Fev 15 2021

Sem papas na lingua

Publicado por as 19:01 em A minha cidade

Share

47 Resposta a “Sem papas na lingua”

  1. Loureiro diz:

    Dr. José Barriga, Parabéns pela coragem e frontalidade com que abordou este assunto.
    O Eng Luís Miranda de imediato reagiu querendo fazer passar a ideia que não furou a fila, só que à frente dele além dos inúmeros profissionais de saúde se encontravam os idosos com idade superior a 80 anos.
    Sim, Sim Sr. Eng Miranda furou a fila.
    Hoje também se começaram a destapar várias carecas com o conhecimento que muitos membros da aristocracia socialista da cidade tambem furaram a fila.
    Quem tenha dúvidas falem com profissionais de saúde que trabalham no Hospital, e que venha depressa a Inspecção de Saúde.

  2. Zeca Torres diz:

    Aguarda-se a todo momento post de Paulo Arsénio, no Facebook, a fim de esclarecer esta situação.

  3. vargas diz:

    A ser verdade, é uma situação vergonhosa para os próprios e para a Administração do Hospital!…Ainda por cima o Dr. Barriga afirma, não dá palpites de circunstância!…Haverá também lugar para motivações políticas, é um facto, mas não fica a ULSBA nada bem na fotografia!…Vamos ver no que isto dá.

  4. Albino diz:

    As vacinas no Centro de Saúde, do Seminario , são distribuídas à balda, consoante as amizades dos Medicos/as.

  5. cusca diz:

    Há gente tão ignorante que pensa que o que escreve nas redes sociais se apaga e todos esquecem.
    Vejam só o que hoje se pode ler no Facebook.
    Uma autarca do PSD depois de ouvir a CMTV escreve : Não sei porquê, mas de repente lembrei-me do provérbio “Guerreiam as comadres descobrem-se as verdades”…
    Logo a seguir uma autarca do PS comenta e põe três caras sorridentes : Até ferve.
    Depois do vereador Miranda publicar a sua versão esta mesma senhora mostra-lhe a sua solidariedade nessa mesma página.
    Umas horas depois já na sua página a mesma autarca PS escreve um texto em que volta a apoiar o vereador, diz que ela própria já foi vacinada por causa da sua profissão e delirantemente associa esta história às eleições autárquicas.
    Digam lá se isto não digno de um filme cómico ou será o efeito Sócrates e Costa a funcionar?

  6. João da Mota diz:

    Lá ouvi a entrevista à CMTV do Dr Barriga.
    No meio de toda a sua entrevista achei um facto algo hilariante, o de lhe ter sido dito que a vacinação dos médicos das privadas de Beja, não dependia da ULSBA mas sim de uma decisão da Administração Regional de Saúde de Évora.
    Pois foi quando o Dr Barriga e Pulido Valente eram os senhores e donos de Beja, que os serviços distritais foram todos para Évora em prol da malfadada regionalização já em curso.
    Logo e se assim for, não se percebe a sua irritação e agastura com a presidente do conselho de administração da UlSBA e do seu marido, que afinal até reconheceu ter motivos médios para ter sido já vacinado nesta fase.
    Como remate final, parece que afinal a oposição ao atual elenco autárquico e restantes poderes socialistas de Beja, não está no PCP e tão pouco no PSCD/CDS pois não têm capacidade para tal, mas sim dentro do próprio PS.
    E esta, hem???

  7. João da Trotinete diz:

    Fico confuso com isto… Segundo a OMS, o prazo entre doses das vacinas que estão a ser administradas em Portugal neste momento, deve ser entre 21 e 28 dias (há ainda países que optaram por alargar este prazo).
    Seguindo o rasto de notícias que a internet nos vai deixando, a fase de vacinação para doentes prioritários não residentes em lares (pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 com doenças graves associadas) teria data de começo dia 10/02. Contudo, esta data foi adiada talvez para esta semana, devido a falta de vacinas disponíveis. Ora, mesmo que a pessoa em causa tivesse sido vacinada (concordando-se ou não que seja primeiro ou segundo na lista) no dia 10 com a primeira dose, teria de esperar pelo menos 21 dias para levar a segunda dose. Posto isto, fazendo algumas contas de dedos, chegamos a conclusão de que a segunda dose da vacina deveria ser administrada em Março. Visto que ainda estamos em Fevereiro e a pessoa em causa diz-se já vacinada (na totalidade das duas doses) e bem vacinada, não vejo como tenha sido respeitado o PNV nem de que forma não tenha havido aproveitamento de algum modo (quer por algum erro informático ou até humano). Não esquecer que, as datas a todos nos têm sido fornecidas pelo Exmo. Presidente da Camara de Beja, duvido que as notícias não tenham chegado ao fundo do corredor…

