Fev 06 2014

A quem interessa o silêncio?

Publicado por as 11:45 em Geral

A Global Notícias, detentora do jornal Diário de Notícias, pode estar a tentar impedir a promoção e a publicação do livro “Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias”, do investigador Pedro Marques Gomes. (ler aqui)

Share

5 Resposta a “A quem interessa o silêncio?”

  1. JOÃO ROLHA diz:

    “O livro é o resultado de uma investigação sobre a condução do processo de saneamento naquele jornal durante o Verão Quente de 1975. Uma das conclusões é a de que foi José Saramago, na altura subdirector do Diário de Notícias (DN), quem iniciou os saneamentos.”

    Não deixa de ser curioso.
    Qualquer dia também eu escreverei as minhas memórias. Poderia começar assim:

    “Decorria o Inverno chuvoso de 2013/2014 e também eu, à semelhança do meu caramada, o saudoso José Saramago, iniciei uma série de saneamentos na Câmara Municipal de Beja e respectivas empresas municipais. Os funcionários, esses, com medo da sua pouca sorte, mantinham-se em silêncio embora eu soubesse que existia o descontentamento generalizado, inclusivamente da franja comunista que me apoiava. Ainda assim, mantive-me firme: a uns, mudei-os de sitio. A outros, tirei-lhes competencias. A outros ainda, os projectos e o trabalho do dia-a-dia. Mantive-os sem nada para fazer à espera que se fartassem. Mas não pensem que não fiz coisas boas! Aos meus camaradas e amigos dei-lhes lugares de destaque! Pouco importa as suas competências… pouco importa se são inteligentes, audazes, éticamente correctos ou simplesmente capazes. Importa sim a confiança politica, a capacidade de vassalagem, a incapacidade de questionar. Assim decorrio o Inverno chuvoso de 2013/2014”

    Penso que daria um óptimo prefácio!!

    Despeço-me com amizade

  2. Paulo Nascimento diz:

    Isso recorda-me que tenho de ler o Livro “contos Proibidos” que um amigo me emprestou

  3. BALEIZÃO diz:

    para quem ainda se lembra do que foi vivido na época do 25-A de certeza não se esquecerá do papel desse social-fascista que dá pelo nome de Saramago.
    Só que esses pseudo -progressistas e pseudo-intelectuais que controlam a maior parte dos órgão de comunicação social e ainda o PS-PCP e parte do PSD , sempre preferiram branquear esse sinistro Estalinista quer se chama José Saramago.

  4. atento diz:

    Quem sabe nunca esquece. Uma grande jogada de marketing oportunista da Zita Seabra.
    Aqui está o que se passou. Basta ler o DN online :

    Global Notícias apenas proibiu uso de logotipo do DN
    por RSF05 fevereiro 2014 4 comentários
    A Global Notícias, proprietária do DN, JN, O Jogo e TSF, desmentiu hoje as notícias dando conta de que estaria a tentar impedir a publicação do livro “Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias”.
    Em comunicado, a administração da empresa esclarece que em causa está o facto de a capa do livro reproduzir “ilicitamente e de forma não autorizada uma capa da autoria do Diário de Notícias, bem como o título do jornal”.
    “A Global Notícias limitou-se a reagir contra uma violação flagrante dos seus direitos, nomeadamente o direito de autor sobre a capa de uma edição do Diário de Notícias, publicação da qual é a única e exclusiva titular desse direito”, lê-se no comunicado, onde se lamenta que “a Editora Alêtheia tenha optado por transformar a interpelação da Global Notícias, para salvaguarda de interesses legítimos, numa ação promocional com a exclusiva intenção de mediatizar o lançamento”.
    O livro, “Saneamentos Políticos no Diário de Notícias”, do investigador Pedro Marques Gomes, entre outros aspetos, identifica José Saramago como o “iniciador” do processo de afastamento de jornalistas, no Verão Quente de 1975.

  5. black sheep diz:

    Isto interessa essencialmente à Zita Seabra.
    Pode a rapariga ter saído do PCP, mas o PCP nunca sai de quem por lá andou.

Deixe Uma Resposta