 4 anos muito trabalhosos para o Nuno.
Posso estar enganado, e, estou a maior parte das vezes, mas, não acredito nesta solução, quando olho para ela só me recorda a história do escorpião e do sapo.
Para já, as primeiras reações que ouço na rua da malta “encostada” ao PCP, é de regozijo, que estão de volta, que nos serviços e pequenos poderes vão novamente dominar, selecionar e afastar como fizeram durante décadas.
Vai ser curioso ver a mãozinha do Picado dentro da câmera, já para não falar da programação cultural, seu pelouro, segundo se diz, já estou mesmo a ver a malta toda de direita a assistir a um teatro cujo tema é a opressão do povo pelos porcos capitalistas.
Já agora, se não gostavam do Arsénio como presidente, ainda menos vão gostar como vereador, parece que o estou vendo, com aquele feitio cocapuchinhas, a escrutinar tudo quanto é despesa e tudo o que é dossier.
Que funcione a democracia, cá estaremos para ver e discutir, mas se era para ser “Beja primeiro” á frente de partidos e ideologias, tinham integrado o Catita, teve bem nos debates e nas propostas, com um tom moderado. Foi, para já, a primeira cedência ao PCP.
12 de Novembro de 2025 às 17:51
Absolutamente lamentável o Beja Consegue não ter a honestidade de assumir que realizou acordo com o PC , limitando-se a referir o nome desse crânio da cidade de nome Picado . O Dr. Palma Ferro revela-se incapaz de assumir que assinou um perfeito tratado com o Partido Comunista Português.,.
A malta do PC está eufórica com este Totoloto que saiu na Rua da Ancha , que até vai envolver o EMAS , com a indicação de Picado para Presidente
A Malta do PSD também está eufórica, designadamente aqueles que se vão posicionando para aceder a algum emprego , nem que seja chefe de limpeza do Bairro das Pedreiras .
Por último a malta do Chega também está do mais aborrecida pois o Catita já tinha prometido uns lugares nas equipas de jardinagem.
Os PS vão lamentando a total ausência de liderança , totalmente incapaz de reagir às sucessivas derrotas eleitorais
O que pode ajudar a atrasar a queda de Palma Ferro será a incompetência e incapacidade de Picado ,.
12 de Novembro de 2025 às 18:45
“(…) defesa do carácter público da gestão autárquica designadamente por via da reversão faseada da externalização de serviços e opção clara pela prestação directa de serviços pelo município , em detrimento da sua privatização; gestão pública dos serviços de águas, saneamento e resíduos, o que implica a não adesão a qualquer processo de agregação destes serviços em baixa;(…)
Isto é um excerto do comunicado do PCP onde são dadas a conhecer algumas das condições impostas a Palma Ferro, e até prova em contrário, este aceitou. Podemos parar com os discursos pueris de “apartidarismo benevolente” que mais parecem uma cassete da Direita para justificar o injustificável, ou é para continuar a branquear o disparate político-partidário?
12 de Novembro de 2025 às 19:23
@Hugo Rego. A distância ideológica entre o PSD e o PC é brutal. Só será possível essas diferenças coexistirem caso uma das forças renuncie aquilo que têm defendido ao longo de dezenas de anos . Vamos ver se será Palma Ferro ou o PC a baixarem as ” calcinhas “.
É uma aliança sem futuro.
Só a fraca capacidade e visão de Paulo Arsénio é que impedem de se ter uma maioria coerente , politicamente estruturada a gerir Beja. Concerteza que os Bejenses não perdoam a Paulo Arsénio a sua incapacidade de colocar Beja em primeiro lugar.
Obrigado Paulo Arsénio, pois embora já não sejas Presidente continuas a prejudicar Beja e os Bejenses. Regressa às Finanças para colocar carimbos pois assim não prejudicas a Cidade
12 de Novembro de 2025 às 19:46
@Espinho, depois de ler o comunicado do PCP as duvidas esfumaram-se, o Nuno fez um pacto com o diabo.
No texto estão bem explicitas as condições que foram aceites pela coligação de direita, e o que foi aceite são politicas de esquerda radical.
Das duas uma, ou não sabem com o que se comprometeram ou apenas querem o poder pelo poder, como foi isto possível? O que dirão todos os votantes de direita ao verem que vão ser implementadas medidas estruturais definidas por o PCP ?
Carta branca e cheque em branco para o Picado fazer o que bem entender??
Reversão de politicas que em nada têm a ver com o pelouro do Picado e que poderiam servir de estimulo á iniciativa privada ??
Mais dinheiro para as clientelas do PCP ??
Ainda mal tinha nascido o “Beja com todos” e já foi enterrado, nasceu ” O PCP voltou”
12 de Novembro de 2025 às 23:01
@espinho – convido-o a ler integralmente o comunicado do PCP. Parece que voltamos á colectivizacao de 1975 , impondo o PC a proibição de qualquer privatização de serviços da Câmara e ainda pior , a reversão de privatização de alguns serviços, efectuada nos mandatos de Paulo Arsénio.. A fome de poder de Palma Ferro e e apaniguados não tem limites. Ultrapassam , do ponto de vista ideológico , o PS e o BE pela Esquerda
13 de Novembro de 2025 às 0:37
Não assinem o acordo dia 11 de dezembro, porque há greve geral! Só mais uma pergunta este acordo durará 4 anos? Vamos começar estruturar um movimento independente para daqui a 4 anos dizer Beja Viva!