  8. Pinotes diz:

    João da Trotinete – – – Tem toda a razão, também fiz as mesmas contas. O Vice-presidente da CMB furou a bicha e além disso falta à verdade pensando que os Bejenses são burros e estupidos. Não tem qualquer idoneidade para continuar a desempenhar as funções para que foi eleito. O mais grave é que na nuvem em que se movimenta a Administração do Hospital a vacinação de Luís Miranda não será caso isolado, constando que a vacinação se extendeu a jovens com 30 anos!!!!!!!
    Por fim aguarda-se comunicação do Sr. Presidente a esclarecer se mantém a confiança no fura bichas!!!

  9. ana diz:

    @Albino, eu também acho que sim. Conheço quem já foi vacinado, fora do seu tempo, por motivo de saúde diagnosticado, por indicação, supostamente, da medica de família, curiosamente, a mesma!!!Talvez seja oportuno questionar qual o critério, se não haviam mais utentes/doentes com as características para vacinação que correspondessem ao tempo/momento indicado no pnv!
    Depois vem o moralismo pro facebook, “ah e tal fui vacinad@ conforme as normas…” e um ponto na boca, era bom!

  10. lisboeta diz:

    Vereador da CML demite-se após tomar vacina da Covid-19 dentro do gabinete

    Há pelos menos 11 pessoas que foram também vacinadas no gabinete. Carta de demissão foi entregue a Fernando Medina dias depois da SÁBADO ter avançado que Carlos Castro foi indevidamente vacinado com sobras dos lares de idosos.

    Carlos Castro, o vereador da Câmara de Lisboa que foi indevidamente vacinado contra a covid-19 com sobras de vacinas dos lares da cidade, apresentou a demissão. A notícia da SÁBADO terá estado na origem da demissão.

    A SÁBADO sabe que o vereador tomou a vacina dentro do seu gabinete, juntamente com Filipa Penedos, diretora municipal de Higiene Urbana (mulher de Paulo Penedos, atualmente detido no âmbito do processo Face Oculta), além do comandante da Polícia Municipal (Paulo Caldas) e do comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros (Tiago Flores). E ainda vários elementos da CML que são desconhecidos ainda (trata-se de uma das questões que a nossa revista tenta apurar há mais de uma semana junto da CML). São 11 pessoas, oito da proteção civil e três da higiene urbana.

    A SÁBADO noticiou na passada 5ª feira que tanto o vereador como a diretora do departamento de Higiene Urbana, Filipa Penedos, tinham sido vacinados de forma indevida. A Câmara começou por justiticar o procedimento, mas a SÁBADO sabe que a história sobre a vacinação causou grande mal-estar na autarquia e até dentro do PS. Uma das justificações oficiais para a vacinação de Filipa Penedos era que tinha estado envolvida “no processo de recolha das seringas utilizadas na vacinação” – algo que não se afigura possível de ter acontecido.

    As vacinas (não se sabe ainda se eram frascos já abertos, ou não) terão sido sobras de lares e foram transportadas para o gabinete do vereador, junto à sede da câmara, na praça do Município. O procedimento é totalmente contrário às normas da DGS e da própria fabricante. Se o frasco estiver aberto (o que é pouco provável que tenha acontecido), pode inclusive colocar em causa a integridade da vacina.

  11. Pinotes diz:

    Lisboeta – Aguarda-se que o vereador Miranda tenha a mesma vergonha do seu colega de Lisboa.

  12. reformado diz:

    Afinal como é? Alguém explica o que se passa?
    No Diário do Alentejo de hoje vem isto: O processo de vacinação contra a covid-19 destinado a idosos com mais de 80 anos e a pessoas entre os 50 e os 79 com comorbidades deveria ter arrancado em Beja na passada quarta-feira, como tinha sido anunciado pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Arsénio. Mas devido ao “número insuficiente de vacinas” que chegaram ao Alentejo, o início desse processo foi adiado.
    A previsão é que “assim que houver [vacinas] em número suficiente” – ainda antes do final do mês de fevereiro, – a inoculação arranque em Beja, explica Paulo Arsénio.

  13. Aldrabadomuitasvezes diz:

    Os INOCULADOS, abusivamente:
    Sardico;
    Amigos de Sardica;
    Calisto;
    Amigos de Calisto;
    Vereador de Beja;
    Amigoa de Vereador;
    Vereadora de Beja;
    Amigos de Vereadora;
    Padre xxx
    Filhos do padre;
    Esposa do padre

    O meu pai tem 81 anos e não há qualquer sinal de aproximação da data. Segui as indicações no portal apropriado e conclui-se que só serve para quem tem cartão de cidadão … está mesmo à vista e clarinho os maiores de 80 anos têm todos cartão de cidadão.

