Mai 06 2016

Sobre o depósito de água

Publicado por as 0:05 em A minha cidade

210420131605-350-depositoBeja
foto: radio pax

A questão voltou a ser discutida, numa ocasião em que se aproxima o derrube do depósito.
Abordemos então algumas questões de índole política:

1 – Em 25/11/2015 – o Partido Socialista apresentou na Assembleia Municipal um Projecto de deliberação de Referendo Municipal – Depósito de água da Rua da Moeda, em Beja – onde a questão a colocar aos munícipes seria:
“Concorda com a demolição do Depósito de Água sito na Rua da Moeda em Beja?
2 – Destaco as seguintes posições:

“O eleito José Pedro Oliveira (MPBCT) – Não sabe se um processo de referendo será o mais adequado porque é uma fórmula muito demorada, se tivesse sido tomado mais cedo essa opção de promover a discussão pública e eventual referendo para se tomar já uma decisão tudo bem.
A eleita Susana Correia – (CDU) referiu que é totalmente a favor da desmontagem do depósito de água.
O eleito António Mourão (PS) referiu que a proposta do PS tem a ver sobretudo com a ausência de debate sobre esta situação.”

3 – Da acta da reunião não constam intervenções dos partidos da coligação PSD/CDS.

4 – Colocada à votação, a proposta foi rejeitada por maioria com os votos contra da bancada da CDU , as abstenções das bancadas do PSD-CDS/PP e MPBCT e os votos a favor da bancada do PS.

Conclusão: não podemos imputar unicamente ao PCP a falta de vontade em fazer um amplo debate público sobre o assunto, o que aconteceria se houvesse um referendo municipal.
À partida, sabia-se que a proposta seria chumbada (a CDU não permite desvios), mas PSD/CDS/MPBCT não souberam (ou não quiseram) isolar o PCP numa medida que lhe poderia trazer algumas amarguras. Assim, PSD, CDS e MPBCT, deram aval à tradicional falta de vontade que o PCP tem em discutir publicamente as suas decisões e posições.

(Os interessados podem ler aqui as páginas da acta da AM)


Share

2 Resposta a “Sobre o depósito de água”

  1. bejense diz:

    Não tem a ver com o assunto, mas sabiam que o João Rocha desviou o Festival de Banda Desenhada para o Pax Julia e avisou o seu principal mentor apenas com um mês e pouco de antecedência? Com tudo preparado na Casa da Cultura há muitos anos, vai obrigar o pessoal a trabalhar a dobrar. É o quero, posso e mando na sua expressão máxima. Beja merece?

  2. Preocupado diz:

    Desviando o festival de BD para o Pax julia, se não se puserem a pau ainda manda demolir a Casa da Cultura, pois sem a atividade que lhe dá visibilidade deixa de fazer sentido a sua existência.

Deixe Uma Resposta