Ago 06 2015

Ainda a água de Beja

Publicado por as 19:08 em A minha cidade

torneira

águas publicas

    A AgdA – Águas Públicas do Alentejo está a acompanhar, em conjunto com a Unidade de Saúde Pública da ULSBA,EPE, a situação relacionada com a questão do sabor e cheiro terra a mofo da água fornecida a Aljustrel e Beja e informa que as análises efetuadas confirmam o cumprimento dos parâmetros de qualidade exigidos pela legislação aplicável.

    Esta situação deve-se à proliferação de microalgas, cianobactérias e actinomicetes na água da Albufeira do Roxo, devido à época estival e ao abaixamento dos níveis de reserva de água, das quais resultam a produção de compostos orgânicos – a geosmina e o 2—metilisoborneol – que são responsáveis pelo cheiro a terra e a mofo na água para consumo humano.

Continue a ler aqui

Share

3 Resposta a “Ainda a água de Beja”

  1. CC diz:

    Existe aqui qualquer coisa que não bate certo já que a culpa não é do EMAS e nem das Águas do Alentejo, a culpa vai morrer solteira mais uma vez.

    A barragem do Roxo que ” alimenta ” Beja é alimentada via Alqueva e os baixos níveis é treta, porque desde que o queiram aumentam os caudais e esta situação só este ano é tão duradoira e tão intensa, porquê ???

    Devemos concluir que continuamos a pagar o mesmo por um serviço e um produto de mais baixa qualidade sem responsabilidades de ninguém, que nos é facturado pela EMAS e terá que ser esta instituição a encontrar a solução para o problema.

    Numa matéria desta natureza não pode ser um administrador a assinar um mini comunicado, mas sim o presidente da administração do EMAS o sr. comunista José Rocha a dar uma conferência de imprensa e a justificar a longa demora na resolução desta provocatória calamidade com os consumidores.

  2. Rochinhas e rochetes diz:

    Explicações para o problema já temos( embora como se diz acima não se justifica a carência de água)…medidas para corrigir a situação ninguém as apresenta.
    Quem é o Joao Rocha? Vive em Beja? Trabalha cá? O que é que ele faz?

  3. Beja diz:

    Para conhecimento:
    Forma de remoção do sabor e cheiro da água:

    http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/32349

    http://www.scielo.br/pdf/esa/v16n4/a06v16n4

Deixe Uma Resposta