    Enquanto afinam o Site, os aldrabões, pantomineiros, garganeiros vão ultrapassando pela esquerda, pela direita, por cima e por baixo…
    E se os enganados, aldrabados se queixam até a Matos Pires se zanga, ningém pode denunciar uma aldrabice…

  14. Camarin de lá Virgen diz:

    @Aldrabado, quando se começar a chegar a amantes, namorados, filhos ilegítimos e afins é que a coisa vai piar fininho.
    Entretanto a maltinha vai mandando uns palpites, agora até já com a Dra Ana Pires a intervir, e daí a meia de dúzia de dias está tudo em águas de bacalhau.

  15. João da Mota diz:

    Há falta de mais alguém. Porque não atribuir a culpa ao Passos Coelho?
    E fica tudo mais feliz e descansado…

  16. Zei diz:

    É fartar, vilanagem. É presidentes de Câmaras, vereadores, provedores de misericórdias, directores de IPSS, de centros de saúde, amigos e familiares. É da esquerda à direita, passando pelo centro. Salve-se quem puder.

  17. Camarin de la Virgen diz:

    O Eng. Miranda depois de uma reacção imediata, via Facebook, à entrevista do Dr. Barriga, já meteu a viola no saco. Afinal parece que a sua vacinação não foi realizada dentro das normas da DGS, transparecendo uma clara situação de favor pelo facto da esposa ser Presidente do CA do Hospital . Face a esta situação será previsível que o Ministro da Saúde demita a Senhora e que o Senhor coloque o lugar à disposição para minorar os danos ao PS.

  18. Corona diz:

    Os factos estão à vista. Se o senhor em causa tem uma réstia de vergonha que seja e se pretende salvaguardar o futuro eleitoral da própria célula local do partido que representa, deve demitir-se. Não há outro desfecho possível e não interessa tão pouco de onde veio a denúncia. O que menos interessa aqui é se os envolvidos eram ou são comadres. O que interessa sim é defender a legalidade e não permitir que se instale o sentimento de impunidade.

  19. Bejense diz:

    Lendo a publicação do engenheiro Miranda e lendo o que já li hoje, penso que se exige de um representante autárquico algo mais que um desmaiado desmentido no Facebook. Gostaria ver uma declaração do vereador/engenheiro que respondesse às seguintes questões:
    – Em que dias foi vacinado?
    – Como lhe foi “receitada” a vacina?
    – Onde levou a vacina?
    Mas por ultimo, tem de responder à questão mais pertinente de todas, que se prende com o seguinte raciocínio:
    – Até agora, quem tem sido o porta voz da informação referente ao assunto das vacinas no concelho de Beja, tem sido o Presidente da Câmara. As suas declarações podem ser encontradas difundidas por vários meios de comunicação social (Facebook inclusive). Ora, se nestas várias declarações está a informação que, em Beja, a vacinação de pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos de idade com doenças graves (e de risco para a covid 19) deveria ter começado apenas dia 10 de Fevereiro de 2021, e que inclusive foi adiada para data em que haja mais disponibilidade de vacinas, como explica o vereador que o mesmo já tenha sido vacinado?
    Para finalizar, pede-se que exista uma investigação ao que se passa com as vacinas em Beja. Não pode nem deve ser poder local, amizades ou interesses a ditar quem deve ser imunizado para este vírus que nos abalou a todos, mas sim o nosso papel na sociedade moderna que gostamos de dizer que somos.

  20. João Espinho diz:

    @bejense – o Vice-Almirante da task-force não disse que ia acabar com as ilegalidades? Vamos então aguardar serenamente pelos resultados dessa promessa. Caso contrário, siga a Marinha.

  21. inacios diz:

    Foi inoculado no braço esquerdo ou direito?
    Ou foi no rabo?
    E doeu muito?

  22. Sportinguista diz:

    Então e o Sr. Sardica? Se a vacinação só começou dia 10 porque foi vacinado antes se nem anda na linha da frente? Aliás eles andam é todos na linha frente!

  23. desconfiado diz:

    A questão não está em alguém ter sido vacinado fora da fase em que devia ser. A questão é saber quais os critérios e quais as prioridades da vacinação quando as vacinas não chegam para todos.
    Com mais de 80 e até de 90 anos e com doenças tão graves ou mais graves há muitos bejenses. Mas muitos desses, se calhar a maioria não foram vacinados ainda nem se sabe quando serão. E será que não tinham prioridade?
    A questão é quando o critério parecem ser os laços familiares ou outros, que dão origem à indignação e a tantos protestos das pessoas. Protestos que são justos.

