Fev 17 2017

Autárquicas – escreve um leitor

“Eu compreendo a dificuldade em que se encontra o eleitorado clássico da CDU ao ver que desta vez a coisa vai ser séria, adivinha-se mesmo muito séria pois o Paulo Arsénio não vai deixar de se rodear de gente reconhecida, insuspeita e competente , que vai apresentar seguramente um programa eleitoral coerente para a cidade e o concelho, capaz de mobilizar muita gente , mesmo no eleitorado social-democrata do PSD… Eu vaticino, como muitos bejenses, uma derrota expressiva da CDU … da última vez ganharam penso que por 300 votos…só esses já perderam entre funcionários da câmara e votantes de Albernoa ( e não vale a pena agora em “recta final” dar papinhas e bolos às pessoas pois já toda a gente percebeu quem tem “mandado” , é o termo, na Autarquia…) ele que se cuide, se não gosta de ser contrariado vai ter que comprar pastilhas da azia, porque há muita gente nas hostes socialistas e independentes que apoiam o PS preparados para o confrontar…e diga-se de passagem, nem deve dar muito trabalho desmontar a argumentação de quem não conseguiu apresentar um programa eleitoral e centraliza , tanto quanto estou informado, todas as decisões… Não foi isto a que a CDU nos habituou e este executivo irá seguramente ser muito penalizado por isso…”

“Eu tenho alguma dificuldade em perceber o que é que este executivo tem para justificar uma vitória nas próximas eleições autárquicas…por favor na próxima campanha não vamos discutir outra vez as obras na cidade , festas , comes e bebes…a gestão corrente da Câmara qualquer pessoa faz, aliás a “coisa” funciona sozinha..tem Directores de Departamento , Chefes de Divisão etc etc…esses fazem funcionar a Câmara…há quem atenda os telefones , há Recursos Humanos e Área Financeira… mesmo que o Presidente e os vereadores não estivessem lá um mês , a “coisa” continuava a funcionar.

O que está em causa em Beja é o MODELO DE DESENVOLVIMENTO .
Queremos ser uma cidade europeia ou queremos estar, enquanto cidade, “fora” da Europa? Queremos harmonia ambiental, cultura e tecnologias “limpas” ou queremos nuvens de fumo carregado de azeite a multiplicarem-se no céu do Concelho? Queremos uma aposta num Turismo de qualidade ( temos excelentes condições como sabemos, mas são promovidos por empresas PRIVADAS como o Vila Galé ou a Herdade dos Grous , entre outros) ou queremos continuar a atender, falando um português espanholado os turistas que se sentam à mesa dos nossos restaurantes em busca de “qualidade”(porque baixos preços para eles já nós temos…)… queremos ouvir só nós o Cante ou queremos torná-lo da dimensão do Fado, estudá-lo,promovê-lo e compará-lo com outros “cantes”( mediterrânicos por exemplo…) promovendo a nossa cultura entre os nossos parceiros comunitários e extra-comunitários como já se fez com património material como os vinhos ou os azeites de qualidade…enfim…muito haverá a dizer…mas com este executivo, bem, pelo que sinto, vejo e ouço, acho que a contagem decrescente já está iniciada…

Share

17 Resposta a “Autárquicas – escreve um leitor”

  1. Picoito diz:

    Nunca pensei ver este blog a fazer campanha eleitoral descarada a favor do PS.
    A vida dá muitas voltas…..
    Ainda não há muitos anos este blog fazia campanha pelo PSD…
    Dias de geringonça….
    Mas acho que nem assim lá vão. A teoria da bota abaixo, própria da extrema esquerda, às vezes dá uma volta de 180 graus. Giro.

  2. João Espinho diz:

    @picoitos (é para si e família) – vocês bem queriam que assim fosse, mas não lhes darei esse prazer. Continuem cegamente a olhar para o lado e deixem o eleitorado tratar-vos da vida. Parece que, desta vez, nem tachinho vão ter.
    Curem-se.

  3. atento diz:

    Picoito, como é que um verdadeiro militante do PSD se conforma com o que tem acontecido nos últimos anos em Beja? Uma aliança Rocha-Simões-Araújo-Pinela que é uma vergonha. Veja o que se passou nas juntas de freguesia da cidade ou na eleição do director do Liceu? A troco de favores políticos e pessoais deixou de haver PSD em Beja, nem o Dr Falcão tem uma palavra de oposição na Assembleia Municipal.
    E com o que se anuncia como cabeça de lista para a Câmara, mesmo coligados com o CDS nem aos mil votos de 2013 chegam. Os eleitores não são estúpidos e sabem distinguir o trigo do joio.

  4. Magnolia diz:

    Nas anteriores autárquicas o Arsênio foi cabeça de lista a Assembleia Municipal e teve menos cerca de 1000 votos que o candidato PC.

