Mais segurança para Beja
28 de Junho de 2024
Transcrevo na íntegra: “Beja Consegue volta a manifestar a sua preocupação pelas manifestações de violência, desacatos e insegurança que têm ocorrido na cidade de Beja.
Estamos conscientes de que o problema com que nos deparamos, tem uma dimensão nacional, um contexto internacional, que limita de sobremaneira uma resposta local. Ou seja, sabemos que a Câmara Municipal de Beja, está limitada na sua ação, mas não incapaz de ter uma liderança e uma estratégia que a existir não se vê. É nossa convicção, que o município pode fazer mais, e que tem de, insistentemente, procurar soluções, monitorizar e minimizar a situação.
São mais de 50 nacionalidades, com culturas diferentes, interesses diferentes, e por certo, objetivos diferentes. A pergunta que nos deve guiar deverá ser: De que forma podemos ajudar a integrar, e encontrar soluções de trabalho na nossa região?
Temos de ajudar estas pessoas, mas não podemos permitir um clima de insegurança, com desacatos na rua, e desordem. Não podemos, em circunstância alguma, que a nossa terra se torne insegura ou desconfortável… caso contrário, em breve, estará também vazia.
Temos algumas propostas que mais uma vez, iremos apresentar em reunião de câmara:
· A Câmara Municipal de Beja deve, através do trabalho do Conselho Municipal de Segurança, tomar as ações necessárias, e proporcionar a este órgão os meios e recursos para que cumpram a sua missão.
· A fiscalização das condições de habitabilidade tem de ser uma realidade e, caso não sejam cumpridas, tem que responsabilizar os proprietários, e tomar as medidas necessárias para que não se verifique a sobrelotação de alguns espaços.
· Devem ser colocadas câmaras de observação nos locais públicos mais frequentados para bem da nossa segurança, e para dissuadir acontecimentos destes no centro da cidade, servindo igualmente para identificar os prevaricadores.
· Insistimos na criação de um Centro de Acolhimento temporário e Integração de Migrantes que funcione como espaço ancora permitindo suportar as instituições e pessoas que todos os dias se desmultiplicam para fazer face a esta hercúlea missão, e cujos financiamentos comunitários existem e estão disponíveis e na utilização dos Balneários Públicos para que os membros da comunidade migrante que não têm acesso a casa de banho possam fazer a sua higiene diária.
Estas medidas de fácil execução só demonstram a incapacidade do executivo em fazer acontecer. Consideramos que é nossa obrigação pautar pela segurança dos bejenses, dos comerciantes e de outros empresários que neste momento se sentem inseguros, inquietos e algumas vezes, desrespeitados. Temos de envolver todos os movimentos de cidadania, individuais e coletivos, para defender a liberdade de todos nós, e de cada um!
Não podemos ficar de braços cruzados.
O Beja Consegue está inteiramente disponível para colaborar no que for necessário, e volta mais uma vez a pedir ao presente executivo que faça acontecer. Estamos inclusivamente dispostos a agir, em conjunto, em estratégias para alertar entidades nacionais para a urgência deste tópico.
Só desta forma Beja Consegue! ”












