Abr 07 2017

Análise de um leitor

Publicado por as 8:30 em A minha cidade


foto: joão espinho

Comentário de leitor deixado aqui:
“Permitam-me uma análise mais fina…criticavam o Miguel Góis quando vereador por utilizar “estrangeirismos”, lembram-se? Wine Fest …e tal ,pago, que era para “elites” hã? lembram-se ou não,pessoal?!!? mas aparecem agora” Horseball Champions League” e ” Santa Maria Summer Fest “….pah…mantenham o atraso civilizacional na cidade…mas não comam os outros por parvos.

Já agora, por estrangeirismos, a evidência de privilegiarem os “stakeholders” internos (o discurso e as acções viradas para dentro, para o clã de votantes) é que impede o progresso de Beja ou ainda não notaram isso…é uma pescada de rabo na boca…e o PSD / Facção Neoliberal aplaude….. Nos países do Sul da Europa sobrevivem ambos no que ainda resta das águas turvas da iliteracia social e da baixa consciência civilizacional.

Na Grécia ou em Espanha os Movimentos Sociais “avançados” como o Syriza ou o Podemos já relegaram as esquerdas estalinistas para um canto…aqui pela nossa terra prevalecem teimosamente…

Já agora(pela segunda vez pois atão…) o “Programa de festas”…é tudo antes de 1 de Outubro ( ok, até 6 de Outubro) 16 EVENTOS ATÉ OUTUBRO E DEPOIS,APENAS A PASSAGEM DE ANO..em Novembro e Dezembro tiveram o bom senso de não colocar eventos , pois quem ocupar a Câmara a seguir podia não gostar… ou é subliminar a mensagem ” connosco fazem-se coisas , com quem vier a seguir, depois do dia 1 de Outubro se não formos nós é o deserto?”– a passagem de ano é consensual mas quem vier a seguir não vai dar 40 mil euros numa noite à Ana Moura , poderá ficar pelos 10 mil aos Xutos e Pontapés por exemplo … é que o dinheiro custa a ganhar e tem que ser gasto como deve ser…Isto aqui não é SERPA onde parece que ainda se anda a tapar os buracos que por lá ficaram…e não são os das estradas…

AS PESSOAS AINDA NÃO ACORDARAM?

Dos 25 mil euros da primeira tranche dos 100.000Euros que a Autarquia ofereceu a Serralves não se divisa qualquer evento, exposição , mesmo que tangencial… por desconhecimento meu certamente o protocolo com Serralves deverá ser para executar a partir de 2018 ou não é suficientemente atractivo para as “massas populares” e constará de um outro “menu” desta vez “cultural” a redigir pela nova assessora, muito dinâmica, vinda expressamente de Lisboa e recomendada pelo Partido e que já soa por aí integrará as listas da CDU à Autarquia? Vasto curriculum não lhe falta…

Conversa possível em Bruxelas :

– Ó Xico! Tu que és de Beja explica lá quem é que está a tentar atrair investimento para o teu Concelho!?

– É o Partido Comunista! Temos uma Câmara Comunista que quer atrair investimento para o Concelho! Empresas limpas, Organizadas, de fileiras tecnológicas de preferência! Depois vem a Ana Avoila e pimba! nem a empresa NORMA se safa…

– ah ok! fixe!

– Pomos um cartaz logo na rotunda da Força Aérea a dizer que somos contra a permanência na união europeia e que devemos sair do Euro! Mas aguardamos ansiosamente que os turistas estrangeiros, especialmente Europeus, nos venham visitar!!! o Turismo vai crescer à parva!então os Espanhóis… vai ser uma enchente… os Turistas têm é que falar português porque aqui na cidade quase não há restaurantes com funcionários que falem Inglês ou Francês…quase tudo fala o ”bifiú com oviú estreladiú”…só no café do castelo se fala alemão porque o dono ( homem 5 estrelas, um abraço!) esteve na alemanha uns tempos…

– ok Xico já percebi… os Comunistas vão captar investimento privado e com isso trazer mais desafogo e logo mais qualidade de vida à Cidade e ao Concelho e vão trazer mais turistas!

– Sim temos previstos muitos eventos mobilizadores… até Touradas organizadas pelos “Verdes”, que nunca disseram uma palavra acerca da ocupação do solo do Concelho por milhões de pés de Olival intensivo e super intensivo e de que metade dos militantes e simpatizantes são contra as touradas… é que muito do dinheirinho que a Câmara tem disponível ( este ano acho que foi um acréscimo de 800.000 euros será verdade?)vem da ocupação do terreno por olival…será?

A missiva já vai longa e não se podem esgotar os assuntos assim de um fôlego… eu também tenho estado fora e regressei hoje à cidade e aqui à escrita, mas tenho ainda afazeres urgentes… um abraço aos Compadres e Comadres e desculpem qualquer coisinha… deste vosso amigo

corocota

PS:

ESTE POST É UMA OBRA DE FICÇÃO PELO QUE QUALQUER SEMELHANÇA COM PESSOAS , FACTOS OU LUGARES SERÁ CERTAMENTE FRUTO DA COINCIDÊNCIA…tão a ver?”

Share

8 Resposta a “Análise de um leitor”

  1. grafiti diz:

    O João Espinho, então a sua “Praça” transformou-se página pró PS? Meu caro você está cá a sair-me um valente “António Peixoto” – espero que receba o mesmo pelo seu trabalho.

    Eu sou daqueles que ainda se lembra do dia em que “o 25 de Abril chegou a Beja” e depois foi o que se viu.

  2. Lufada diz:

    Análise brilhante !!!
    Parabéns.

  3. Sol diz:

    Texto invulgar mas muito real.

