Set 03 2015

Sobre a fotografia do pequeno Aylan

Publicado por as 23:31 em Geral

unnamed
Cartoon de Gallego & Rey

    “Nilüfer Demir, a fotógrafa que captou a imagem do menino turco à beira-mar, já sem vida e com o rosto voltado para o areal, relatou à agência de notícias Dogan, para a qual trabalha desde 2003, como foram os momentos antes de premir o botão da câmara fotográfica.

    “Quando vi Aylan Kurdi o meu sangue gelou. Mas, então, já não havia nada a fazer. Ali estava um cadáver com uma camisola encarnada levantada e calções azuis escuros. Não havia nada que eu pudesse fazer por ele. (…) A única coisa que podia fazer era premir o botão do obturador e fazer a foto naquele [preciso] momento.”

    Emocionada, a fotógrafa continuou o seu testemunho e contou como, a cerca de 100 metros, deu de caras com o irmão mais de velho de Aylan, Galip, também ele inanimado e com a camisola levantada. “Antes de premir o botão senti uma grande dor e tristeza. (…) O meu trabalho é tirar boas fotografias”, acrescentou, citada pelo espanhol ABC.

    E, perante a indignação internacional que, entretanto, surgiu em redor da respectiva imagem, a fotógrafa não hesitou em argumentar que foi bem-sucedida, uma vez que o retrato do pequeno Aylan sacudiu consciências globais.” (daqui)

Share

Deixe Uma Resposta