  5. corocota diz:

    @Picoito este blog não é filtrado pela rua Ancha , que eu saiba…a principal destinatária das críticas, lógicamente porque está no poder em Beja…não tenho o prazer de conhecer pessoalmente a maioria das pessoas que aqui exprimem a sua opinião , conheço mal o “blogger” mas respeito muito as forças políticas organizadas em partidos…mas do PSD a única notícia que saiu a lume nos “local media” foi que …”O PSD se uniu ao CDS para combater a “geringonça” em Beja…”só parei de rir passado uma semana e hoje , quando me lembro ainda me dá vontade de rir face a tão grande clarividência da concelhia laranja…a Fundação de S.Barnabé é que não deve ter achado muita piada a esse “combate a travar pelas forças sociais-democratas ( liberais, claro…)…

  6. Snoopy diz:

    @Magnólia – A lista do PS para a AM em 2013, encabeçada por Paulo Arsénio, teve menos 746 votos que a lista da CDU (e não cerca de 1000). Para um órgão em que os cidadãos não utilizam “o voto útil”.
    Paulo Arsénio pode vencer esta eleição. Não seria surpresa.

  7. viver Beja diz:

    O desenvolvimento do concelho de Beja não falam, propostas é um vazio de ideias. São sempre os mesmos protagonistas neste jogo de partidos e de interesses, é preciso uma MUDANÇA! Os jovens querem viver aqui, ter oportunidades de escolhas, mais comercio, pequenas industrias, mais turismo com novos projetos. O cante, a gastronomia, os saberes, o património precisam de cativar mais visitantes a Beja. Por isso deixe-se de guerras pessoais, e trabalhemos para o BEM comum daqueles que ainda acreditam em Beja.
    VIVA BEJA!

  8. Bernardete diz:

    O actual executivo camarário é o pior de todos os tempos, evoluem que é o último do Carreira Marques e o do Francisco Santos deixaram muito a desejar. O PSD de Beja é uma vergonha com a aliança Vodka Laranja, e eu até sou simpatizante deste partido. Mas se ainda remos algum amor pela nossa cidade, temos de correr com esta gente de lá e o caminho é só um, Paulo Arsénio em quem vou votar por convicção e a muitos aconselho o voto útil, ou nunca mais saímos do marasmo em que nos encontramos, fartura de foguetes, papas e bolos para se irem enganando alguns tolos.

  9. Bejense diz:

    Esta carta de um leitor, podia muito bem, ser a carta dos bejenses para este executivo que é uma vergonha e não nos representa. Um a um…nenhum se aproveita!

  10. Rojo diz:

    O vereador inoperante,o vereador dos fatos, o presidente manda em todos e a vereadora invisível. Grande equipa para governar Beja. A sorte dos bejenses é que faltam poucos meses para voltarem à sua insignificância.

  11. hpalma diz:

    @Rojo – Pelo seu discurso, parece que você vem para nos salvar. Chegue-se à frente que bem precisamos , mas por favor, traga as suas ideias e argumentos para a discução que isso dos fatos, não vale um c..

  12. João Calhau diz:

    Os vermelhos, andam um bocadinho alarmados. Será que o nº1 do executivo vai continuar a encher o Município de “estrangeiros”, que se cuidem os moços e moças de recados que lá estão, pois anda tudo PICADO. O desespero da boyada que está em funções, contrasta com a esperança da boyada vermelha que sonha entrar. É o Vira Virou e torna a Virar.

  13. romano diz:

    Enquanto na Pax Julia os bejenses discutem as eleições o imperador Rocha lá foi a Espanha beber uns copos com o general Costa, o dono da Vivarte que em Maio virá levar mais uns milhares à conta da Beja Romana como continua a levar com a Serpa medivel. Salvé imperador de Viana, Serpa e Beja. A luta continua, mas só entre o povo, o dinheiro para o circo não vai faltar e assim eles se vão entretendo, enquanto os senhores vão gozando as mordomias imperiais.

  14. Sol diz:

    Abram os olhos e as mentes, porque o Rocha quer é festas e foguetório para encher os bolsos amigos, só o voto útil no PS terá razão de ser e contrariar a abstenção, porque o PCP com o Rocha ou com um burro, terá sempre 7.200 / 7.300 votos, num universo de pouco mais de 30 mil eleitores no concelho de Beja.

  15. BOBI diz:

    @ sol — para captarem o voto útil teriam que arranjar um candidato comestível e não o Paulo Arsénio.

  16. corocota diz:

    @BOBI – explique-me por favor o conceito de “comestível” …é que fiquei com a ideia que só votaria por exemplo num Nabo como muitos que constituem a “entourage” da CDU em Beja , num Grelo como algumas pessoas que puxam lustro ao Presidente , ou mesmo nalgumas Melancias que diligente e sectáriamente executam as políticas de estagnação que são apanágio deste executivo. Estamos na época da silarca…se calhar alguns camaradas da rua Ancha também acham que o Dr. Paulo Arsénio vai ser mesmo muito duro de roer…é assim que eu o vejo e olhe que mal o conheço…

  17. Lufada diz:

    Olho para a foto dos 4 e já tenho pena.
    E em relação a Albernôa, não foram papinhas e bolos, foi mais fado e linguiça assada.
    Convém dizer que em Albernôa e Trindade, o PS ganhou para a Câmara por 23 votos.
    Estima-se que em 2017, esse número irá triplicar. No mínimo.