Out 29 2017

O PCP e os comboios

Publicado por as 7:00 em A minha cidade


foto: pedro almeida

Saúda-se o regresso do PCP à luta por ligações ferroviárias dignas que sirvam a cidade de Beja. A RVP já faz notícias sobre as referidas ligações (aqui e aqui). O Facebook foi surpreendentemente inundado por gente a falar de comboios. Nos últimos 4 anos andaram calados. O que é que mudou assim tanto para que se sintam agora incomodados? A gente percebe-os.

Share

22 Resposta a “O PCP e os comboios”

  1. Loendro diz:

    Esta iniciativa Gourmet (como agora lhe chamam) já estava agendada antes das eleições. O que acontece é que, por vontade popular, o PCP perdeu o comboio no dia 1 de outubro, ora se os bilhetes já estavam comprados não vejo qual o problema de que quem, também por vontade popular, apanhasse o comboio aproveitasse para fazer a viagem promocional.
    Eles (PCP) ainda estão em estado de negação e até se esquecem de um jantar privado a portas fechadissimas, com um Chef XPTO que aconteceu no castelo/casa do governador em 2014 no âmbito da Rural Beja e só entraram os convidados para a ceia do senhor.
    Amén!

  2. bate bem diz:

    Mas esta gente bate bem? Agora que o novo executivo começa a trabalhar no sentido de desenvolver o turismo no concelho de Beja e de uma forma bsatante inteligente fazer com que as ligacoes ferroviarias regressem com condições, aparecem estes iluminados nas redes sociais a dizer mal? Afinal o que é que pretendem ? Inercia ja bastaram os ultimos 4 anos, continuem no bota abaixo que daqui a 4 anosnainda vai ser pior.
    Segundo me contaram andaram de bandeira em punho nas portas de Mértola, para quê pergunto eu? As pessoas estao fartas de voces nao entendem. Se o comboio voltar a beja em condições vao dizer que naobfaz falta nenehuma concerteza. Gente mediocre

  3. Filipe diz:

    Agora só falta o ps local

  4. angelico diz:

    bate bem – se não fossem os eleitores comunas estarem fartíssimos do Rocha os inteligentes do PS tinham ganho o que as burras ganham …………

  5. Atento diz:

    Com o comissário Baguinho a comandar as tropas. Já fala no facebook em vigília no dia 1. Acompanhado por outros subalternos alguns comunistas recentes que receberam as ordens do controleiro e obedecem de olhos fechados.

  6. João Espinho diz:

    Vigília onde? Na Praça de Espanha? Em Barcelona? Em Caracas?

  7. Josua diz:

    Sim, só falta agora o PS e o executivo autárquico copiar o exemplo e seguir-lhes pisadas.
    E não estou a ser cínico. Apenas quero o melhor para a minha terra e para minha região.

  8. Apaixonado diz:

    Uma paixão assolapada… por comboios!

  9. Mário Raposo diz:

    O PS local tem uma dívida para com a cidade em termos da ferrovia e dos comboios.
    Já que o anterior executivo socialista de JPV não se saiu lá muito bem, sobretudo devido ao seu silencia cúmplice, do facto de ter sido um governo do PS a eletrificar toda a linha do Alentejo até Évora, deixando o troço entre Casabranca e Beja de fora.
    De modo que a meu ver muito bem, a CDU que agora é oposição na autarquia, começou a explorar e até de forma muito assertiva esta “fragilidade” do PS local.
    É a politica de quem é oposição, e tem todo o direito e dever até de a fazer.
    Aliás, foi isto que os anteriores vereadores do PS no mandato anterior deveriam ter feito também.

  10. angelico diz:

    os gajos do Beja Merece ja andam em grande briga , no FACE ,com os gajos e gajas do PS.Esta garreia promete.

  11. Sra Ela diz:

    Brigas no Face…
    Gajas…
    PS…

    No Face vi foi o Dr. Gaitinha a bater no Sr. Barahona.
    Isso sim uma vergonha.

    Toca a dormir, porque a almofada é sempre uma boa conselheira.
    Por hoje já chega de baboseiras e disparates.

