Jun 15 2016

Tesouro de Baleizão

Publicado por as 20:02 em Geral

baleizão
foto: Público

Foi encontrado há 12 anos por achadores em Baleizão. Mas nunca mais ninguém viu ou ouviu falar deste tesouro da Idade do Bronze. Tudo porque foi alvo de uma querela judicial que envolveu o ex-presidente do CCB, que ganhou a disputa. Para os achadores, nada sobrou.

    O chão estava duro. “Agarrámos em dois garrafões de água e despejámos na terra para a amolecer. Começámos a escavar e a uns 20 centímetros abaixo da superfície aparece-nos a boca de um pote de barro. Pensámos que seria mais um igual a tantos outros que se encontram espalhados por vários lados, mas, quando o puxámos, partiu-se e então é que vimos o que tínhamos descoberto. Foi a primeira vez que deitei a mão a uma coisa tão linda. Nunca tinha visto nada assim. Fiquei fascinado”, conta José Branco com a comoção expressa no rosto que tenta esconder com as mãos abertas.

    “Disse ao Zé Brissos: ‘Vamos vender isto e não dizemos nada a ninguém’”

Leia aqui o artigo de Carlos Dias.

Share

5 Resposta a “Tesouro de Baleizão”

  1. olivia diz:

    já que o jornalista Carlos Dias anda tão interessado em Baleizão porque não ESCREVE acerca de um assunto da actualidade ?
    porque não escreve da relação entre o MONUMENTAL buraco da CAIXA GERAL DEPÓSITOS e os investimentos realizados em certos locais de BALEIZÃO ?
    Provavelmente não escreve porque não os tem no sitio.

  2. patria diz:

    Nós também andamos à procura de alguma obra que o rockstar romani tenha feito mas não conseguimos encontrar e já agora alguem sabe quantos centimetros de estrada a central de asfalto já fez ?

  3. alentejana diz:

    @Patria todo o concelho já está como novo e ainda vai dar uma ajuda a Serpa mas só para o ano imagine -se por quem?

  4. patria diz:

    Veremos…

  5. João Espinho diz:

    veremos o quê?

Deixe Uma Resposta