Jul 15 2020

Palhaçada

Publicado por as 12:32 em Geral

“O ministro do mar foi inaugurar um eco-ponto.

Querem que repita? Ou é suficiente para entenderem a palhaçada de país onde vivemos?

Um ministro foi inaugurar um caixote do lixo.

Pronto. É só isto. Literalmente, só isto.

Vá. De nada…

(Susana Beirão)”

Share

9 Resposta a “Palhaçada”

  1. Vargas diz:

    Já agora interessava colocar a notícia na íntegra, extraída do Portal do governo:
    “O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou, com a Presidente da Docapesca, na inauguração de um ecoponto marítimo e no lançamento do projecto «A Pesca por um Mar Sem Lixo» em Cascais, onde incentivou os pescadores a participarem «enquanto elementos fundamentais deste projeto».

    O projecto, coordenado pela Docapesca – Portos e Lotas, S.A. com o apoio da APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho, promove a recolha dos resíduos gerados a bordo e apanhados nas artes de pesca, disponibilizando contentores para as embarcações e infraestruturas adequadas para a sua recepção em terra para posterior valorização. Cascais é o décimo quinto porto de pesca a nível nacional onde o projecto está a funcionar.

    Na cerimónia, promovida pela Câmara Municipal de Cascais, o Ministro lembrou que «em 30 anos se conseguiu melhorar de forma significativa a situação de derrames de petróleo no mar, mas os plásticos ficaram para trás e continuaram a contaminar os nossos mares, as nossas costas e a nossa vida marinha».

    Para Ricardo Serrão Santos, «só parando a quantidade de plástico que vai para o ambiente marinho se pode reduzir o número cetáceos, de aves, de répteis e de peixes que morrem à fome, apesar de terem o estômago cheio de plástico».

    Neste momento, com a entrada de Cascais, o projeto «A Pesca por um Mar Sem Lixo» está implementado em 15 portos de pesca, e prevê-se que até ao final de 2020 seja alargado a mais 5 portos.

    O Ministro referiu ainda o projecto piloto em curso no porto de pesca da Figueira da Foz com vista à redução do lixo marinho onde, através de uma aplicação instalada no telemóvel, os pescadores poderão fazer um registo fotográfico dos resíduos avistados no mar. A aplicação fará depois uma caracterização dos resíduos e a sua georreferenciação e, nessa mesma app, informarão se recolheram ou não o lixo avistado.”…

    Assim já será possível uma crítica mais rigorosa e abalizada!

  2. João Espinho diz:

    @vargas – esprema-se a notícia e teremos um ministro a inaugurar um contentor do lixo. Mais objectividade é impossível.

  3. Vargas diz:

    Olhe que não, caro Espinho!
    Cada um depreende o quiser…O acto pelo seu simbolismo talvez se tenha tornado um pouco ridículo. Mas parece-me que o propósito é bem mais significativo, porque o problema da poluição marítima é bem real e tem várias origens!…Quem frequenta as as praias apercebe-se da proliferação de detritos na água, que nalguns locais chega a ser abismal!…O objectivo dos pescadores identificarem e/ou recolherem os resíduos que detectam na sua actividade diária (à semelhança do que já é feito pelos surfistas, e pelas associações ambientais) pode ser uma ideia simbólica, mas tem o seu lado positivo!…Não obstante, o simbolismo do projecto, é necessário que todos façamos muito mais pelo nosso ambiente!…E não pretendo entrar em considerações políticas, que não é de todo a minha área!

  4. Marcus diz:

    É esta a nobre arte da política. Transformar um conjunto de boas intenções junto a um contentor de lixo. Num acto solene de um significado e uma envergadura tal, que até faz chorar os mais sensíveis.
    Como diria o outro, eu não tenho palavras,…

  5. Patolas (e) o Idiota diz:

    Cascais inaugura o primeiro ecoponto marítimo do país
    Há um novo Ecoponto Marítimo na Baía de Cascais para apoiar a atividade piscatória. O equipamento foi inaugurado na terça-feira, num momento em que também foram lançados dois novos projetos que vão contribuir para o desenvolvimento de um modelo de “Economia Circular Azul”: “Pesca por um Mar Sem Lixo” e “Blue Circular Postbranding”.
    Na cerimónia, promovida pela Câmara Municipal de Cascais, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, destacou que a implementação destas iniciativas: “É fundamental. E então aqui, na Vila de Cascais, onde há uma tradição marítima e pesqueira muito grande, é muito importante que estas iniciativas ganhem o relevo que estão a ganhar”.
    Através do projeto-piloto Pesca por um Mar Sem Lixo, que conta com a DocaPesca como parceiro, foram entregues contentores às Associações de Pescadores de Cascais. Cada uma das embarcações de pesca terá contentores para recolha do lixo produzido a bordo e/ou encontrado no mar.
    Ao chegarem a terra, o lixo deverá ser colocado no Ecoponto Marítimo para depois ser reciclado, contando com o projeto-piloto Blue Circular Postbranding para ‘dar uma nova vida’ ao plástico, transformando-o em novos produtos que serão devolvidos aos pescadores, representando um valor acrescentado para o setor das pescas.
    Este projeto é financiado pelo programa operacional Mar 2020 que envolve o IADE, Docapesca, a TratoLixo e a autarquia. Uma sinergia fundamental para o desenvolvimento de uma economia circular.

  6. João Espinho diz:

    @idiota – não acrescenta nada. A cereja é, sem dúvidas, “novos produtos que serão devolvidos aos pescadores”.

  7. CarlosC diz:

    @João:
    Não é um contentor de lixo qualquer… é um contentor de lixo em Cascais!

  8. Almeida diz:

    Ministra da Agricultura inaugura a praia de Beja!!! Qualquer dia temos o Santos Silva a visitar os Infantários do Distrito!!!!

  9. Agricultor diz:

    Pensava que a ministra vinha ver os bonitos e saudáveis olivais que se espalham por todo o lado e vão até às ondas dessa praia. E também podia ir respirar o bom ar da aldeia de Fortes.

Deixe Uma Resposta