  12. Piri-Lao diz:

    A CDU ainda não percebeu o que lhes aconteceu nas ultimas eleições. Tiveram um cartão vermelho dos eleitores do concelho de Beja… e por uma diferença que há muito não era vista. Assim, deviam de tirar ilações, deixar trabalhar quem tem que trabalhar em beneficio da cidade. Temos um Rui Eugenio que agora passa a vida nos comboios, um Picado que passa os dias na Câmara sem perceber que o seu reinado terminou e que as pessoas não votaram neles e os querem longe da Câmara pois já lhes fizeram muito mal… AZIA… MUITA AZIA

  13. Mário Raposo diz:

    Azia, também certamente.
    Mas, ou muito me engano, ou parece-me que encontraram no comboio, PCP-CDU … assim como o PSD, uma fragilidade com a qual executivo camarário recém eleito tem muita dificuldade em lidar.
    O seja, nem sequer irá ter o habitual período de lua-de-mel dos primeiros tempos pós-eleição. Leva logo pela frente com a “pesada herança” do anterior executivo socialista de JPV e o abandono com que os governos centrais entre os quais os socialistas nos têm brindado ao longo de décadas.
    Agora uma coisa é bem verdade, este apelo a reunir em torno do comboio para Beja, veio mesmo na altura certa.
    Isto porque a desculpa da CP de não ter carruagens mesmo obsoletas para efetuar o famigerado serviço, é a prova provada DE QUE JÁ SABIAM DESTE FACTO DESDE O TEMPO EM QUE OPTARAM PELA NÃO ELETRIFICAÇÃO DA VIA.

    P.S.: J. Espinho, as minhas desculpas por ter levantado a voz.

  14. Rui Eugénio diz:

    Caro Piri-Lao, presumo que seja murcho, porque um Piri-Lao que se preze, verdadeiramente ativo, não se esconde sob a capa do anonimato. Passemos à frente para, em primeiro lugar, dizer ao João Espinho que anda muito desatento. O PCP não regressa à luta, o PCP sempre esteve na luta pelos comboios (e não só). Mas vindo de quem vem, é normal que se informe assim. Não se esperava outra coisa. Mas informa-te melhor Espinho, se queres ter alguma credibilidade no teu blog.
    Depois, dizer a este (ou esta) Piri-Lao, que eu – Rui Eugénio -, não passo a vida só nos comboios. Passo-a no IP8, IP2, IC33, no aeroporto, nas ruas da nossa cidade, vila e aldeias, em contacto com a nossa natureza, a nossa cultura, os nossos artistas, nas nossas iniciativas, nos nossos eventos. Passo grande parte da minha vida a viver o meu concelho e preocupado com ele, com o bem estar das nossas gentes. E não, definitivamente não há azia nenhuma. Continuo a ser o mesmo que era, quem me conhece sabe disso. Mantenho-me coerente e fiel aos meus ideais, às minhas convicções.
    Quanto ao resto, apenas relembrar que merecemos a confiança de muitos eleitores que elegeram como vereadores o João Rocha, o Vítor Picado e a Sónia Calvário. E estes, como qualquer cidadão, podem entrar na Câmara (Paços do Concelho) sempre que quiserem.

  15. lica diz:

    sempre se realizou a apresentacao do PSL aos militantes Bejenses ?

  16. Américo diz:

    PCP a falar em pesada herança em Beja para mim é a anedota do mês.
    Será que ainda não perceberam que foram eles que “perderam o comboio”? Figural e literalmente. Será que o comboio se “foi embora” devido ao JPV ao á gestão pré-histórica do PCP nestes anos todos, que levou à perca perda de influência da capital de distrito.

    Já dizia o gordo, ” ehhhh, têm pai que é cego”.

  17. Sol diz:

    Depois das opiniões escritas, vou dar a minha :

    Beja mais cedo do que tarde vai ter o seu comboio eléctrico de Casa Branca a Beja, é tudo uma questão de tempo e saber esperar.

