Abr 22 2017

Indignação e tristeza

Publicado por as 10:00 em Autárquicas 2017

No passado dia 22 de Março escrevi ao Secretário-Geral do PSD o e-mail que transcrevo na íntegra.

Exmo. Senhor
Secretário-Geral do PSD
Caro companheiro José de Matos Rosa,

Sou militante do PSD, desde 1979 (nº 3602), da Secção de Beja. Já desempenhei funções de vogal da CP de Secção e deputado municipal eleito na Assembleia Municipal e numa Assembleia de Freguesia, na cidade de Beja.

Ao longo destes já longos anos de militância, tenho assistido e participado em diversos processos eleitorais, quer autárquicos, quer legislativos.

A minha participação em diversas campanhas eleitorais do PSD tem sido de franca e leal actividade, com exposição pública e defesa dos interesses da região e do Partido.

O que me leva a escrever-lhe, caro José de Matos Rosa, é a minha indignação perante o facto consumado da homologação pela CPN do nome do candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Beja.

Quebrando-se uma longa e vantajosa tradição, de discussão nos órgãos internos da secção, quer dos perfis dos candidatos, quer das propostas/ programas eleitorais autárquicos a submeter a sufrágio nas eleições, constatei que, este ano, estranhamente, a habitual reunião da Assembleia de Secção para discutir o que atrás referi, não se realizou. Isto é, não foi cumprido o que está estipulado nos estatutos, onde se prevê :

“2. Compete à Assembleia de Secção:

f) Dar parecer sobre as candidaturas aos órgãos das Autarquias Locais e aprovar o Programa Eleitoral, sob proposta da Comissão Política (…)”

Estando superiormente homologada a candidatura do companheiro Pinela Fernandes, parece-me que, qualquer posterior reunião da Assembleia de Secção, não passará de uma mera formalidade para ratificar o que, sem qualquer discussão interna, foi já decidido.

Há já dois mandatos consecutivos (2009/2013 e 2013/2017) que o PSD não consegue eleger 1 vereador para a Câmara Municipal de Beja, cidade capital de Distrito.

Todos conhecemos que o terreno (Alentejo) é de difícil implantação para o PSD o que, a meu ver, obrigaria a uma reforçada união dos militantes e a uma tentativa de congregar em volta de um candidato o esforço de todos os militantes.

Ora, na situação presente, ausência de debate, tentativa de “imposição” de candidato, não são de augurar bons resultados para o PSD em Beja.

Em conversa informal com o Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, confirmei que a mesma não foi convocada, apesar de sugerida, por não ter sido considerada necessária pela Comissão Política de Secção, onde, tanto quanto sei, foi o nome de Pinela Fernandes aceite por unanimidade.

Não estando em causa o nome do companheiro agora superiormente homologado, julgo que deveria ter havido um debate franco e, se necessário, aceso, para definição de objectivos, programas e perfis das candidaturas. Para além disso, as Assembleias de Secção são uma forma de exercer a militância e um sinal de efectiva vontade de congregar esforços.

Termino este meu desabafo de indignação, e muito principalmente de tristeza, apelando à sua capacidade para, da forma que considerar mais adequada, tentar alterar o caminho agora tomado e que, espera-se, não leve a um desastroso resultado eleitoral do PSD no concelho de Beja.

Com os melhores cumprimentos

E saudações social- democratas,

Beja, 22 de Março de 2017

João Carlos Ferraz Espinho

Share

16 Resposta a “Indignação e tristeza”

  1. Sol diz:

    Porca miséria com tiques de ditadura.
    É por essa e outras razões que não sou militante de partido algum, mas civicamente estou e estarei sempre activo.

  2. Sentinela diz:

    É fácil ao PSD eleger um vereador para CMB, é só assumirem a aliança PCP/PSD em vigor neste últimos quatro anos. E serão mais quatro anos de felicidade em conjunto, bem haja aos noivos. É só sairem do armário e assumirem a relação em público…

  3. atento diz:

    Ainda há quem se indigne com as coisas da política, santa ingenuidade. Os políticos na sua grande maioria são FEIOS, PORCOS E MAUS, independentemente do partido. Já dizia um famoso filósofo, dêem o poder aos homens para conhecer a sua pior faceta. Vejam o caso do Hospital de Beja, um anterior vogal do conselho de administração depois de tudo o que de mau fez, tem agora um bónus, voltou para o conselho de administração. Na política pode-se dizer, quanto pior melhor.

  4. joao paulo ramoa diz:

    Pensei que companheiro Espinho já não tivesse sentimentos de tristeza sobre o PSD local pois já não tem idade para ilusões. Agora até se chega, nas raríssimas actividades PÚBLICAS do Partido as cartas de convite aos militantes a serem seleccionadas, isto é….este interessa ir mada-se a carta, este não interessa, rasga-se a carta. Por isso, este episódio a que te referes, de nem haver uma Assembleia de Secção para aprovar o Candidato, fosse ele qual fosse, na obrigação estatutária de uma Assembleia de Secção, acho muito consentâneo com o que tem acontecido nessa CPS. Ou melhor, do que não acontece…. Porém a ausência total da discussão aberta a todos os militantes ( parece que não, mas aquilo é um Partido Político que se diz democrático ) sobre algo que é de todos, assim como a discussão politica de opções como por exemplo da coligação com PP, só encontro uma resposta : revela a segurança com que leva os responsáveis a pensar que isto está no papo. Isto é, a vitoria nas Autárquicas ” é dificil mas será nossa”. E por isso nem é preciso grande esforço e nem perder tempo com essa coisas chatas da democracia, de reunir, ouvir as pessoas, cumprir os estatutos.

