Nov 30 2017
Cante alentejano – A resposta do provedor
À mensagem que escrevi, responde o Provedor do Telespectador:
“Exmo Senhor João Espinho,
Agradeço a sua chamada de atenção.
Creio, depois de percorridas as emissões da RTP desse dia e questionados ambos os diretores (de informação e de programas) que não existiu, de facto, referência à efeméride.
Se a resposta do Diretor de Informação vai no sentido de justificar a razão de não ter que dar nota de todas as efemérides, o Diretor de Programas afirma que: “Nos programas, por princípio, comemoramos por vezes números redondos 10, 20 (5…?).
Mesmo assim ainda vai a tempo — ainda não acabou o Cante Alentejano.”
Penso que a equipa do Agora Nós abordará, em breve, o tema.
m/ cumprimentos,
Jorge Wemans
Provedor do telespetador”
Nota: O fado foi, a partir de 27/11/2011, considerado Património Imaterial da Humanidade. A efeméride mereceu referência na RTP. Donde se depreende que 6 anos é um número redondo.
Respondi ao Provedor:
Senhor Provedor, grato pela pronta e esclarecedora resposta.
Porém, realço que, na mesma data, o fado comemorou 6 anos pelo mesmo feito, tendo o facto sido destacado na RTP. Donde se depreende que 6 anos é um número redondo.
Aguardemos pela justa divulgação do cante alentejano.
Cumprimentos.
30 de Novembro de 2017 às 18:41
São realmente uns tristes estes responsáveis pela Informação e Programação da TV pública. Ao ler esta resposta do Provedor do Telespectador, fica-se com a impressão que o homem nada adianta, limitando-se a aceitar e transmitir as informações que incompetentes e ignorantes lhe passam. Fica-se por aí. Mais curioso ainda é que a resposta é dada a despachar, sem um laivo em que reconheça sensibilidade pelo assunto. Juntando isto à falta dessa mesma sensibilidade dos já referidos responsáveis, é o que se viu e continuará a ver. Nós pagamos!