  24. agricultor diz:

    No facebook da federação do PS de Beja:
    Nesta reunião participou, igualmente, a presidente do Conselho de Administração da ULSBA, transmitindo as orientações da “task-force” nacional e os procedimentos em curso no nosso território.
    Foi feita uma avaliação do desenvolvimento do plano de vacinação Covid-19, nomeadamente junto dos profissionais de saúde, Estrutura Residencial para Idosos, forças de segurança e bombeiros. Foi igualmente dada informação sobre a vacinação de pessoas com mais de 80 anos e portadores de patologias coronárias, respiratórias, renais ou cardíacas, que irá avançar descentralizadamente, ainda esta semana, nos concelhos onde se regista maior incidência de Covid-19.
    Alguém quer explicar isto?

  25. Roma diz:

    A Florbela Fernandes, que encabeça, em Évora, um movimento independente para concorrer à Câmara de Évora, é a mesma que está asilada na Câmara de Beja?

  26. João Espinho diz:

    @roma – uma mulher de uma flexibidade extraordinária.

  27. Confinado diz:

    O silêncio Camarário é ensurdecedor, arrisco a dizer que é típico de quem talvez tema que mais se venha a descobrir…

  28. Mariana Antunes diz:

    Estas situações são de tal forma vergonhosas, que custa aceitar não existirem repercussões legais nestes casos. Verdade seja dita, não parece existir interesse que se averiguem as circunstâncias do ocorrido. É “cómico” que, não tendo o Dr. Barriga mencionado nomes, tenha vindo o Sr. Eng. Miranda, “justificar-se” em pleno Facebook…

  29. Vargas diz:

    @Mariana- O Dr. Barriga não mencionou nomes directamente, mas ao referir os cargos de todas as personalidades invocadas, até um ignorante fica a saber de modo claro, de quem se trata! Vice-Presidente da CMB só há um, Presidente Conselho de Administração da ULSBA é uma só pessoa, etc., etc….Mais explícito e acutilante (com uma agressividade que deixou camaradas boquiabertos) não poderia ser! Por muita razão que possa o Dr. Barriga ter, as suas declarações atingiram em certos momentos, um nível da gritaria e de azedume pouco comuns numa personalidade da sua condição!
    O resto será um folhetim novelesco à boa maneira provinciana, a fazer outros tempos do Portugal profundo, que não dará em nada!

  30. Vargas diz:

    @Mariana- O Dr. Barriga não mencionou nomes directamente, mas ao referir os cargos de todas as personalidades invocadas, até um ignorante fica a saber de modo claro, de quem se trata! Vice-Presidente da CMB só há um, Presidente Conselho de Administração da ULSBA é uma só pessoa, etc., etc….Mais explícito e acutilante (com uma agressividade que até deixou camaradas boquiabertos) não poderia ser! Por muita razão que possa o Dr. Barriga ter, as suas declarações atingiram em certos momentos, um nível de gritaria e de azedume pouco comuns numa personalidade da sua condição!
    O resto será um folhetim novelesco à boa maneira provinciana, a fazer lembrar outros tempos do Portugal profundo, que não dará em nada!
    Enfim….

  31. Bactéria diz:

    “Vacinação indevida. Costa defende que quem não cumpre regras deve ser punido” – dito a 03-02-2021

  32. João Espinho diz:

    @bactéria- isso não se aplica a todos.

  33. Bactéria diz:

    Notícia de hoje:

    O Ministério Público já instaurou 33 inquéritos relacionados com irregularidades na vacinação contra a covid-19, entre os quais a IPSS de Castelo Branco, Farminhão, Resende e Trancoso e a responsáveis autárquicos de Lisboa, Portimão e Reguengos de Monsaraz.

    Não percamos a esperança.

  34. Sousa diz:

    @agricultor- nessa reunião estava um vacinado, prematuro!!! Talvez ele tenha argumentos que expliquem, ou não. Ele, e a sua médica.
    Não se percebe como o PS mantêm num cargo político, o indivíduo que dirige um serviço de saúde, segundo me contaram, que nem gestor é e se não fosse o médico Dinis cortês, os profissionais da toxicodependência nem eram vacinados como prioritários, e já irão ser inoculados amanhã.
    Quem assume um cargo tem que ter coragem para assumir responsabilidades como a defesa do serviço público.

