Arquivo de Maio de 2013

Odemira e o Baixo Alentejo

19 de Maio de 2013

bisca lambida

“Faz sentido que o concelho de Odemira fique de fora da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, desvirtuando assim a área territorial e cultural desta região?”

O Alentejo tem diversas sub-regiões e entre os regionalistas há defensores intransigentes da criação um Alentejo único, adicionando por osmose, numa só região, o Alentejo Central, o Alentejo Litoral, etc… Como se sabe, e se reconhece, há diversos Alentejos. As especificidades do Alto Alentejo fazem com que ele seja diferente de qualquer outro dos Alentejos. O litoral alentejano nada tem a ver com as terras de um Alentejo do interior. E o Baixo Alentejo, desde a faixa raiana até aos areais costeiros constituiu-se, ao longo dos tempos, como um território com identidade própria e num espaço geográfico bem definido. Mas isto são coisas que nos ocorrem quando discutimos a regionalização que, como sabemos, foi chumbada e entrementes metida na gaveta.
Entretanto (Agosto de 2008), assinada por José Sócrates, foi publicada a lei que estabelece o regime jurídico do associativismo municipal decorrente da qual surgem várias Comunidades intermunicipais. As que nos interessam para o assunto em discussão: A Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, incluindo os municípios que constituem o que conhecemos por Baixo Alentejo, excluindo-se o concelho de Odemira que veio a integrar a nova C.I.M.A.L. – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (com Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém). Foi, assim, criada uma nova geografia, criando-se, por lei, divórcios injustificados e simultaneamente casamentos de conveniência. Desconheço os benefícios que as populações e os municípios possam já ter retirado desta nova articulação intermunicipal. Quanto a mim, defensor do Baixo Alentejo, não me parece que faça sentido retirar o concelho de Odemira desta geografia que já conhecemos.

João Espinho (no DA)

Share

bom fim de semana

17 de Maio de 2013

chenfua

Share

Correio Alentejo

17 de Maio de 2013

capaCA _331

Share

Boas notícias

16 de Maio de 2013

Nuno Júdice ganha prémio Rainha Sofia.

    O poeta português Nuno Júdice ganhou hoje o 22.º prémio Rainha Sofia de poesia ibero-americana, sucedendo assim a Ernesto Cardenal, da Nicarágua, a quem tinha sido atribuído o galardão no ano passado, de acordo com o “El País”.

(ler aqui)

Share

Festival Islâmico

16 de Maio de 2013

festival islâmico mértola 2013

– Ler aqui

– Mais informações
Programa

Share

Ourique – Dia Mundial da criança – Ourikolândia

16 de Maio de 2013

ourikolandia

Share

Destaque do dia

15 de Maio de 2013

“A comunada irritou-se, e foi bom que se tenha irritado, ou eu cá não poderia descobrir estas coisas:

Não sei se são só os meus filhos que são socialistas ou se são todas as crianças que sofrem do mesmo mal. Mas tenho a certeza do que falo em relação aos meus. E nada disto é deformação educacional – eles têm sido insistentemente educados no sentido inverso. Mas a natureza das criaturas resiste à benéfica influência paternal como a aldeia do Astérix resistiu culturalmente aos romanos (aqui).

“Estranhei o paralelismo literário – investiguei. A coisa é deputada do CDS e apresenta um majestoso percurso académico e profissional.

“Explicada a estupidez e o péssimo português, outra questão se me alevantou: «- Porra, mas quem é que consegue foder um trambolho destes? Seis vezes!» Fiquei por aqui. Há homens que merecem um Homero.”
Lido no “Anjos e Prostitutas“.

Share

Rali NERBE/AEBAL Cidade de Beja

15 de Maio de 2013

rali Beja 2013

ler mais aqui

Share

feira romana

14 de Maio de 2013

feira romana_n

Share

Monte das Texugueiras

14 de Maio de 2013

monte das texugueiras

Olivicultura e horticultura – tradicional e biológica
Brinches/Beja

Entregas em Beja
contacto: 925 776 554
Ver aqui

Share

Almodôvar e o PSD

14 de Maio de 2013

bisca lambida

“Que consequências para o Partido Social Democrata do Baixo Alentejo poderá ter este braço de ferro entre António Sebastião e Mário Simões? Poderá o PSD perder a única autarquia que detém na região?”

Vamos por partes.
Dos dados que são públicos, sabe-se que António Sebastião quis condicionar a sua candidatura à Câmara de Beja com a candidatura do PSD a Almodôvar. Isto é, manifestou a vontade de ser ele a controlar a lista social-democrata naquela vila alentejana. Como no PSD há estatutos e as candidaturas têm um trajecto que está estatutariamente previsto, o que Sebastião quis fazer foi rasgar os estatutos e saltar por cima das decisões tomadas pelos diversos órgãos concelhios. Julgou-se, sabe-se lá porquê, “patrão” do Partido, esquecendo-se que Liberdade e Democracia são pergaminhos intocáveis na vida interna do PSD. E porque gostaria de ver os seus infantes a assumirem a sua herança na Câmara de Almodôvar, tentou fazer chantagem com a sua anunciada candidatura à capital de Distrito. Trocando por miúdos: Sebastião aceitava ser candidato em Beja desde que o partido aceitasse os nomes por si propostos para Almodôvar. Felizmente houve quem lhe travasse os ímpetos ditatoriais e o mandasse colher malvas… precisamente em Almodôvar, onde vai aparecer numa lista formada para combater o PSD e a que chamam de “independente”.
Não sou capaz de avaliar o peso desta lista “independente” nem quais os danos que pode vir a provocar na candidatura social-democrata, mas parece-me preferível uma lista do PSD sem “chantagens” a uma candidatura (provavelmente vencedora) mas cheia daqueles vírus que minam a política e que devemos combater diariamente. Dito isto, não me parece que este imbróglio signifique a derrota antecipada da candidatura laranja em Almodôvar.
Vou a jogo para destrunfar: Ás de Espadas,
João Espinho (no DA)

Share

Beja – Conferência de Vieira Nery

14 de Maio de 2013

CONFERENCIA VIEIRA NERY

Share