Nov 13 2024
Beja é um esgoto?
Esgotos de Beja continuam a ser despejados nas linhas de água pluviais.
“Primeiro, sente-se o cheiro a esgoto. Depois aparecem as moscas, que obrigam os que caminham ou fazem as suas corridas a pé ou de bicicleta na ciclovia que contorna a zona urbana de Beja a fechar a boca ou a utilizar as mãos como um abanico. À medida que se avança em direcção à Rua de Lisboa, uma das principais entradas de Beja, há quem aperte as narinas para superar o odor pestilento que se intensifica com a aproximação ao local onde se encontra o incómodo: um líquido castanho fedorento corre numa das linhas de águas pluviais da bacia do Roxo. É um fenómeno recorrente que também se observa na linha de águas pluviais que corre paralela à Avenida de António Sardinha, outra das principais entradas na capital baixo-alentejana.”
Carlos Dias in Público
13 de Novembro de 2024 às 17:22
Comentário no Público online:
Eu lembro-me quando a rede de saneamento no bairro dos meus pais foi construída quando eu era miúdo e lembro-me que brincávamos dentro desses colectores e tubos de passagem antes deles serem instalados. Ou a população de Beja despeja caixotes de toalhetes directamente dentro dos colectores ou a câmara de Beja quer fazer os leitores do público passar por idiotas. Os colectores de esgotos e tubagem de esgoto tem diâmetros enormes e não se entope com toalhetes. Qualquer aprendiz de canalizador sabe que o diâmetro de canalização vai aumentando à medida que a rede se afasta do ponto de entrada inicial, neste caso as habitações.
https://www.publico.pt/2024/11/12/azul/noticia/esgotos-beja-continuam-despejados-linhas-agua-pluviais-2111506
13 de Novembro de 2024 às 17:37
Onde andam os técnicos do ambiente? Onde estão s especialistas autárquicos? nem uma palavra sobre isto embora mais que uma vez tenha sido abordado. É como a pista de ciclismo que está ao abandono até á rotunda da base aérea, pois não se pode fazer ciclismo devido aos buracos e sujidade e a invasão das árvores. Está assim à anos. Onde andam os responsáveis? se fosse um particular já tinha sido multado. ze toi
13 de Novembro de 2024 às 20:09
E o que dizer daquele regato que passa passa entre a bomba da BP e a Bairro da Conceição? Das descargas nauseabundas do parque industrial e que a câmara e junta de frequência olham para o lado! Ou então de terem contratado este verão uma empresa para o limpar e no final deixarem todo o lixo dentro do mesmo. Graças a Deus que no outro dia choveu muito e levou todo o entulho sabe Deus para aonde!!!!!!!
13 de Novembro de 2024 às 21:47
Na boca deste senhor Beja é e sempre foi um esgoto.
Ou melhor, seguindo uma agenda própria, lança noticias com objetivos questionáveis, senão vejamos:
Se o problema dos esgotos era relevante antes de 2019, quando o novo equipamento começou a funcionar, porque nunca deu visibilidade a isso?
Se algum problema surgiu agora, se o mesmo é circunstancial e muito provavelmente devido a entupimentos por má utilização, porque o relata como crónico?
Se nos dermos ao trabalho de ler o esgoto da noticia até ao fim, chegamos á realidade, isto é , o perigo de contaminação das linhas de água vem sobretudo de pesticidas e herbicidas utilizados na agricultura.
Já não há paciência para este cromo.
13 de Novembro de 2024 às 22:39
A reunião foi uma pérola
Muito veneno destilado e ódio de pessoas que têm que ir saindo por esses campos fora e quanto mais depressa melhor…
«porque prontos …. eu não li a ata … estamos à espera … qual foi a pergunta … ??
… não sei quantos técnicos .. o BUDGET é este … mas o que pediram está atrasado o Dr Zé Miguel e a equipa ainda não teve tempo, mas têm trabalhado afincadamente.
«quero parabenizar os técnicos da Biblioteca e a música, a Paula Santos e o Charles Coins que são de Beja e ganharam o prémio …»
«cadastro de dos caminhos vicinais não temos …
«Os esgotos a céu aberto isso é o OVERFLOW e toalhitas e um garrafão», mas o culpado é o overflow de Marreiros.
Uma desgraça de reunião de assassinos da língua portuguesa, até o representante do público, COM MUITA cagança, mas também não sabe conjugar o verbo INTERVIR.
14 de Novembro de 2024 às 11:06
Como é que é aquela música? “Assobia para o lado…” É assim não é?
14 de Novembro de 2024 às 21:27
Vejam o que se passa com a Ribeira da Cardeira que recebe todos os esgotos da Fonte de Frades . O Carlos Dias , do Público , está calado que nem um rato , pois provavelmente recebe uma boa avença do Grupo Prado. Vão ver a Ribeira da Cardeira
15 de Novembro de 2024 às 10:19
As reuniões da câmara são o melhor para revelar o que algumas pessoas são. Sorrisos e simpatia nas visitas a lojas e nas redes sociais. Cinismo, ódio e ressentimentos pessoais e políticos nas intervenções nas reuniões.Tratamento discriminatório de alguns trabalhadores principalmente sindicalistas.
15 de Novembro de 2024 às 13:24
Pax Júlia tem razão são frequentes as descargas nauseabundas provenientes do parque industrial no “regato da BP” sem que ninguém faça nada. Estamos entregues aos bichos.
15 de Novembro de 2024 às 17:11
Todos contra o PA mas a responsabilidade dos esgotos e do RM. Fazem de tudo para tirar o poleiro ao Paulinho para o darem aos gargarganêros do Beja (in) consegue. Ainda vão ver o PA em mais um mandato!
16 de Novembro de 2024 às 0:14
Fonix…isto nao tem a ver com PA…e afins..é uma cidade e a sua população…à qual lhe pedem pra votar e eleger um representante que se propõem a resolver os problemas…e qd é que alguma vez isso aconteceu….cada um defende o seu interesse…mas há valores mais altos que se exigem aos eleitos….cambada de interesseiros…