Jul 07 2014

Regresso ao passado

Publicado por as 13:18 em A minha cidade

carranca2

É uma tristeza. Não bastava a notória falta de qualidade da mais recente programação do Pax Julia. Sabemos agora que a “a maior casa de espectáculos do sul” vai estar encerrada nos meses de Julho, Agosto e metade de Setembro.
É esta a visão cultural que o actual executivo comunista tem para a cidade. E há quem bata palmas ao marasmo….

É a alma criativa???

(Actualização: no site da CMB pode ler-se (ainda) isto – “É importante referir ainda que, desde que o Teatro está sob a tutela da Autarquia, 2012 foi o primeiro ano em que o Teatro manteve a sua programação regular durante o período de Verão, não encerrando as suas portas em agosto, como acontecia até então. Assim, nesse período, foi possível oferecer aos munícipes, a título gratuito, um conjunto de eventos (entre espetáculos de música, filmes e workshops) que, direcionados para as famílias, conseguiram levar ao Teatro perto de um milhar de espetadores, entre crianças, jovens e adultos.”)

Share

26 Resposta a “Regresso ao passado”

  1. vodka diz:

    Já agora dê a notícia completa. Sabem quem vai fazer a programação do Verão? Cocas produções quem havia de ser. Os amigos são para as ocasiões.

  2. JR diz:

    Albardam-se os ” burros ” à vontade do dono …

  3. Rochinhas e rochetes diz:

    E acrescente que os trabalhadores da câmara desta área estão encostados, sem nada para fazer…para o Cocas faturar, em troca dos apoios na campanha do JR.

  4. máfia vermelha diz:

    Gostava de ouvir as posições dos comunistas culturais da cidade (Revez, Aldegalega, Benvida, Murteira…), pois “ladraram tanto durante o domínio PS e agora isto!
    O Cocas estava e pôs-se a jeito, para o Rocha foi barato e bom.
    Não me surpreende, a cultura/eventos só poderão ser aqueles que dão algo à malta do ou que está com o Partido.
    Uma vergonha.

  5. ANÓNIMO diz:

    Mas está certo! Agora temos o que nunca esperávamos ter e merecer, mas muita gente fez por isso! A cultura tem de ser doseada e pouca! A “COLTURA”, essa sim, para embededar e enganar os mais desprotegidos e desfavorecidos. Um povo culto e informado é perigoso! Digam lá que no tempo de Salazar não era parecido? Agora até dão apoios/subsídeos para se fazerem mastros…mas nem todos…Picado defendeu que se deveria dara uma Entidade da Salvada, imaginem a sua terra natal. Mera coincidência…

  6. carla carla diz:

    Eu que não tenho nada a ver com isso, pergunto: o Cocas Produções não é uma empresa de Beja? Que dá trabalho a gente de Beja? Cujo objecto de actuação, diversificado, também passa pela elaboração de propaganda eleitoral? E que nas últimas autárquicas, por solicitação dos respectivos partidos, produziu materiais para a CDU, PS e PSD? Não foi, já agora, o Cocas Produções que fez os materiais de propaganda para a campanha vencedora do Pulido valente? Não é a esta empresa que todos os partidos ainda devem o dinheiro das diferentes campanhas apesar de já o terem recebido, nomeadamente o PSD de Mário Simões? Acusar assim uma empresa da nossa terra é muito leviano. Talvez achem melhor contratar empresas de fora para fazer os mesmos serviços. Como também leviano e muito mau para a cidade é fechar o pax Júlia no Verão, disso não tenho a menor dúvida.

  7. João Espinho diz:

    @carla – subscrevo

  8. vodka diz:

    Carla : o problema não é esse. Como alguém já escreveu aqui o problema é o pessoal da câmara desta área estar encostado sem nada para fazer e a câmara ir pagar por um serviço que eles sempre fizeram bem. Como dizia o Estebes: não habia nexessidade.

  9. ANICA diz:

    @CARLA CARLA
    o PSD de Simões a dever dinheiro ao Cocas ? não acredito , de certeza que é confusão.O deputado a dever dinheiro ao COCAS PRODUÇÃO ?
    É IMPOSSIVEL. NÃO ACREDITO , NÃO ACREDITO !!!!!!!!!!!!!!!

  10. ANICA diz:

    Estou absolutamente chocada. a quererem difamar o nosso grandioso deputado , o nosso líder , a luz do Partido , o nosso mais que tudo.

