
Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, escreveu no Facebook sobre o Complexo Desportivo Fernando Mamede:
“Vou ser simples e sintético: a remodelação do balneário e de impermeabilização da bancada tem um custo estimado de € 180.000,00. A Federação Portuguesa de Futebil (FPF) tinha na data um protocolo de financiamentos exclusivo para clubes (Munícipios não) que podia financiar parcialmente intervenções até determinado montante. A CM Beja cedeu o Fernando Mamede ao Despertar pela quantia simbólica de € 5,00 mês e o Despertar apresentou a candidatura para poder ser financiado no âmbito das obras referidas.
Foi concedido um apoio de € 60.000,00 ao Despertar, competindo depois assumir-se os restantes € 120.000,00 da obra provavelmente à CM Beja.
Pois bem, o Despertar recebeu € 24.000,00 de adiantamento por parte da Federação.
Acontece que as obras nunca avançaram, nunca se fizeram e o dinheiro – que devia estar cativo para aquele fim a que a Federação o destinou – não existe mais! De quem é a culpa? Não sei. Isso deve ser apurado dentro do Despertar.
É uma situação grave e que a CM Beja foi tentar salvar à FPF. Nomeadamente que ainda possa ser pago o remanescente dos € 24.000,00 que aparentemente ninguém tem, para os € 60.000,00 restantes. E evitar um conjunto de procedimentos judiciais que a FPF poderá querer instaurar.
E acima de tudo, resolver, a bem do Concelho um problema que é para isso que cá estamos com alegria.
Agora que era suposto haver € 24.000,00 dentro de Despertar e que não há, é um dado objetivo ou então que apareça o dinheiro que a CM Beja e a FPF agradecem.
Note-se que à data da assinatura dos protocolos e da disponibilização desta primeira (e única) tranche, quer a CM Beja, quer a Direção do Despertar eram outras que não as atuais.
Sobre o assunto é isto.
Com simplicidade, com verdade, com transparência e com rigor.
E não volto a ele a não ser que seja estritamente necessário. O papel da CM e do seu Presidente e Vereador do Desporto é de moderadores e não de divisionismo entre despertarianos. Mas lamentamos que ninguém no clube saiba dos € 24.000,00. É que eram para a remodelação do balneário e para a remodelação da bancada.”
Em reacção a esta revelação, os vereadores da CDU lamentam tais declarações e o facto, de não lhe terem sido pedidos esclarecimentos sobre o assunto em causa. (ler aqui)