Arquivo de Agosto de 2014
Bom fim de semana
29 de Agosto de 2014Beja – Festival da Cerveja
26 de Agosto de 2014É conveniente que alguém explique o que se está a passar
25 de Agosto de 2014“O crime não tem cor mas a Polícia deu cor aos incidentes do Vasco da Gama – Por que é que a polícia impediu o acesso de jovens negros no centro comercial Vasco da Gama mas deixou clientes brancos entrarem?”
in Expresso
Aconselho a leitura de “Os condescendentes“. Levanta questões que devem ser discutidas.
Entretanto no Expresso, um artigo de opinião questiona: “Quem tem medo de Anselmo Ralph?” Se puderem, leiam.

Diário do Alentejo
25 de Agosto de 2014Fotografias
25 de Agosto de 2014
“Pai, não me tires mais nenhuma fotografia porque eu não me quero ver, aliás, não serei capaz de me ver, daqui a muitos anos como eu era, como sou agora, ainda tão novo. Por favor não me documentes mais, não me tentes eternizar, deixa que o tempo me vá levando como tiver que ser. Não congeles as minhas feições que eu sei hei de perder um dia. É que sabes, tudo muda, principalmente as pessoas, e dentro delas as crianças, para o ano já serei diferente, imagina tu daqui a vinte anos. Pouco restará desse momento que tu queres prender nas fotografias. Então já haverá muito tempo que eu já não serei eu. Serei apenas uma ideia que tu guardas de mim, uma magra consolação do que eu era antes de o tempo me ter feito outro. Não sejas egoísta, não te iludas, larga o meu tempo, deixa-o fluir, deixa-nos ir, ele e eu, incógnitos e irreconhecíveis, não deixes marcas dos meus sorrisos, não deixes testemunho do que fui, não deixes provas dos sítios por onde passei, não registes aquilo que há de ser o meu passado, não me amarres às lembranças, não me obrigues mais tarde a ter saudades. Pai, por favor não me tires mais nenhuma fotografia. Acredita que depois será pior se me quiseres guardar como te parece que sou hoje. Lembras-te como o avô era bonito e agora está morto?” Vítor Encarnação
Domingo #291
24 de Agosto de 2014Base Aérea de Beja – data histórica
23 de Agosto de 2014
Foi a partir de 23 de Agosto de 1965 que a Base de Beja passou a ser a primeira Base Aérea a ser utilizada pelas Forças Armadas Alemãs,com carácter permanente, fora do território alemão.
Anteriormente, em Abril de 1963, havia sido criado em Colónia o “Deutsche Luftwaffenkommando Beja” (destacamento da Força Aérea Alemã em Beja). No início a FAA pretendia utilizar Beja para treino de pilotos do FIAT G.91 e, posteriormente, do RF-4E Phantom II. Foi também dada a possibilidade às unidades aéreas da FAA e da Marinha Alemã de efectuarem voos de baixa altitude e treino de tiro.
Em 1973, devido a alterações na política externa da RFA, As esquadras de voo retiraram para a Alemanha. Em 16 de Agosto de 1979 procede-se à assinatura do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base, dando origem a um desenvolvimento significativo da actividade aérea, com a instalação de uma Esquadra de aviões Alpha-Jet, da Força Aérea Alemã, para cumprimento de missões de treino operacional, incluindo tiro no Campo de Tiro de Alcochete.
As Forças Armadas Alemãs mantiveram-se em Beja até 16 de Dezembro de 1993.
Leia também aqui
bom fim de semana
22 de Agosto de 2014Rússia invade Ucrânia?
22 de Agosto de 2014Beja – A cidade dos contos
22 de Agosto de 2014As festas foram um sucesso
22 de Agosto de 2014
As festas foram um êxito porque:
– a hotelaria registou uma surpreendente ocupação durante o fim de semana das Festas, tendo algumas unidades hoteleiras esgotado a sua capacidade;
– restaurantes e similares registaram uma afluência nunca dantes vista;
– todas (ou quase todas) as Associações do Concelho estiveram representadas nas Festas, com “barracas” de petiscos , vendas de produtos hortícolas, etc….
Foi um êxito porque os bejenses que ali estiveram nunca tinham ouvido música de tão alto nível.
Foi um êxito porque os bejenses nunca tinham ouvido (nem visto) folclore minhoto, apesar de, diz-se as festas serem uma reposição das antigas tradições das feiras de S. Lourenço e Santa Maria;
Por fim, as festas foram um êxito porque uma Chefe de Divisão (já não é mas tem o futuro garantido) constatou que em Beja, afinal, há pessoas em Agosto, o que não impediu o actual executivo de mandar encerrar o Pax Julia durante os meses de Verão sem que da boca da referida técnica-superior se tenha ouvido um protesto.
Enfim, as festas foram um sucesso. Pena terem tirado as luzes de Natal. Davam um colorido especial ao Largo da Conceição, entretanto rebatizado de Largo dos Duques de Beja.
Beja merece tudo isto…. e muito mais!









