Abr 12 2016
Mário Simões
A edição mais recente do Diário do Alentejo ( 8 de Abril) traz-nos uma página sobre o PSD de Beja, sobre as eleições para a estrutura distrital do partido e, muito principalmente, sobre Mário Simões.
O que é que ficámos a saber?
1 – Que MS apresentou uma moção no Congresso de Espinho onde, destaco, se faz a proposta para que os candidatos (a deputados) às legislativas sejam designados “respeitando as decisões dos órgãos distritais do partido”.
Desconheço quantos presidentes de estruturas distritais não encabeçaram as listas de candidatos a deputados nas eleições de Outubro passado. Também não sei se o presidente do partido “desrespeitou” algumas das designações/indicações das comissões políticas distritais.
Mas há uma coisa que eu sei. Passos Coelho vetou, sem apelo nem agravo, o nome de Mário Simões, enviando para Beja uma amiga pessoal, a professora doutora Nilza de Sena, que estava em Coimbra e veio fazer o frete para terras alentejanas. A campanha correu como correu e não fosse a preciosa ajuda dos votos centristas o PSD de Beja não estaria hoje representado na Assembleia da República (continuo a duvidar que esteja).
Trazendo de novo o tema para a agenda, Mário Simões demonstra que ainda não assimilou o sucedido. Mais, MS demonstra que não percebeu, ou quer dar a entender que não percebeu, que o seu nome não é bem-visto pela direcção nacional do PSD.
2 – Diz-se ainda, no Diário do Alentejo, que Mário Simões pondera antecipar as eleições para a Distrital e que, não podendo estatutariamente recandidatar-se, não pretende “hipotecar a próxima liderança” razão pela qual não trouxe o tema da regionalização para debate.
Ficamos, assim, com a ideia de que MS está muito mais preocupado com o seu umbigo do que com temas de verdadeiro ineteresse regional.
O balanço do mandato de MS à frente da distrital de Beja do PSD será, a seu tempo, feito. Pelo próprio e, obviamente, pelos militantes e simpatizantes que viram o partido definhar e, quase, desaparecer.
Espera-se que o sucessor de MS não esteja, de facto, “hipotecado”, e saiba cortar os laços com a liderança que agora vai terminar.
Para ler aqui (pdf) a página do Diário do Alentejo.
13 de Abril de 2016 às 18:34
o que os Bejenses pensam do Simões tem a devida correspondência na inexistência de comentários !!!!!!