Mar 17 2020

Blogs no feminino

Publicado por as 18:30 em Blogosfera

Remetido a isolamento caseiro, vai havendo tempo para meter a escrita em dia.
Hoje vou falar-vos de blogs feitos por mulheres. Não sei se faz sentido falar em escrita no feminino. Sou tendencialmente renitente em aceitar que há uma escrita no feminino. Esta é uma discussão antiga e cada um terá a sua opinião. Que respeito.
Adiante.

Houve um tempo em que diariamente nasciam dezenas de blogs, versando os mais variadíssimos temas, individuais, colectivos, intimistas, políticos,desportivos, etc… Houve blogs para todos os gostos. Foi a época dourada da blogosfera. Aqui por Beja também houve um boom e a cidade chegou a ser palco de encontros de bloggers.
Organizei e participei em vários (quer cá, quer noutros pontos do país). Depois a coisa foi morrendo e a maior parte dos blogs deixou de ter actividade, tendo alguns deles, inclusivé, desaparecido, não permitindo uma consulta para recolher memórias.
A esta Praça foi, diversas vezes, augurada a morte, principalmente quando as redes sociais (Facebook/Twitter) entraram em força no quotidiano das pessoas. Sempre contrariei esse ponto de vista. Por estas bandas faço referência especial ao Alvitrando como um dos que resiste.
Entretanto, outros foram nascendo, ou renascendo.
Faço hoje a divulgação de blogs escritos por mulheres. De Beja ou com ligações à cidade.

Começo ( a ordem é arbitrária) pelo 45 degraus de vida, da Sónia (a mais antiga blogger que conheço). Vão visitá-la. Merece a deslocação.

Merece também uma visita o Perspectivas, da Maria Helena, que esteve uns tempos sem actualizações, mas voltou com vontade de continuar.

Desde 2016, a Rita Conta-me Histórias, com poemas, reflexões e, claro, histórias. Merece uma visita. Ou várias.

Termino este post com o Expoente M, feito com várias mãos femininas e que completou 1 ano no princípio deste mês de Março. Com actualizações muito regulares, é daqueles que também deve fazer parte da nossa galeria de favoritos. Vão lá.

Pronto! Se souberem de mais algum blog, avisem.

Share

Deixe Uma Resposta