  4. Vitor paixão diz:

    Esclarecimento:

    O Santa Maria Summer Fest é da exclusiva responsabilidade de uma Associação Juvenil de nome CulturMais e que vai para a 8ª edição, como tal foi um estrangeirimo inventado por mim que na altura era presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira – Beja, eleito pelo PS.

    Nesta edição, mais de 60% do orçamento do festival é da responsabilidade da Associação, o restante apoio é proveniente de alguns privados e de alguns apoios institucionais, particularmente de autarquias que nos apoioam mediante a concessão de apoio logistico, subsidios e outras que nos permitem levar às suas localidades diversos espectáculos tendo em vista angariar fundos.

    No ano passado ainda assim tivemos prejuizo o que não nos impediu de apoiar a Cruz Vermelha tal como temos feito nos outros anos não só com esta entidade como também com o Cantinho dos Animais, Cercibeja, entre outras.

    Temos trabalhado e continuamos a trabalhar, sempre que nos permitem, com a Câmara de Beja e Juntas da Cidade, nossos principais parceiros, mas também com Cuba, Ourique, Aljustrel, Mértola, Moura e já realizámos uma iniciativa no Porto.

  5. corocota diz:

    Caro Sr.Vítor Paixão:

    Nada a opor ao seu trabalho e ao seu post…eu só assinalo é que ouvi críticas de gente ligada a CDU pelos” estrangeirismos” usados pelo vereador Miguel Góis na altura e anoto dois desses “estrangeirismos” na actual”Agenda de Eventos” da CMB …a Associação CulturMais conheço de “raspão” mas gostava de saber um pouco mais sobre ela…vou informar-me e um dia poderemos trocar pontos de vista sobre a ” agenda cultural” da cidade, especialmente o que é que “exportamos culturalmente”( passe a expressão, mas não encontro outra melhor…)de Beja para o País e para o Estrangeiro para lá dos Virgem Suta e dos Tais Quais…e nestes últimos 3 anos …ploffff…foi-se a “aura” de quem “fez muito bom trabalho em Serpa”…

  6. Vitor Paixao diz:

    Limitei-me a explicar aquilo que entendo deveria explicar. Quanto à actividade da Associação terei imenso gosto em dar-lhe a conhecer a nossa actividade, para o efeito bastará procurar-me pois tenho um nome e um rosto. Não deve ser difícil para si a menos que não se queira dar a conhecer. Cumprimentos.

  7. corocota diz:

    @Vitor Paixão

    Já me informei e me informaram sobre a associação CulturMais. Nada a criticar. Um nicho mais voltado para um determinado tipo de expressão musical , que não sendo o meu favorito, é objectivamente “curtido” por muita gente e tem lugar no nosso panorama ludico-cultural…um dia falamos…;)

  8. Vitor paixão diz:

    “Um nicho mais voltado para um determinado tipo de expressão musical…”

    Lamentavelmente informou-se ou informaram-no mal. É no minimo frustrante quando tentamos ecletizar um festival que já atingiu uma dimensão internacional, festival esse em que para além de Mão Morta (que nada tem a ver com a “expressão musical” ou “nicho” que refere), Fuse, King Dude, tem ainda Paulo Colaço, A Coruja, de Beja, entre outras coisas bastante alternativas. Desde a sua segunda edição que o temos vindo gradualmente a ecletizar embora reconhecemos e não escondemos as suas origens. Mas muito mais haveria para dizer sobre o Santa Maria Summer Fest. Posto isto pergunto-lhe qual o “nicho” de:

    – Mão-Morta;
    – Vivianne (dos Entre Aspas);
    – UHF;
    – Fred Martins (cantautor e principal letrista de Ney Matogrosso, Zelia Dunxan, entre outros);
    – António Pinto Basto;
    – One Vision – Tributo aos Queen;
    – Os Vocalistas (cante alentejano/música do mundo);
    – Eroscópio;
    – António Raminhos;
    – Herman José;
    – Quim Roscas e Zeca Estacionância;
    – Octávio Matos e Isabel da Matta com a peça de tetaro cómicp “Quem é o Jeremias”;
    – Florbela Queiroz e Vera Mónica com o Teatro Revista “Olhá Florbela”;
    – Artes circences;
    – Musical Infantil (dia 21 de Abril);
    – Berg (em Maio)
    – Magia(Ilusionismo (em Junho).

    Entre outros…

    Diga-me, qual o nicho a que pertencem todas estas actividades, todos estes artistas com quem já trabalhámos? Sinceramente…

    Em Beja há cada vez mais a mania de invejar senão o sucesso pelo menos o esforço dos outros mas infelizmente teimam em conotar a CulturMais com o seu (admito) principal evento, que é o Santa Maria Summer Fest e que mesmo assim sempre que há receita apoia a Cruz Vermelha, já apoiou o Cantinho dos Animais, a Cercibeja, entre outros? Que traz durante 3 dias mais de 2.000 espectadores a comerem. beberem, dormirem e consumirem em Beja? Rico “nicho”.

    Concluindo, explicaram-lhe mal e garanto-lhe que de forma maliciosa pois embora não o conheça não quero acreditar, pela forma como está neste espaço, que o faça deliberada e propositadamente.

    Já agora, aqui ficam algumas bandas que vêm ao SMSF 2017 e que nada têm a ver com o “objectivamente curtido”:

    Orphaned Land (Israel) – https://www.youtube.com/watch?v=wT2k91TAGbA
    King Dude (USA) – https://www.youtube.com/watch?v=BiSnI8vyxx0
    Fuse (Portugal) – https://www.youtube.com/watch?v=f4EBoXathRM
    Paulo Colaço (Portugal/Beja) – https://www.youtube.com/watch?v=xS4H7mXGNcw

    Entre várias outras coisas que nada têm a ver com o nicho que refere.

Deixe Uma Resposta