Arquivo de Julho de 2016
Autárquicas – os candidatos
27 de Julho de 2016
Em breve vou fazer aqui no blog uma “sondagem” para aferir as vontades dos leitores sobre possíveis candidatos às Autárquicas de 2017 no concelho de Beja.
Irei começar pelo PS, partido onde o assunto está a ser discutido e já com ecos nos OCS e redes sociais.
Porém, no que ao PS diz respeito, convém esclarecer o seguinte:
– Aníbal Costa, que está a finalizar o 3º mandato, não será candidato;
– Jorge Pulido Valente não pertence à concelhia de Beja, pelo que não faria sentido incluí-lo na lista de possíveis candidatos;
– Outros destacados militantes socialistas aguardam “o andar da carruagem”.
Quanto ao PCP, parece-me que não restam dúvidas: João Rocha será recandidato (soma aos 30 anos em Serpa, os 4 que já tem em Beja).
O PSD deve andar em conversações com o CDS para distribuição de nomes pelas listas, não sendo de esperar, para já, que apareça algum nome a opor-se aos desejos de Pinela Fernandes.
Bloco de Esquerda e movimentos “independentes” poderão aparecer, mas sem novidades de relevo.
Brevemente sondagem aqui no blog. Participe!
O efeito saltos altos
27 de Julho de 2016
Portugueses estão mais altos.
Em Portugal, eles cresceram quase 14 centímetros e elas 12.5. Atualmente, os portugueses medem, em média, 172.9 centímetros, enquanto as portuguesas ficam pelos 162.

Ler aqui
Vem aí mais festa
26 de Julho de 2016Paulo Arsénio candidato?
25 de Julho de 2016
Paulo Arsénio poderá vir a ser o cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Beja nas autárquicas de 2017.
A notícia é avançada pela Rádio Pax.
BEJA – rupturas da rede pública de água
24 de Julho de 2016
No jornal Público:
-
“As perdas de água no sistema a abastecimento rondam os 30%. Opções do passado na instalação dos ramais criaram problemas que dificilmente serão superados na próxima década.
O período estival está a revelar-se crítico no que diz respeito à capacidade de resposta da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMAS) da Câmara de Beja em acudir ao aumento crescente de rupturas na rede pública de abastecimento de água. As perdas de água “rondam os 30%”, admite o vereador Manuel de Oliveira, responsável pelo pelouro do Ambiente e Serviços Urbanos.
Há artérias na cidade de Beja onde as perdas de água são quase diárias e por vezes a ruptura acontece a poucos metros ou até centímetros de situações anteriores. Noutros casos, assiste-se a escorrências de água durante semanas sem que os serviços municipais intervenham.
(mais…)
Retrato
24 de Julho de 2016Bom fim de semana
23 de Julho de 2016Diário do Alentejo
22 de Julho de 2016Oportunidade única
22 de Julho de 2016
De ver, em Beja, algo de novo, inovador, nunca outrora visto. As outras capitais de distrito vão roer-se de inveja.
Não falte a este acontecimento. Participe!
Eu vou lá estar. Quero ver as riquezas e diversidades históricas do nosso Concelho. São dois milénios de história num só dia: 13 de Agosto. E você, vai faltar?
Uma questão
21 de Julho de 2016O achado arqueológico de valor incalculável
20 de Julho de 2016
Quando escrevi este post, não me passava pela cabeça que o mesmo fizesse tanto eco e fosse tão divulgado.
A ideia surgiu-me logo após Portugal ter conquistado o Euro 2016. Começaram a aparecer nas redes sociais dezenas de notícias antigas em que preponderava o facto de Portugal ter conquistado um título mundial numa modalidade qualquer, ter arrebatado não sei quantas medalhas de ouro noutra modalidade, de um atleta algarvio ter conquistado finalmente o 1º lugar na apanha da conquilha, etc…
Percebi que a maior parte das pessoas se fica pelos grandes títulos, não se preocupando com o desenvolvimento ou data da notícia. A isto somam-se os actores e outros artistas que, através da web, já morreram e ressuscitaram não sei quantas vezes.
-
Quem lesse o que escrevi percebia que havia ali uma pitada de sátira.
Mas a peça arqueológica serviu, também, para desnudar as tropas que, cegamente, seguem o líder. Há quem afirme que, sim senhor, foi descoberto algo de especial.
Houve ainda quem me dissesse que, a tal peça, não havia sido encontrada junto ao depósito de água mas noutro sítio, estando a aguardar “melhor ocasião” para ser revelada.
O post serviu, igualmente, para trazer de novo à praça o (inexistente) debate sobre a decisão de desmantelar o depósito de água. Somou-se-lhe a deslocalização do Parque de Campismo e outras obras que por aí andam.
Enfim, um simples artigo, do género notícia falsa, tem andado por aí aos trambolhões e já foi partilhado centenas de vezes.
Aos meus amigos, que tão a sério me levaram, peço desculpas por os ter induzido em erro.
Aos outros, aconselho “olhos e mentes abertas“, pois seguir cegamente o chefe não lhes fica (nada) bem.






