Mar 19 2020

COVID-19 em Portugal – ACTUALIZAÇÃO

Publicado por as 13:21 em COVID19

Acompanhe aqui a evolução dos dados provenientes dos boletins diários oficiais da Direcção Geral da Saúde.

O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus subiu, esta quinta-feira, para 785, mais 143 que na quarta-feira, o que representa um aumento de 22,3%. Há uma terceira vítima mortal confirmada, na região Centro. Os números foram divulgados esta quinta-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), no seu último boletim epidemiológico, que revela que há ainda 488 a aguardar resultado laboratorial. Também esta quinta-feira é o primeiro dia do estado de emergência, decretado pelo Presidente da República. O Govenro reúne-se esta quinta-feira em Conselho de Ministros para discutir as medidas.

Nas últimas 24 horas não aumentou o número de doentes do COVID 19 no Alentejo, no relatório apresentado nesta 5ª feira, pela DGS-Direcção Geral de Saúde só estão registados os 2 casos divulgados na 4ª feira.
Entretanto:

1 – A EDP Comercial revelou que, face à pandemia de covid-19, vai deixar de realizar cortes de luz. Ao mesmo tempo, vai permitir maior flexibilidade para que os clientes paguem as faturas da eletricidade. A “EDP Comercial decidiu suspender todos os cortes de energia agendados para esta semana, sendo esta uma medida que deverá ser mantida no decurso das próximas semanas”, refere a empresa em comunicado.

2 – O mesmo exemplo foi seguido pela Endesa, que também anunciou a suspensão de todos os cortes de luz e gás programados devido a falta de pagamento, dadas as dificuldades que os clientes possam ter no cumprimento das obrigações, devido aos efeitos da covid-19.

3 – A EMAS …. (não consegui ler qualquer informação que vá no mesmo sentido das que atrás referi).

A lei estabelece que, por se tratar de serviços públicos essenciais, a interrupção do fornecimento da eletricidade ou do gás, por falta de pagamento, só pode ocorrer após pré-aviso, por escrito, com uma antecedência mínima de 20 dias em relação à data em que o corte irá ocorrer. Agora, esse prazo será acrescido de 30 dias.

Share

Deixe Uma Resposta