Fev 21 2019
A terra a quem a trabalha
Foto: daqui
Governo devolve a última herdade ocupada no 25 de Abril no Alentejo
Mais de 200 hectares da Herdade dos Machados vão ser entregues aos proprietários expropriados, em 1975, quando vários trabalhadores a ocuparam sob o lema “a terra a quem a trabalha”. Os arrendatários a quem o Estado entregou a sua gestão, a partir de 1980, não quiseram manter tais terras, daí a decisão do Governo.
O Estado vai devolver mais de 200 hectares da Herdade dos Machados aos seus antigos proprietários, a quem os primeiros governos a seguir ao 25 de Abril de 1974 expropriaram. A formalização da entrega de tal área, publicada esta terça-feira em “Diário da República”, acontece 43 anos sobre o decreto de nacionalização daquelas terras em Moura, e que mais tarde as entregou a muitas dezenas de arrendatários. Este é o último caso de indemnizações da Reforma Agrária que ainda está por resolver. (ler aqui)
21 de Fevereiro de 2019 às 14:47
Se calhar valia a pena recordar (caso o João Espinho ainda se lembre) que a atribuição destas terras a rendeiros foi feita por Sá Carneiro. Esta é Reforma Agrária do então PPD.
21 de Fevereiro de 2019 às 15:47
@história – recordo-me de tudo. Especialmente do papel do PCP e seus amigos no processo da Reforma Agrária. E sim, estive presente, quando Sá Carneiro veio ao Alentejo inverter o descalabro.
21 de Fevereiro de 2019 às 16:34
Uma pequena correção, este não é o último caso em relação ás indemnizações, existe um processo no tribunal europeu movido pela casa Barreira( Herdade da Apariça). Curiosamente ainda não lhe foram devolvidas todas as terras ocupadas.