Arquivo de Janeiro de 2013
Reorganização do território
29 de Janeiro de 2013
Foi publicada a Lei n.º 11-A/2013 “Reorganização administrativa do território das freguesias”. Além de listar as antigas freguesias, as freguesias agregadas e a sede das novas freguesias resultantes, a lei apresenta também em anexo os novos mapas políticos de cada concelho. As eleições autárquicas de 2013 já deverão respeitar a nova lista de freguesias agora aprovadas por lei. (ver aqui)
Socialistas para o ginásio, já!
28 de Janeiro de 2013
O chefe distrital dos socialistas promete candidatos fortes nas autárquicas. Já estamos a ver o pessoal da rosa a recorrer a esteróides anabolizantes e a engolir red bull antes de cada debate. Para além, claro, de uma ida diária ao tapete do ginásio.
Vai ser cá uma fortaleza…..
Estamos a ficar loucos?
27 de Janeiro de 2013Em Beja, homem tenta matar mulher e filho. (aqui)
Actualização do Diário do Alentejo:
Continuam escassas as informações sobre a suposta tentativa de duplo homicídio esta tarde, em Beja. Ninguém da Direcção clínica do Hospital José Joaquim Fernandes se mostrou disponível para avaliar o estado da mulher e do jovem que esta tarde foram baleados à queima-roupa. Sabe-se, por fonte não oficial, que supostamente ambos ainda estarão vivos, mas em estado bastante crítico. Contactado no local do incidente, o oficial de serviço da PSP também se recusou a prestar qualquer tipo de declaração, embora o “DA” saiba de fonte policial que o presumível autor dos disparos continua a monte.
Auschwitz – 27 de Janeiro de 1945
27 de Janeiro de 2013No dia 27 de Janeiro de 1945, os soldados do 60º corpo do Exército Vermelho entravam no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia. Aí encontraram sete mil deportados num estado de agonia indescritível.
Os nazis deixaram aqueles sete mil moribundos sem água nem mantimentos, por acharem que o estado em que se encontravam não permitia, de modo algum, a sua evacuação para outro campo. Os restantes 60 mil prisioneiros foram conduzidos em marcha acelerada para campos situados a Oeste. Foi a “marcha da morte” – a maioria morreu por cansaço, fome ou de tiro, em desesperadas tentativas de fuga. (ler mais aqui
Beja – Festival do Petisco – Março 2013
25 de Janeiro de 2013
O Nerbe/Aebal vai realizar nos próximos dias 1, 2 e 3 de Março de 2013 o Festival do Petisco, em Beja.
Este evento consiste numa mostra gastronómica do distrito de Beja, em que todos os concelhos irão estar representados com uma “tasquinha” onde irão comercializar os seus produtos e sabores típicos.
Durante o certame existirão diversos concursos gastronómicos, nomeadamente, o melhor petisco tradicional e o melhor petisco de autor assim como será apresentado para o Giness Book ( Guinness?) , a maior linguiça do mundo com 1100m de comprimento.
O Festival do Petisco, para além de contar com uma mostra gastronómica, incluirá também uma feira de sabores com produtos tradicionais (ex: vinho, azeite, mel, pão, queijo, enchidos, ervas aromáticas, licores e doces entre outros) que irão conferir outra dimensão e diversidade ao evento.
Do Festival constará também um programa de animação variado, desde o fado até aos grupos de música popular.
Para além do que foi acima mencionado, existirão também outras actividades:
– Concursos (vinhos, doces e azeites)
– Animações de rua com grupos corais e grupos de teatro
– Show cooking de gastronomia tradicional
– Colóquios sobre a gastronomia
– Workshops de cozinha
– Ateliês para crianças de chocolates, bolos tradicionais e cake design
– Mostra de livros de produtos alimentares, receituários e alimentação saudável, etc.
Está confirmado
25 de Janeiro de 2013
João Rocha é o candidato do PCP à Câmara de Beja.
Desconhece-se para onde é que o PCP vai enviar José Maria Pós-de-Mina. E não está certo que Santiago Macias aceite ser candidato à Câmara de Moura.
As eleições são no Outono e o PCP vai tentando não se desorientar. Veremos.
Inseguro
24 de Janeiro de 2013Nas últimas eleições legislativas, Sócrates foi derrotado, mas o PS de Sócrates sobreviveu. Os socialistas, órfãos de um líder que lhes havia dado tudo ( ou quase tudo) fizeram eleger para secretário-geral o elo mais fraco, o Tó Zé Seguro, pois sabiam que na primeira oportunidade o poderiam facilmente destituir. A chatice desta estratégia de Sócrates e dos seus peões é que existe um tipo chamado António Costa e que até é Presidente da Câmara de Lisboa.
Vai daí, e como o tipo até pode vir a contrariar a estratégia dos seguidores de Sócrates, a rapaziada pôs em andamento aquela coisa do Congresso que só eles sabem para que vai servir. Objectivo: Chamar António Costa para concorrer à liderança, deixando espaço para um candidato “de confiança” à CML. Como as coisas até podem correr para o torto, o PS vê-se livre de Costa e, claro, de Seguro. Depois se verá quem é que o PS vai escolher para disputar as eleições contra Passos Coelho. Há quem diga que as Autárquicas de Outubro ditarão a queda do PSD. Alguém se recorda a que horas e por que motivo Guterres se livrou do pântano?
Vamos ver no que vai dar esta guerra que tem quartel-general nos Champs-Élysées….
Agora é que é
24 de Janeiro de 2013Mértola – Festival Islâmico 2013
24 de Janeiro de 2013aqui não há crise
23 de Janeiro de 2013Sebastião em Beja
23 de Janeiro de 2013Agora é que é: PSD homologa candidatura de Sebastião em Beja (aqui)