    Nem consegui jantar com esta infinita tristeza e dificilmente conseguirei dormir ( pelo menos 1 semana )

  11. Pedro Justo diz:

    @Carla Carla
    Concordo perfeitamente consigo. A política levada a estes extremos prejudica a todos e especialmente a cidade. A empresa que fala, pelo que percebo, não fabrica políticos, nem política. Presta serviços na área da comunicação e da cultura. Tudo o que se disser a mais sobre isso é mera rasteirice. Esta empresa, se bem me lembro, organizava com a Região de Turismo um evento muito interessante que era o Festival do Amor. Por causa de politiquices, a autarquia do PS acabou com isso, lamentavelmente. Ficamos todos a perder. Mas também recordo que foi o anterior executivo que, nestas áreas, pediu a imagem de Beja a uma empresa de fora e fez todos os eventos com empresas de fora, quando o podia ter feito cá em Beja, com esta ou com outras empresas equivalentes. As pessoas não olham a meios quando entram na política parva e denigrem os outros sem mais nem menos. O que eu acho é que tanto este como o anterior e o anterior e o anterior presidentes de câmara não estavam nem estão preparados para gerir uma cidade como Beja e andam sempre a arranjar pequeninices para estragar o pouco que cá existe. Vão mas é para as suas terras, lá para as suas aldeias. Todos eles.

  12. JP diz:

    Não, o problema é que a partir de agora tudo o que mexa nesta cidade e que não gravite na área do PS ou afim, ou não presta, ou é comunista, ou do PSD pró-PCP ou corrupto.
    E embora eu não entenda o porquê de encerrar o PAX JULIA durante tanto tempo, começo a ter dificuldade em perceber todo e qualquer assunto referente à cidade. Pois tudo o que surja tem a ver com aqueles “desprezíveis”quatro grupos ou tipos de entidades.
    Só no PS e afim é que foi e é tudo bom, honesto, competente e incorruptível.
    Este blog ameaça mesmo tornar-se num autentico tribunal inquisitório.

  13. Manuel Dias Horta diz:

    sem pózinhos telepáticos,ainda há pouco, cogitava eu sobre essa matéria tão importante qué a cultura e as suas vastas manifestações, na nossa cidade, pelo que me dispus a escreverumpequeno post na minha folha do Face book ao qual acrescentei uma pequena dose de humor, condimento que não trará destempero ao produto e regista o meu ponto de vista, sobre o assunto.

    À sua disposição na minha folha do meu Face-book

    Um grande abraço

  14. Joana Amaral diz:

    Senhor Espinho, se me permite gostaria de lhe colocar uma questão.

    Porque deixou de oferecer bilhetes para os espetáculos no Pax Julia, como acontecia num passado recente?

  15. Jorginho diz:

    Os politicos cada vez mais, estão longe do povo e das pessoas que dizem represemtar.
    É uma pena que apenas olhem para os seus interesses e para o seu umbigo.

  16. Republicano diz:

    Boa tarde a todos.

    Parece que há uma questão central neste post que se está a querer passar para segundo plano que é o facto de se entregar a uma empresa o que podia ser feito por técnicos competentes da autarquia que estão encostados por este executivo comunista.

    O dar-se trabalho a empresas de Beja, para mim faz todo o sentido, o que não faz sentido é fazer-se isso quando se poderiam poupar alguns euros (talvez na ordem dos milhares) se este trabalho fosse feito pelos técnicos que estão encostados.

    Por outro lado penso que se compreende por que se toma esta opção:
    1.º – Talvez seja necessário pagar as dívidas da campanha e esta é uma forma bastante simples e eficaz para o fazer;
    2.º – Se calhar os técnicos que vieram substituir os que este executivo encostou não são competentes e por isso este trabalho tem que ser encomendado a profissionais externos à autarquia para poder ter alguma qualidade (ou não, a ver vamos).

  17. Chato diz:

    Será que este é um daqueles casos que NÃO vem publicado no Base Gov? É estar atento!! Quanto é que isto nos vai custar, podendo ser feito com a mesma qualidade (ou até mais), de forma gratuita pelos tecnicos da Câmara?

    Foi para isto que se mudou o responsável do Pax Julia, para o actual não fazer nada?! A seguir a isto só se as Palavras Andarilhas também fossem dadas a uma empresa externa à Biblioteca!

    Haja paciencia e dinheirinho para esturrar!! Viva à Alma Criativa!! Que de criativo só tem mesmo a forma de contornar a lei para gastar o nosso dinheiro!

  18. vodka diz:

    E depois ainda há a Feira da Terra organizada por uma junta de freguesia camarada e produzida pela mesma empresa. Siga a festa.