    Agora e na sequência deste meu comentário, veio-me á memória a letra de uma musica bem antiga, e que a certa altura dizia…”….o Sol brilhará para todos nós….”

    E vai brilhar. Por isso João Espinho, não fiques triste e vai apanhar sol.

  5. tal e qual diz:

    Amigo Espinho, partilho tanto dessa tristeza que era capaz de escrever uma carta quase igual. A única diferença é que eu AINDA sou do PS e a carta iria para o António Costa que anda a ser bem enganado por corja igual a essa. Mudam os nomes, as habilidades e os palhaços mas o cheiro e o circo é quase o mesmo. Olhe, acho que vou aproveitar a inspiração e escrever a cartinha

  6. João Espinho diz:

    @talqual – julgo que no PS de Beja foram respeitados os respectivos estatutos e ouvidas as estruturas que tinham que ser ouvidas.

  7. MARIA FLORES diz:

    Cada vez mais o ” modus operandi ” da Concelhia do PSD se assemelha ás praticas antidemocráticas de uma qualquer Organização Concelhia do Partido Comunista. A todos aqueles que não se revêm neste PSD, com laivos Sociais Fascista , só lhes restas votar contra este estado de coisas.
    Se o Pinela Fernandes ainda tivesse alguma pinga de vergonha deveria seguir o caminho que o Manuel D. Masseno indicou ao Paulo Arsénio , ou seja renunciar á candidatura.

  8. bejense diz:

    Será que tenho também que escrever ao camarada Jerónimo? Já chega de Rocha, porra.

  9. jesualdo queimado diz:

    CÁ POR TERRAS DE ALMODOVAR…DEPOIS DE NEGOCIATAS ATRÁS DE NEGOCIATAS…NUMA TARDE DE NEVOEIRO…LÁ ECONTRARAM…ALGURES PERDIDO NA PLANICE…O TÃO DESEJADO…AGORA VERSÃO DOIS…SEBASTIÃO/RICARDO…SÓ OS DOIS PORQUE NINGUÉM QUER IR COM ESTA DUPLA, OS DOS INDEPENDENTES NÃO QUEREM IR POR MOTIVOS DO RICARDO…E OS DO PSD NÃO QUEREM IR POR CAUSA DO SEBASTIÃO.ENFIM ESTES DOIS VÃO REDUZIR O POUCO QUE RESTA DO PSD LOCAL A CINZAS…SÓ A ÂNSIA DE PODER LEVA ESTAS DUAS ALMINHAS A FAZEREM ESTAS TRISTES FIGURINHAS.

  10. Lufada diz:

    Sobre o candidato do psd à CMB, convém aqui deixar o relato duma situação que aconteceu no sábado passado em Albernôa. O dito candidato deslocou-se a Albernôa a fim de assistir à final do jogo de futebol, e conversa para cima conversa para baixo, achou que o que Albernôa precisa é de um campo de futebol……sintético.
    Presume-se que terá ficado apresentado.

  11. Mustafá diz:

    João, foi uma maneira subtil de amealhar mais uns votos para o PS e assim tentar tirar o Rocha da presidência.

    Já não tens vergonha nenhuma e trais o teu partido de sempre, coitado, onde tu chegaste.

    Vendeste-te ao PS, vergonhoso.

  12. João Espinho diz:

    @mustafa- não lhe ocorre mais nenhuma teoria ou argumento?

  13. BEKA diz:

    @ Mustafá — essa farpa ao Espinho parece vir de membro da Familia C que controla a concelhia do PSD de Beja. De facto uma pessoa dizer-se do PSD e vender a dignidade ao PCP e ao João Rocha a troco de um salario numa qualquer Junta de Freguesia Comunista é miserável.

  14. MARIA FLORES diz:

    é triste ver que o PSD , através do Mustafá , não aceite qualquer critica á sua falta de democraticidade interna. De facto é triste que a pratica politica do PSD em Beja cada vez mais se identifique com as praticas Estalinista do PC.

  15. Blue Eagle diz:

    Como militante do PS que acompanha de perto os processos autárquicos no distrito, tenho de dizer que concorde-se ou não com a escolha feita para cabeça-de-lista à CM Beja os Estatutos foram integralmente cumpridos pela Estrutura Política Concelhia de Beja. Repito: Integralmente. Não vale a pena tentar lançar areia.
    O que se passa na casa de outros obviamente não comento até porque não conheço.

  16. Felipe Fernandes diz:

    Esse candidato PSD à CMB, deverá ser o responsável por mais um resultado histórico, o minimus, tal como aconteceu nas últimas autárquicas em Aljustrel.

Deixe Uma Resposta