Nov 28 2015

Presidenciáveis

Publicado por as 0:01 em presidenciais 2016

presidenciáveis

Estamos em tempo de recomeço: a próxima eleição presidencial ocorrerá em Janeiro de 2016. É o momento de traçar cenários, à esquerda e à direita. Geralmente são muito redutores. Giram sempre em torno dos mesmos nomes, que mal ultrapassam a meia-dúzia: é um vício antigo do jornalismo político português, tantas vezes incapaz de ir além do óbvio.

Aqui propõe-se um exercício diferente. Conjugando esses nomes que já estão por toda a parte com outros que ninguém associa a campanhas presidenciais – e que talvez até nunca tenham pensado nisso – mas são bem conhecidos dos compatriotas. Incluindo figuras fora da esfera política.

E porque não? A nossa lei fundamental estabelece como critérios a cidadania portuguesa e a idade mínima de 35 anos, não reservando a Presidência da República a profissionais da política. No passado tivemos médicos, escritores, militares e até um antigo director de jornal como inquilinos do Palácio de Belém.

Aqui ficam 70 presidenciáveis – comprovando-se assim que Portugal está muito longe de ser o deserto de talentos que alguns imaginam. Todos com prós e contras. Uns para levar mais a sério que outros. E porque não também? A política – ensinou-nos Churchill – nunca deve ser totalmente dissociada do exercício da ironia.

Entre eles há-de estar seguramente quem suceda a Cavaco Silva. E talvez até quem suceda a esse sucessor.

Share

Deixe Uma Resposta