  35. Mariuns diz:

    CIDADÃOS DE BEJA

    Dado os graves comportamentos do Conselho de Administração da ULSBA enquanto responsável pela regulação da administração das vacinas COVID no Baixo Alentejo, com excepção do concelho de Odemira, e o de várias entidades que foram beneficiarias desses comportamentos ilícitos que não tiveram em conta a salvaguarda do interesse publico e nomeadamente o cumprimento das normas da DGS e a defesa da saúde da população Baixo Alentejana idosa e da portadora de doenças graves, entenderam participar esses comportamentos às seguintes entidades, grupos parlamentares, representantes únicos de partidos, deputados não inscritos, Comissão parlamentar de saúde, Procuradoria do tribunal Judicial de Beja, entidade reguladora da saúde, directoria do sul da policia judiciaria, Cordenador da Task Force, provedoria da justiça, IGAS, presidente da ARS Alentejo e ainda tornar publico o teor dessa participação nos termos que a seguir se transcreve:

    Em face dos graves e reiterados comportamentos desenvolvidos pelo Conselho de Administração da UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO BAIXO ALENTEJO, EPE (ULSBA), no âmbito do descontrolo da administração da VACINA COVID,

    Vêm participar e requerer a V.Exa a investigação e perseguição criminal da Presidente e dos membros do Conselho de Administração da ULSBA, EPE, com sede em Beja, Hospital José Joaquim Fernandes, que se vier apurar responsáveis pelos comportamentos a seguir denunciados, bem como de todos os beneficiários de tais comportamentos,

    Com os fundamentos seguintes:

    1 – É do conhecimento público, por correr pelas redes sociais e pela comunicação social local e nacional, entre outros, rádio Voz da Planície, Rádio Pax, rádio Planície, CMTV, que o Cnselho de Administração da ULSBA EPE foi vacinado, com exceção do seu vogal Dra. Iria que recusou sê-lo, antes que o fossem TODOS os médicos, enfermeiros e outros técnicos da ULSBA;

    2 – Mais foi divulgado que o vice-presidente da Câmara Municipal de Beja, casado com a presidente do C. De Administração, engenheiro de profissão, também foi vacinado;

    3 – Posteriormente, foi sabido e divulgado que, para além do vice Presidente,também pelo menos o Presidente da Câmara de Beja e outros dois vereadores da maioria do Executivo Municipal foram vacinados;

    4 – O diretor do DICAD, Sr. Sardica, que não detem qualquer qualificação técnico-profissional nem contato com os utentes também foi vacinado, não o tendo sido nenhum médico, psicólogo ou técnico desse DICAD;

    5 – Também vacinados foram vários serviços administrativos da ULSBA, na sua totalidade, cujos profissionais não têm qualquer contato com doentes, como a título meramente exemplificativo, indicaremos:

    Serviço de Informática;

    Serviço de Pessoal;

    Serviço de Contabilidade;

    Administradores Hospitalares

    Etc, etc…

    Tudo nos termos de mapa de prioridades elaborado pelo Conselho de Administração da ULSBA.

    6 – Após a denúncia pública e pela comunicação social, o Vice Presidente da Câmara e o Diretor Regional do DICAD confirmaram publicamente ter sido vacinados, justificando ter sido “chamados” pelo médico de família para o efeito por terem problemas cardíacos e mais de 50 anos!!!

    Nada mais falacioso…

    7 – JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL?

    Foi publicada no dia 30 de Janeiro pela DGS a norma da Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 – Fase 1, Esta norma foi actualizada no dia 9 de Fevereiro.

    Estão definidas no site da DGS as datas de vacinação sendo claro que as pessoas com mais de 50 anos e doenças associadas (doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica) e todas aquelas que têm mais de 80 anos iam começar a ser vacinadas a partir de Fevereiro.

    Entretanto foi publicada no diário do Alentejo dia 16 de Fevereiro uma noticia que referia

    O processo de vacinação contra a covid-19 destinado a idosos com mais de 80 anos e a pessoas entre os 50 e os 79 com comorbidades deveria ter arrancado em Beja na passada quarta-feira, como tinha sido anunciado pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Arsénio. Mas devido ao “número insuficiente de vacinas” que chegaram ao Alentejo, o início desse processo foi adiado.

    A previsão é que “assim que houver [vacinas] em número suficiente” – ainda antes do final do mês de fevereiro, – a inoculação arranque em Beja, explica Paulo Arsénio. operação.

    Em declaração ao “Diário do Alentejo”, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Dr. José Robalo, confirmou que a vacinação na região começou esta semana mas apenas em dois centros de saúde: o de Grândola e o de Elvas. “Nesta primeira fase piloto, foram distribuídas 1 500 vacinas, tendo em conta a existência de pessoas que obedecem aos critérios de vacinação. A distribuição foi feita de forma a existir uma maior equidade de acesso em relação a estes dois centros de saúde”.