    O que acontece por uma simples estratégica partidária é que o PCP / CDU depois de perder as autárquicas no passado dia 1, por um valor e percentagem inédita, foram 1.444 eleitores a fazer a diferença e a dar a maioria absoluta ao Paulo Arsénio / PS e muita gente independente, optou por esta via da contestação e a tentar dominar o movimento BEJA Merece +, com vários pontas de lança lá incluídos e a corroer o esquema, como é fácil perceber e entender.

    Só quem anda distraído é que não vê que hoje é isto, e amanhã será outra qualquer situação na caça ao eleitor, porque para eles ( PCP/CDU) já começou a campanha de 2021.

  18. João Espinho diz:

    @eugénio – prezo em vê-lo neste lugar mal frequentado, desinformado e sem credibilidade. As suas observações são, para mim, elogios. Sabe, tenho por hábito não olhar para onde querem que eu olhe. Assim evito alguma areia que me queiram mandar para os olhos. Como você é um tipo inteligente, entende-me.
    Quero também elogiá-lo por dar a cara, assinando o comentário. Assim fossem todos os seus “camaradas” e o mundo dos comentários teria muito menos lixo. Volte sempre. Aqui gostamos muito de quem se mantém coerente e fiel às convicções e ideais.

  19. Mário Raposo diz:

    O debate politico-partidário, além de imprescindível, se não for bem apimentado, não tem interesse algum.
    Espera-se é que no caso do comboio, não sirva para estremar posições, a tal ponto que o PS e os seus apoiantes comecem a negar até a própria evidencia das coisas.
    Que aliás é o que já se lê em todos os blogs da cidade, ou seja a convicção que mais tarde ou mais cedo, a via férrea até Beja irá ser eletrificada.
    Como é que têm a certeza disso?
    Quem é que lhes terá segredado ao ouvido tal improvável impropério?
    Terá sido o ministro que tem a responsabilidade direta e que tanto gosta do Baixo Alentejo?
    Ou será que ainda não perceberam que quando na altura a via férrea não foi eletrificada, já era para a encerrar mais tarde ou mais cedo?
    Ou então quererão continuar com a politica do executivo de JPV e o seu silencio cúmplice?
    Pelo que, talvez valha aqui lembrar aos atuais detentores do poder que embora possam continuar a fazer passeios de comboio ou festsa e festas como o anterior executivo da CDU. Daqui por quatro anos, se necessário for, seguirão o mesmo caminho dos seus três antecessores.

  20. Lufada diz:

    Rui Eugénio, acredita mesmo que os outros acreditam nessa sua boa fé toda ? Que todos acreditam nessa preocupação toda com o concelho e com o bem estar das nossas gentes ? Meu caro, a sua coerência e fidelidade aos ideais é legitima. Não se esqueça é que não pode nem deve substimar o próximo, porque ele de uma forma natural pode saber precisamente quais são esses seus ideais e essas suas convicções.
    Como se viu na conturbada tomada de posse da União de freguesias de Albernoa e Trindade.

  21. SimSenhor diz:

    @ruieugenio
    Podem entrar na Câmara. ..mas andam lá a fazer o quê? O desmame? Aceitem que doi menos.

  22. Maria Ramos diz:

    Sobre o comboio, o PCP fez no passado fim de semana uma campanha de rua em Beja, cuja causa é válida, peca pelas pessoas com baixa formação andarem a distribuir panfletos e a dizer que é responsabilidade do recém eleito Presidente da Câmara, a responsabilidade dos autocarros de ligação de Beja a Casa Branca da CP, Eu própria fui abordada desta forma! onde tive de esclarecer a alma que me abordou. UM BAIXO NÍVEL, não é desta forma que lá se vai! Esta é uma causa de Todos os baixo Alentejanos. O PCP e Bloco de Esquerda, na assembleia da Republica e como fazem parte da Geringonça deviam defender estas causas já que conseguem aprovar tantas leis, em vez de defenderem a a mudança de sexo aos 15 anos e a entrada de cães em Restaurantes, negoceiem sim estas causas que afectam as populações. E já agora revejam as consequências de termos uma capital do Alentejo em Évora que tanto defendem!

Deixe Uma Resposta