Ago 23 2014

Base Aérea de Beja – data histórica

Publicado por as 19:05 em A minha cidade

Força Aérea alemã beja

Foi a partir de 23 de Agosto de 1965 que a Base de Beja passou a ser a primeira Base Aérea a ser utilizada pelas Forças Armadas Alemãs,com carácter permanente, fora do território alemão.

Anteriormente, em Abril de 1963, havia sido criado em Colónia o “Deutsche Luftwaffenkommando Beja” (destacamento da Força Aérea Alemã em Beja). No início a FAA pretendia utilizar Beja para treino de pilotos do FIAT G.91 e, posteriormente, do RF-4E Phantom II. Foi também dada a possibilidade às unidades aéreas da FAA e da Marinha Alemã de efectuarem voos de baixa altitude e treino de tiro.

Em 1973, devido a alterações na política externa da RFA, As esquadras de voo retiraram para a Alemanha. Em 16 de Agosto de 1979 procede-se à assinatura do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base, dando origem a um desenvolvimento significativo da actividade aérea, com a instalação de uma Esquadra de aviões Alpha-Jet, da Força Aérea Alemã, para cumprimento de missões de treino operacional, incluindo tiro no Campo de Tiro de Alcochete.

As Forças Armadas Alemãs mantiveram-se em Beja até 16 de Dezembro de 1993.

Leia também aqui

Share

Não são permitidos comentários.