    Segundo José Robalo, “se tudo correr bem”, no que diz respeito à marcação de vacinas, o processo estender-se-á ao Baixo Alentejo e ao Alentejo Central nos próximos dias. “Quando passarmos ao Baixo Alentejo será o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) que decidirá, em função do risco de incidência do novo coronavírus, qual ou quais os concelhos que devem iniciar a vacinação. O mesmo acontecerá em relação ao Alentejo Central”, acrescenta o presidente da ARS do Alentejo, sublinhando que a ideia é “começar devagar, mas de forma sustentada para que não existam quebras”

    Conceição Margalha, presidente do conselho de administração da Ulsba, confirma ao “DA” que não existem ainda certezas quanto ao início da vacinação no Baixo Alentejo. “Estamos a preparar tudo para que isso aconteça, mas não sabemos ainda a data em que começa, nem quanto é que iremos ter as vacinas.

    8 – E é o próprio Conselho de Administração da ULSBA que publicita em relação ao processo de vacinação Fase I

    No dia 18 de Fevereiro é publicado no site da ULSBA a seguinte noticia

    CENTRO DE SAÚDE DE ALJUSTREL VACINA UTENTES CONTRA A COVID-19

    Dando continuidade à implementação da fase 1 do Plano de vacinação contra a Covid-19, iniciou-se a 17 de fevereiro de 2021, no Centro de Saúde de Aljustrel, a administração de vacinas aos utentes pertencentes ao grupo prioritário definido pela Direção-Geral da Saúde.

    Utentes com idade igual ou superior a 50 anos e com comorbilidades descritas na Norma n.º 2/2021 e utentes com idade igual ou superior a 80 anos.

    Com uma capacidade para vacinar até 150 utentes por dia, cuja chamada é efetuada pelos profissionais do Centro de Saúde, serão administradas, durante os próximos dias, as 444 doses disponíveis.

    Conforme transmitido pela Coordenação Nacional do Processo de Vacinação, está previsto o seu alargamento aos restantes Centros de Saúde da ULSBA, EPE, estando este dependente do número de vacinas que chegarem a Portugal e tendo em linha de conta a incidência de casos de doença em cada concelho.

    VACINAÇÃO DE UTENTES COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 50 ANOS E COM COMORBILIDADES NOS CENTROS DE SAÚDE

    Dá-se igualmente conhecimento que se procedeu à vacinação de utentes com mais de 50 anos e com comorbilidades, cumprindo a Norma da DGS anteriormente referida mas na sua versão à data (que sofreu atualização em 09.02.2021 para incluir os utentes com idade superior a 80 anos como grupo prioritário), nos diversos Centros de Saúde da ULSBA, EPE, desde o dia 21 de janeiro de 2021, utilizando vacinas de ERPIS em surto, na sequência de orientações emanadas superiormente, tendo à data de 12 de fevereiro de 2021 já sido vacinadas 672 pessoas, 397 das quais já com o processo de vacinação completo.

    9 – Como facilmente se alcança da comparação das normas e orientações emanadas da DGS e orientações e Informações veículadas pelo Sr. Presidente da ARSA, Dr. José Robalo, com o último parágrafo transcrito no número anterior, facilmente se conclui que, sem qualquer apoio de Norma ou Indicação superior, que invoca mas não demonstra, o Conselho de Administração da ULSBA insere de sua lavra nessa sua comunicação para tentar tapar com “utilizando vacinas de ERPIS em surto, na sequência de orientações emanadas superiormente, tendo à data de 12 de fevereiro de 2021 já sido vacinadas 672 pessoas, 397 das quais já com o processo de vacinação completo.” a ilegalidade do ato de vacinação das personalodades supra referenciadas.

    10 – As noticias publicadas no dai 18 no site da ULSBA de Fevereiro no Diário do Alentejo são contraditórias com as que foram dois dias depois publicadas dois dias antes no Diário do Alentejo

    A ULSBA comunicou, a posterior as inoculações em causa, a vacinação das pessoas com mais de 50 anos para o dia 21 de Janeiro… na sequência de orientações emanadas superiormente

    Porque começaram a vacinar as pessoas com mais de 50 anos e doenças associadas e todas aquelas que têm mais de 80 anos se a vacinação destas pessoas estava prevista a partir de fevereiro???

    Qual a causa da antecipação desta data? A utilização de vacinas de ERPIS em surto….???

    Depreende-se que sobraram vacinas que permitiram vacinar 672 pessoas 397 das quais já com o processo de vacinação completo

    Quantas destas pessoas tinham mais de 50 anos com morbilidades e quantas tinham mais de 80 anos???

