Mai 22 2016

Porque sim!

Publicado por as 17:47 em A minha cidade

210420131605-350-depositoBeja
foto: radio pax

Se se perguntar a um bejense quais as razões que levam a que o depósito de água seja desmantelado, alguns alegarão que “é para as ruínas do templo romano ficarem à vista“, outros dirão que “aquilo já é velho e não faz falta nenhuma“, muitos dirão que desconhecem as verdadeiras razões e haverá ainda outros que dizem “sei lá“, desinteressados do que possa acontecer à sua cidade.
Quem me conhece, sabe que nunca gostei daquele depósito. Por uma questão meramente egoísta, sempre que tiro fotografias à panorâmica da cidade, aquela coisa sempre me complicou o olhar, criando “ruído” no resultado das fotografias.
Mas, como disse, esta é uma questão meramente estética e egoísta.
Na campanha eleitoral autárquica de 2013, estando eu (com um grupo de amigos) sentado numa esplanada da Praça da República, aproximou-se uma comitiva liderada por João Rocha (sentou-se à mesa onde eu estava) que vinha de uma visita à zona do depósito de água. Conversa para cá, conversa para lá, alguém terá dito que a intenção de JR, caso ganhasse as eleições, seria a de mandar derrubar o depósito de água. Como estávamos em campanha eleitoral, pensei que seria uma das habituais tiradas dos políticos em campanha eleitoral. Posteriormente, pessoa amiga confirmou-me que JR terá afirmado que, nas suas viagens de Serpa (onde residia/reside) para Beja, não gostava de ver aquele depósito e que, se fosse eleito, iria derrubar o depósito. Passaram-se três anos e chegámos a 2016.
Não sei quando é que o executivo camarário tomou a decisão de mandar desmantelar/demolir o depósito. Desconheço se a decisão foi alvo de discussão dentro das paredes do Partido de JR. Mas sei que os bejenses são alheios a esta decisão, sei que não houve um aprofundado debate público e também sei que as questões técnicas (saber se o abastecimento de água à zona alta da cidade está garantido sem deficiências) não estão esclarecidas.
Sei, e disso não tenho dúvidas, que o desmantelamento do depósito de água de Beja se deve a um capricho pessoal do seu presidente de Câmara. Se lhe perguntarem por que manda derrubar o depósito, ele responderá: “Porque sim!”
Daqui a uns anos, quando perguntarem às gerações futuras por que razão se demoliu o depósito, a resposta terá que ser, invariavelmente, “porque sim!”
Para memória futura: inicia-se amanhã, dia 23 de Maio de 2016, o desmantelamento do depósito de água.
Beja e os bejenses seguirão as suas vidas. Mas a Democracia na nossa cidade ficou gravemente ferida.


Share

2 Resposta a “Porque sim!”

  1. Atento diz:

    Oh meu grande TROGOLDITA,

    Ainda não percebeste que o tal depósito de água não se vê do lado de Serpa.

    E se fosses trabalhar para justificar a tua reforma choruda que auferes.

  2. João Espinho diz:

    @atento – quem é o TROGOLDITA reformado?

Deixe Uma Resposta