Jun 16 2016

European Air Transport Training 2016

Publicado por as 11:05 em Geral

EATT16_LOGO new

A Força Aérea Portuguesa irá realizar, a partir de 20 de Junho, um exercício multinacional de nome “EATT16” (European Air Transport Training 2016).

Este exercício, de periodicidade anual, engloba-se no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo Táctico da Agência Europeia de Defesa.

Neste exercício participam as Forças Armadas Portuguesas e forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Polónia e do Reino Unido, num total de 1700 militares e ainda como países observadores o Brasil e a Bulgária, os quais ficarão sediados na Base Aérea Nº11, em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior Centro/Norte de Portugal Continental..

O EATT terá como base de apoio a Base Aérea Nº11, em Beja.

(informação daqui)

O objectivo global do #EATT2016 é obter um elevado nível de interoperabilidade entre as aeronaves de transporte aéreo dotando as suas tripulações das qualificações necessárias à realização de operações táticas nos atuais teatros internacionais.

Ao longo dos últimos anos, a Força Aérea tem vindo a ser requisitada a organizar, coordenar e a realizar exercícios multinacionais de grande dimensão. Destaca-se a série de exercícios HOT BLADE em 2012, REAL THAW, EATT, TRIDENT JUNCTURE, tendo-se concretizado pelo menos um evento por ano.

Devido à competência dos militares envolvidos, à sua capacidade de organização, ao espaço aéreo disponível, à meteorologia, mas acima de tudo, ao tipo de treino proporcionado (conceito), único na europa, a EDA tem vindo a demonstrar interesse, que a FA organize não só mais exercícios, mas como também realize outro tipo de eventos onde se privilegie formação avançada às tripulações.

Share

Deixe Uma Resposta