13 de Novembro de 2025 às 0:48
Geralmente, as festas de casamento são lindas. Um dia histórico e inesquecível.. Veremos se vai ser um casamento para 4 anos, o que eu duvido (..ou um deles desaparece daqui a 4 anos) Basta ler os comunicados de ambos os lados..
13 de Novembro de 2025 às 12:39
A ver se eu percebo? Eu voto no Beja Consegue e ele usou a confiança que depositei nele para acertar favores com a CDU?? Ahahaha
Palhaçada.
Falava de um liderança inclusiva, mas por birra da noiva à entrada da igreja (CDU) o Nuno Palma Cunhal viu-se obrigado a excluir o CHEGA que representava a vontade de 3041 eleitores do concelho de Beja. Liderança inclusiva com exclusão.
Viva os noivos! Viva os noivos!
14 de Novembro de 2025 às 14:49
A kamarada dótora Marisa anda com uma azia muito grande por não ter sido eleita na sua terra. E agora dedica-se à análise política à distância. Parece querer imitar os dótores Marcelo e Marques Mendes, passar de comentareira a presidenta. E logo de Beja onde as galinhas não deixaram entrar a raposa catita no galinheiro. Como diziam as kamaradas ardentes em 2017: aceita que dói menos.
15 de Novembro de 2025 às 1:52
Boa noite
Não vou comentar todo o arrazoado anticomunista que percorre todo o seu texto, porque é inútil.
Vou apenas comentar, para repor alguma verdade nestas afirmações.
– «destacando que o PCP não é um partido democrático.
Todos nós conhecemos as práticas do PCP e uma grande maioria , onde me incluo, condena um Partido pró Putin, pró
Kim Jong-un (Coreia do Norte), pró Nicolás Maduro (Venezuela), pró tudo o que cheire a ditaduras comunistas.»
1 – «destacando que o PCP não é um partido democrático.»
Onde, quando e como é que o PCP mostra não ser democrático. Será por decidir um modo de agir e depois todos os responsáveis, mesmo os vencidos, a defenderem? Será por ser um “partido” e não uma federação de interesses? Será por defenderem uma política coerentemente, embora o leve a perder votos? Será porque não tem fações que se digladiam entre si na Praça? Será por lutarem por cumprir as decisões que foram tomadas por maioria? Será por assumirem colectivamente os desaires e não fazerem do seu secretário-geral o bode expiatório a ser abatido para branquear o partido.
2 -«condena um Partido pró Putin,» porque é que uma visão enviesada, lançada pela comunicação e outros anticomunistas, quer que o PCP apoie Putin, como saudosos da União Soviética. Toda a gente que é inteligente, e creio que o PCP é um partido inteligente, vê que não há semelhança alguma entre o Capitalismo do actual Governo Russo, da Política soviética. Quando uma pessoa e um partido defendem que a solução de uma guerra não assenta numa corrida ao armamento, mas num apelo às conversações. Dizerem que isto é ser por Putin, ou é serem pela paz. Aos anticomunistas convém dizer que é ser pró Putin, até porque a desinformação anticomunista que grassa na comunicação reduz a votação no PCP.
3 – «pró Kim Jong-un (Coreia do Norte),»
Todos dizem que a Coreia do Norte é um país fechado de onde é impossível saber-se muito. Eu como cidadão comum que apenas sabe da Coreia do Norte o que lê na Imprensa Ocidental, não me sinto habilitado para me pronunciar sobre este assunto.
4 – «pró Nicolás Maduro (Venezuela), pró tudo o que cheire a ditaduras comunistas.»
Que eu saiba segundo várias fontes que Nicolás Maduro: é presidente do Partido Socialista da Venezuela; b) impediu o PCV (Partido Comunista da Venezuela) de concorrer às últimas eleições presidenciais. Que eu saiba, também, o PCV tem recusado os resultados da ditas eleições e tem exigido a repetição do mesmo acto sob a supervisão de um outro CNE (Conselho Nacional Eleitora) e sem interferências externas, venham elas de onde vierem. Posto isto pergunto o Governo de Nicolás Maduro é Comunista?
5 – Não estarão os senhores com uma visão Trumpista que vê antidemocratas em tudo que não é pró Trump?
Zé Onofre
15 de Novembro de 2025 às 15:10
Nuno Palma Ferro está safo com Zé Onofre e companhia.
Zé Onofre deve ser daqueles que diz que a terra não é redonda.
16 de Novembro de 2025 às 14:43
Nelinho, não sou advogado de defesa de ninguém mas terra-planistas, anti-vacinas, “conspiração mundial do lobby gay”, reptilianos e restantes chalupices, vêm esmagadoramente da sua áárea política.
16 de Novembro de 2025 às 19:28
Mas esta coisa da Cambra arrenca ou não arrenca????