Jun 19 2017

De que bombeiros precisamos?

Publicado por as 23:17 em Geral

O Paulo Nascimento deixou, em comentário, a seguinte questão:
Num país de risco elevado, e com muitos e violentos incêndios todos os anos, como é que a esmagadora maioria dos bombeiros são voluntários ?

E adianta a alternativa:

“Criar uma força de Bombeiros à imagem das outra forças de segurança, tal como a PSP, GNR e Forças Armadas com presença alargada em todo o território nacional.
Assumir a nível central a responsabilidade dessa força de Bombeiros profissionais e retirar o fardo financeiro e administrativo das câmaras municipais, com um comando militarizado ou semelhante a nível nacional.
Integrar ou extinguir nessa estrutura as unidades de bombeiros existentes noutras estruturas , GIPS da GNR, FEB (força especial de bombeiros).
Alargar o serviço de INEM a todo o país com mais homens e meios próprios tal como a PSP ou GNR e retirar essa responsabilidade aos bombeiros voluntários ( eu sei que isto tem implicações económicas negativas para essas corporações).
Colocar a Proteção Civil no seu devido lugar, como estrutura de apoio e não como unidade de comando dos bombeiros.
Esta estrutura nacional de bombeiros profissionais só atuaria em casos de emergência, deixando as corporações de bombeiros voluntários com os serviços não urgentes, (consultas, transportes de doentes.. etc …) e como apoio aos bombeiros nacionais.
Uma estrutura destas teria um nível de formação e prontidão incomparavelmente superior ao que existe hoje, tal como acontece nos países desenvolvidos.
Esta aberração nacional de dependermos quase em exclusivo de voluntários tem de acabar. Com a crise recente, muitas corporações quase fecharam portas porque perderam muitos dos seus efetivos para a emigração, muitos deles com altos níveis de formação como bombeiros.
Ainda hoje existem muitas corporações em dificuldades por falta de efetivos, como por exemplo Mértola , situada numa zona crítica, e que ao que sei têm apenas dois motoristas com carta de pesados, ou tinha até há bem pouco tempo.
A isto se juntam os cortes nos orçamentos e nas receitas das corporações voluntárias que levaram muitas das quais a uma situação de rutura e que só não fecham porque as câmaras as seguram in extremis.
Sou bombeiro voluntário há 25 anos, tenho as formações em dia, mas como voluntário tenho de conjugar com a minha atividade profissional, no dia em que não conseguir, terei de escolher entre os bombeiros e a minha profissão, e tal como muitos deixarei de ser bombeiro, por muito que me custe.
E como voluntário, sou o primeiro a reconhecer que faz falta uma estrutura profissional em todo o país, e não apenas nas cidades ricas que podem pagar bombeiros sapadores, E como eu muitos voluntários dirão o mesmo.”

foto daqui

Share

Uma Resposta a “De que bombeiros precisamos?”

  1. Praça da República » Sem propriedade não há limpeza diz:

    […] um leitor: “O Sr. Paulo Nascimento focou um aspecto muito importante. Diria que estão ai enumerados 50% dos […]

Deixe Uma Resposta