Fev 03 2016

Beja está a definhar

Publicado por as 11:44 em A minha cidade

“(…) Ao longo dos últimos anos Beja tem perdido a todos os níveis. Perdeu população, tem menos serviços públicos, é cada vez menos influente no plano político e nem sequer consegue capitalizar os recentes grandes investimentos feitos pelo Estado, nomeadamente o aeroporto e o Alqueva.
É certo que no caso deste último, se nota uma evolução nos campos em redor da cidade. Há novas culturas e novas indústrias a florescer. Mas isso ainda não trouxe o impacto esperado à cidade. E relativamente ao aeroporto nem vale a pena acrescentar mais uma linha ao que tem vindo a ser escrito nos últimos anos
Por tudo isto, é urgente que haja uma mudança em Beja. De mentalidades e não só. Porque para que a cidade possa sair do marasmo em que se encontra é preciso fazer mais do que festas e outros eventos, enquanto se espera que o desenvolvimento caia do céu. Só uma cidade viva consegue crescer. E a Beja actual dificilmente conseguirá evitar o definhamento”
Carlos Pinto in Correio Alentejo (ler aqui)

Share

3 Resposta a “Beja está a definhar”

  1. ana diz:

    Nao querendo tirar partido d nd nem ngm, eu acho q o problema é em grande parte da nossa população q tem a mania das grandezas e nao socializam c ngm! Qt ás compras fora da cidade, n meu caso vejo me obrigada a tal, pois nao existe. Na nossa cidade dois numeros iguais d roupa. Ou seja, eu mae d gemeas é raro encontrar roupa ou sapatos para as mhs filhas. E na ipótese d facilitarem ha mt boa gente, q gosta tanto do q faz, q n se dá sequer ao trab d facilitar o cliente. Enfim é a cidade q temos e o nosso povo…

  2. Rochinhas e rochetes diz:

    Provavelmente, em breve, mais um projeto estratégico para o desenvolvimento de Beja como é o Cebal, passará para as mãos de Évora, porque, lamentavelmente, não temos verdadeiros líderes na região, com visão e dimensão política.
    À frente das nossas principais instituições temos pessoas mais preocupadas com o seu protoganismo e minúsculo poder do que com os interesses da região e das populações que cá residem.
    Não fosse a dinâmica do Alqueva e Beja ainda estaria pior.

  3. Mike Fox diz:

    Pena não ter conseguido ler o sms anterior mas é esta a geração que temos.
    Beja definha devido a 40 anos de governação comunista.A ditadura do proletariado em Beja teve este resultado,uma cidade que tem perdido população e valências. Os comunistas teceram uma teia de influencias que se estende para além do funcionários da câmara e juntas de freguesia,fornecedores e familiares, criando relações de dependência que facilitam o controle das pessoas e as leva a votar no pcp.
    Ora imaginem só que a nossa cidade crescia e atraia pessoas novas, com novas idéias e experiencias de vida… como é que os comunistas iam captar esses votos.
    Os comunistas tem interesse em manter BEJA AMORDAÇADA,pois assim e só assim conseguem ‘controlar’ a cidade.
    Mas não posso escamotear a verdade de que Beja merece,isto pois continua a votar nos comunistas 40 anos depois do de 1974.Depois da queda do muro de Berlim e da derrocada de URSS,a China já é um pais capitalista( a EDP, A REDE ELÉCTRICA NACIONAL,A COMPANHIA DE SEGUROS FIDELIDADE,O HOSPITAL DA LUZ,entre outros.SÃO CHINESES…
    Resta a COREIA DO NORTE esse grande exemplo da revolução marxista,COMUNISTA..é talvez esse exemplo que o galego segue aqui em Beja.até que venha a despromoção e passemos a ser uma vila,talvez ai a compensação monetária já não agrade aos camaradas e eles se retirem para um lar de veteranos na costa do mar do japão.
    A coreia do norte começa no paralelo 38º,uma latitude próxima da de Portugal,assim os camaradas não terão grande problema de se adaptar ao clima,se bem que para os mais ortodoxos aconselho vivamente nesta altura do ano uma viagem sem volta para a Sibéria.
    Assim se vê a força do pc…

Deixe Uma Resposta