Nov 17 2024

As péssimas companhias de Guterres

Publicado por as 14:38 em Blogosfera


No “Delito de Opinião” Pedro Correia escreve:

“Enquanto o planeta arde hoje com conflitos letais na Ucrânia, em Gaza, no Sudão, na Síria e outros pontos escaldantes e devastadores, perante a total impotência da ONU, António Guterres refugia-se no futuro. Mostra-se preocupadíssimo com o clima do planeta. De caminho, divide o palco com alguns dos maiores escroques políticos à face da Terra – como se fossem brothers in arms, todos a batalhar pelo mesmo. Como se não pudesse escolher as companhias.

Sucedeu agora, na Cimeira do Clima em Baku, capital do Azerbaijão. Um dos canalhas que chorou lágrimas de crocodilo na sessão inaugural, fazendo coro com o ainda “líder” da ONU, foi Aleksandr Lukachenko – repugnante cúmplice de Moscovo na agressão à Ucrânia. Também ele, indiferente às dores dos seres humanos concretos, se mostra preocupadíssimo com o planeta em abstracto. Enquanto profere dislates como este, zurrado há dois dias: «Que Deus proíba uma mulher de ser eleita na Bielorrússia.» Em óbvia alusão a Sviatlana Tsikanuskaya, a sua principal opositora, que em 2020 se atreveu a enfrentá-lo nas urnas e foi alvo de monumental fraude eleitoral seguida de perseguição política, tendo de rumar ao exílio para evitar ser presa ou até morta.

Ditador desde 1994, Lukachenko não hesitou em violar em 2021 as mais básicas normas internacionais da navegação aérea ao ordenar às autoridades da aviação bielorrussas que desviassem um voo da Ryanair entre Atenas e Vilinius só porque ia a bordo um dos seus maiores opositores, o jornalista e bloguista Roman Protasevich. Os pilotos foram forçados a aterrar em Minsk, sob o falso pretexto de que havia bomba a bordo – facto inédito na aviação comercial. Tudo para deterem Protasevich, que foi torturado na prisão e deixou de incomodar o tirano.

Quem é capaz disto, é capaz de tudo. (…)
Leia aqui o artigo de Pedro Correia.

Share

2 Resposta a “As péssimas companhias de Guterres”

  1. Socialista diz:

    Um kamarada perguntou se o Paulo Arsénio ainda é socialista, republicano e laico. Com a fé com que o viu cantar hoje na missa da Sé ficou com sérias dúvidas do laico.

  2. Vítor mota diz:

    @Socialista , qualquer dia ainda vamos ver o Paulo Arsénio a fumar

Deixe Uma Resposta