Ago 10 2017

Sobre o comércio em Beja

Publicado por as 9:35 em A minha cidade


foto: joão espinho

Comentário de leitor:
“O desenvolvimento sustentado é multifactorial e não se resolve com festas .
Resolve-se com a análise dos problemas e com a participação de todos os intervenientes/ interessados ( “stakeholders” , se quiserem). É evidente que o comércio de Beja , como o de outras cidades do País , reflecte a capacidade financeira dos cidadãos que lá vivem e a capacidade de captar clientes “externos”.
Nesse aspecto melhoramos um bom bocado de há 2 anos para cá pelas políticas levadas a cabo pelo Governo do PS, como se sabe, e é de justiça referi-lo com o apoio do BE e da CDU .
Mas no microcosmos local, compete ás organizações empresariais o” locus” de análise interno , as potencialidades e constrangimentos dos diversos sectores e o apoio técnico a projectos.
Depois deveria existir uma EFECTIVA e não “Virtual” interface com a Autarquia no sentido da criação de condições para que projectos e estratégias de desenvolvimento sectorial fossem levados por diante. Ganhava a Cidade e o Concelho e ganhavam os protagonistas/ comerciantes.

Mas como é que querem desenvolver o sector com interlocutores que ABOMINAM a Europa , HOSTILIZAM a permanência no Euro , desancam forte e feio no “patronato” em geral , apoiam Ditaduras como a Coreia do Norte e nada dizem quando os E.U.A. congelam os bens( gostaria de saber quais e quantos) que Nicolás Maduro tem nos Estados Unidos…e abate manifestantes na rua…
Uma coisa que me tem intrigado é que muitos dos ditos comunistas da nossa cidade e do nosso Concelho tem os filhos a trabalhar em Países Europeus , como a Inglaterra, França ou Alemanha, ou nos Estados Unidos e até na Austrália…e lá não me parece que integrem qualquer movimento Político Contra o tal Capitalismo Selvagem ou pela saída da Alemanha do Euro , por exemplo…seria até engraçado…”

Nota do editor do blog: Concordando com grande parte do que escreve o leitor, parece-me de um excessivo optimismo referir “melhoramos um bom bocado de há 2 anos para cá pelas políticas levadas a cabo pelo Governo do PS, como se sabe, e é de justiça referi-lo com o apoio do BE e da CDU”. Está por provar que estamos um bocado melhor. Pode ser uma ilusão. E só o futuro ditará os resultados das políticas da geringonça.

Share

5 Resposta a “Sobre o comércio em Beja”

  1. Donald diz:

    “Está por provar que estamos um bocado melhor”. Mas o sr. é cego ou quê?

  2. João Espinho diz:

    @donald – depende dos óculos que estou a usar em determinada ocasião. O futuro dirá se estamos melhor.

  3. mike fox diz:

    A geringonça irá prestar contas em 2019, mas espero que a o concelho de Beja acorde a tempo de enviar o neanderthal tardio na noite de 1 de Outubro próximo à meia-noite, num passeio de barca,em que Joane vá na companhia do seu Sapateiro e da Alcoviteira,claro que sem moedas.

  4. Américo diz:

    Há uma alegoria perfeita para estas situações, que é a do baloiço, vamos ver se não estamos a ganhar balanço para nos espetar-nos outra vez. Eu acho que estamos…

  5. João Espinho diz:

    @américo – também me parece.