  19. ANICA diz:

    E depois ainda meteram um Pianista , Italiano , por coincidência Comunista e Prof. na UE , como Presidente do Conservatório do Conservatório de Beja , que vem a Beja de vez em quando papar 2.500 € ao Conservatório Regional. ” PORCA MISÉRIA “

  20. ANICA diz:

    O único tipo que consegue fintar o COCAS é o Mario Simões. Grande Mário.

  21. JR diz:

    Estas verbas de despesas folclóricas estão na rubrica ” outros ” do orçamento da CMB que cabimentou 3 MILHÕES de EUROS em 2014 .

  22. vodka diz:

    Começam bem. A organização é tão boa que ainda não se conhece o programa. Já agora podiam dizer quanto vai custar?

  23. Chato diz:

    @JR – de onde sai a despesa sabemos nos… Para onde vai tambem. Agora, quanto vai e como vai é outra conversa… Segredo total. Transparencia nem ve-la! Uma vergonha

  24. JR diz:

    @ Chato

    A oposição democrática, os meios de comunicação e os órgãos fiscalizadores servem para quê ?

    Denunciarem as irregularidades, dar conhecimento aos munícipes para eles os julgarem através do voto e em casos concretos devidamente documentados entregarem a quem de direito para os punirem na sua gestão danosa.

  25. Republicano diz:

    Voltei para deixar mais uma vez clara outra perspectiva interessante (se não mesmo a mais importante de todas) e que também se pretende branquear:
    Afinal de contas o que perdem os munícipes com o facto do executivo comunista e dos seus amigos Aldegalega, Figueiredo, Cocas, etc. decidirem fechar a maior e mais emblemática casa de espectáculos do alentejo e optarem por “coisas”, que ainda nem se sabe o que serão, na rua, organizadas da forma que se deu a conhecer até então?

    Muito, mesmo muito!…

    Atente-se na actualização feita por João Espinho: só em Agosto de 2012, por exemplo, foi possível “oferecer aos munícipes, a título gratuito, um conjunto de eventos (entre espetáculos de música, filmes e workshops) que, direcionados para as famílias, conseguiram levar ao Teatro perto de um milhar de espetadores, entre crianças, jovens e adultos”.

    Segundo o site da Cãmara, deve ter sido a pensar nas famílias dos munícipes que ficam habitualmente por Beja que, pelos vistos, se optou anteriormente por não encerrar as portas do Pax Júlia em Agosto.

    Se pensarmos que agora serão quase 3 meses em que o Pax Júlia irá estar encerrado, falamos de um período bastante grande que permitiria certamente a participação de cerca de 3 mil ou mais pessoas num conjunto de actividades programadas a pensar nesta população.

    Será então uma boa opção?

    Os eleitores que façam os seus julgamentos nas próximas eleições…

  26. Zé da Fisga diz:

    Ao contrário de outras opiniões, muito válidas e respeitáveis, não me choca nada, nem me revolta, que o Pax-Julia feche portas em Julho e Agosto. Se isso for compensado com variadas manifestações culturais ao ar livre nesse período, tudo bem. Aliás, a Anibeja do último ano (dos últimos meses, mesmo) do mandato do Dr.Francisco Santos, foi excelente. Digo-o, porque estive presentes em vários espectáculos, em vários pontos da cidade e gostei muito (foi a única Anibeja de jeito. Talvez por as eleições estarem a 3 meses, nessa altura).
    O problema está no Pax-Julia em si. Na nossa fabulosa sala de espectáculos, que devemos valorizar, acarinhar e frequentar.
    Frequentei-a muito, várias vezes por mês, no mandato de Carreira Marques (quando reinaugurada), no mandato Francisco Santos e no mandato Jorge Pulido Valente. Agora, e nos primeiros sete meses deste ano, só fui lá uma vez. Porquê? Vou ser direto: porque a programação têm sido, globalmente, uma boa bosta!
    Qualidade muito pior do que nos anos anteriores, pior cinema, piores concertos, pior teatro, menor divulgação… Tudo pior. Muito pior. E assim em vez de ir 30 vezes por ano, vou 2 ou 3 vezes. Para grande pena minha. E isso é que me preocupa. Estão a matar o Pax-Julia, não por encerrá-lo em Julho e em Agosto (eu se fosse Presidente/Vereador também o fecharia neste período), mas por terem transformado uma programação rica, variada e de qualidade, em espectáculos em número reduzido e de qualidade muito sofrível e discutível. Beja não merecia que estivessem a “matar culturalmente” o seu esplendoroso Cine-Teatro. E sim, há responsáveis claros por esta transformação para pior do nosso “Pax-Julia – Cineteatro Municipal”!

Deixe Uma Resposta