    A ULSBA tinha já definido listas de pessoas que seriam vacinadas em caso de sobras?

    Entretanto, a 2 de Fevereiro era noticiado na TV1 que no Centro de Saúde de Moura sobraram 28 vacinas e que tinham sido dadas aos bombeiros…. O critério para a utilização das sobras é o mesmo em toda a zona de abrangência da ULSBA??

    Quantos lares ficaram por vacinar a partir do dia 21 de Janeiro? Quantos bombeiros ficaram por vacinar??

    Este é um comunicado para justificar o injustificável….Pôr areia nos olhos das pessoas

    Foi claramente feita uma comunicação com o propósito de justificar as vacinas indevidas

    Como flui de tudo o exposto, dúvidas não podem sobrar de que se verificou um comportamento pouco claro, grave e fortemente violador do interesse público.

    Muitos de nós, cidadãos de Beja, temos familiares, amigos, vizinhos pessoas idosas que sofrem de doenças crónicas e não temos nem queremos tratamento de favor.

    Mas também não podemos que impunemente alguns, como se fossem donos disto tudo, com a arrogância do poder que detêm, o utilizem a seu belo prazer e benefício.

    Solicitamos, pois, investigação séria, célere e isenta.

    Beja, 20 de Fevereiro, de 2021

    Cidadãos de Beja­­­­­­­­­­

  36. diz:

    Espinho, esta lenga lenga estava no Alvitrando e desconfiei que fosse aparecer aqui.

    Já dei a minha opinião mas repito o essencial, este individuo tem de ser identificado e espero que os que se sintam visados levem o caso ás autoridades competentes.

    O que este individuo afirma não passam de mentiras caluniosas que em muito podem prejudicar os visados em diferentes níveis, quer profissional, quer pessoal, pois já li apelos a uma justiça popular.

    A primeira reação que tive ou ver isto aqui publicado foi de desilusão pois julgava que os Espinho tivesse outro discernimento.

    Este tipo de desinformação há muito que circula pelas redes de comunicação e agora devido aos resultados eleitorais no Alentejo viraram -se de armas e bagagens para as nossas paragens.

    É uma linguagem perigosa, fratricida, e cabe a todos estarmos atentos pois está apenas a começar.

    Não passarão.

  37. João Espinho diz:

    @ze -duvido que este escrito seja uma queixa às entidades nele citadas.
    Todosvos visados têm ferramentas para desmentir o que aqui se refere, que nada adianta ao que por aí circula.
    Há factos que não carecem mais esclarecimentos.
    A minha questão é a que vai na cabeça de toda a gente : é ou não verdade que foram vacinadas pessoas por ocuparem determinadas funções, por terem familiares bem colocados, por terem um determinado cartão partidário?
    Se conseguir responder em nome de todos, dou-lhe os parabéns. Tem o privilégio de saber mais do que todos nós. Ou acredita em virgens neste assunto?

  38. Martinho diz:

    Zé – os socialistas estão a ficar é de rabinho apertado com as verdades a virem ao de cima. Desta vez não conseguem varrer o lixo para debaixo da carpete.

  39. diz:

    Espinho, não me cabe a mim nem atacar nem defender ninguém, mas do que percebi da polémica, quando os dois principais visados foram vacinados foram mais de 60 a 70 pessoas de diferentes idades, mas maiores de 50 anos, com diferentes patologias, de modo a não desperdiçar as vacinas sobrantes da vacinação de lares do Salvador.
    Parece que essas vacinas sobrantes foram entregues aos médicos de família do centro de saúde e esses médicos decidiram chamar os seus doentes referenciados como elegíveis para a toma da vacina, quer em termos de idade como de patologias.
    Se isto é legal ou ilegal não consigo responder.

  40. diz:

    Martinho, eu não chamaria lixo ás 70 pessoas que foram vacinadas.

    Chamava-te antes a atenção para o seguinte, quando surgiu esta polémica surgiram duvidas e perguntas que são normais face ao que estava a acontecer noutros locais.

    Nessa altura quem foi visado devia ter prestado os devidos esclarecimentos, não o fizeram e agora começo a perceber porquê, é que logo após os primeiros comentários começaram a surgir outros de forma mais violenta, metódica e disparatada que me parece retrairiam qualquer um.

    Tanto é assim que os restantes vacinados devem ter sentido que estavam também a cometer algum ilícito pois não houve mais ninguém que tivesse coragem de vir dizer que também um pai, um irmão, o próprio, tinha sido vacinado neste quadro de vacinas sobrantes dos lares do Salvador.

    Se me perguntares porque me manifesto é precisamente por este ultimo facto.

    Como Bejense não estou disposto a que venham indivíduos, sabe-se lá de onde, instalar aqui uma cultura do medo só porque descobriram no Alentejo uma oportunidade.

    Não tenho medo e apelo a todos os que se considerem democratas para também não terem.

    Esta maneira de atuar com intimidações, mentiras, noticias falsas, que provocam divisões entre vizinhos s, entre familiares e entre concidadãos não pode vingar.

    Não me intimidam.

  41. João Espinho diz:

    @Zé- música de violino a esta hora?

  42. Mª da Luz diz:

    No meio es isto tudo é o silêncio ensurdecedor dos visados, como se nada se tivesse passado. As normas, essas parecem que mudam conforme dá jeito. Parece que há aqui um grande cambalacho e tem que ser investigado, pois são indicadas pessoas que de maneira alguma, podem ter este tipo de atitude e comportamento.
    Penso haver motivo para que o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo – coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19, tome as providências necessárias.

  43. João Espinho diz:

    @luz – não se iluda. Nada vai ser investigado.

  44. Mariuns diz:

    Meus caros não tenham medo que as autoridades investiguem, como diz o povo, quem não deve não teme.

    Garanto que a denuncia foi efectuada a todas as instituições que mencionei no texto, se nao atuarem é coisa que não me diz respeito, todos nós achamos que cumprimos com a nossa obrigação cívica ao denunciar as autoridades o que se fala em Beja para que possa ser devidamente exclarecido.

    Também não entendo porque raio agora se tem medo de ver o assunto esclarecido, este ato deveria ter sido feito pelos visados e acompanhado do esclarecimento dos próprios. Se acham que estão a ser injustiçados entao nós com esta participação as autoridades fomos dar o passo na tentativa de ver tudo muito bem esclarecido e que ninguém fique indevidamente prejudicado.

    O pais tem, instituições, leis e regras

  45. Mariuns diz:

    Uma coisa eu não consigo compreender, mas porque carga de água já foram vacinados todos os funcionários do hospital das secções de Marketing, Informatica, Contabilidade e Recursos Humanos?
    Será que este pessoal é grupo de risco ou beneficiou da norma interna do CA da ULSBA para se vacinarem à frente de doentes?
    O pessoal desses serviços não deveria estar em teletrabalho?
    Se tiverem em teletrabalho, ou mesmo que indevidamente não estejam, porque foram vacinados nesta fase senão tem contacto com doentes?
    Não será isto tudo um ato de má gestão dos recursos que metem a vida de muitos em jogo?

    É que se os funcionarios saudaveis desses serviços não essenciais e que nao contactam com doentes fossem vacinados mais tarde, permitiria certamente salvar muitas vidas vacinando utentes de risco que podem vir a morrer por não ser inoculados a tempo. Um desses obitos pode ser o do teu irmão, pai ou avô.

    Deixo só aqui este texto para que todos possamos pensar um pouco o quanto criminoso é, nesta altura, alguem se vacinar a frente só porque trabalha num hospital e nem um utente vê ou aqueles que exercem cargos politicos e se julgam no direito de ser vacinados.

    Podem não ter infringido nenhuma lei, podem ate alguns achar normal serem vacinados por trabalhar aqui ou ali, mas pensar que vão morrer pessoas porque esta gente arranjou maneira de contornar legalmente as normas é uma coisa no minimo repugnante.

  46. Sénior cardíaco diz:

    Infelizmente, como sabemos, este não é o único caso de favorecimento escandaloso de pessoas ligadas ao PS em Beja. As situações têm-se multiplicado nos últimos tempos, sendo talvez a face mais visível do fenómeno, o repovoamento de fiéis de tudo quanto é cargo técnico e dirigente na Câmara, na Cimbal, na Segurança Social, na CCDR e por aí adiante, com grave prejuízo para a qualidade do trabalho que nesses serviços é desenvolvido, pois a maior parte é gente do aparelho sem quaisquer credenciais técnicas e muitas vezes sem sequer terem formação académica adequada.
    Nota-se bem ainda na pressão sobre os meios de comunicação locais. Isto começa a ter contornos assustadores de regime autocrático. Se este caso servir pelo menos para chamar a atenção para estas situações, alertando os votantes para o perigo que é manter esta gente no poder, já serviu de alguma coisa.

  47. Enxoe diz:

    O engraçado é concluir-se que o “crime” compensa!!…Onde andam as demissões ? nem vê-las!!!Uma vergonha sem limites…Será que os responsáveis maiores não querem esclarecer o povo? assumam-se e tenham vergonha!

Deixe Uma Resposta