Fev 22 2014

40 anos depois…

Publicado por as 23:59 em Geral

No Congresso Marcelo recordou os momentos da fundação do partido – quando, com uma “barba de Marx” andou “pelos telhados de Beja”, a fugir aos adversários que boicotavam os comícios do PSD.
Saberá Marcelo que os adversários de então são hoje os aliados do PSD/Beja hoje o PSD/Beja está aliado aos seus antigos adversários?

Share

10 Resposta a “40 anos depois…”

  1. JOTÃO diz:

    Há alguns anos , durante uma visita á OVIBEJA , tive oportunidade de recordar com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa essa verdadeira odisseia que foi o comicio do Pax-Julia.
    Fruto do terror que se vivia nessa altura , provocado pelo Partido Comunista e por uns grupos esquerdistas ,a assistência era pequena. As ” TROPAS DE CHOQUE DO PC” instaladas junto ao edifício da Sociedade Bejense eram em maior numero.
    Montamos a segurança com alguns , não muitos , jovens de Beja , com alguma rapaziada de Serpa , com malta da Escola de Regentes Agrícolas de Évora e chegou alguma rapaziada de Lisboa ligada a Agronomia e aos Belenenses , segundo me recordo enviados pelo nosso companheiro António Pinto Leite.
    Desde o inicio que começaram as escaramuças as quais obviamente foram endurecendo ao longo da noite. A Policia , cujo comandante assistia ao comicio , acompanhando o Comunista que exercia o cargo de Governador Civil, como habitualmente não dava sinais de vida.
    A porrada foi aumentando , a assistência saindo , e a rapaziada a esconder o Prof. Marcelo , acabando por ficarmos encurralados numa divisão do PAX-JULIA. Dificilmente o COPCON nos meteu numa berliet e quais criminosos fomos engavetados para o Quartel de Beja.
    As lonas da berliet ficaram rasgadas , sabem porque ? porque a comunagem queria sangue e com as facas pretendiam atingir-nos.
    Um dia destes ainda relatarei o comicio da Praça de Touros com Francisco Sá Carneiro , e a autêntica barbárie que se segui e ainda a frustada tentativa de assalto á Esquadra da Policia de Beja.É óbvio que NUNCA E EM TEMPO ALGUM posso aceitar que em BEJA exista esta aliança entre o PSD e o PCP.
    Mas JANECA , tu sabes e eu também sei, que alguns responsáveis por estas perfeitas acções terroristas hoje até são destacados dirigentes.

  2. Maria vai com as outras diz:

    Jotão – vale sempre a pena recordar esses “bons” tempos…
    Faltou só referir o saque e a destruição da sede do PSD.

    No entanto, lamento contraditá-lo sobre a ordem dos desordeiros.
    Pois tal sucedeu porque ao mesmo tempo do comício do PPD (que tinha casa cheia), decorria no ginásio da atual Escola de D. Manuel I um outro de um grupo de extrema esquerda cujo nome já não recordo (mas que não teve praticamente ninguém a assistir).
    O que levou a que esses “proletários” ficassem deveras azedos, não só pelo sucesso desse primeiro comício do PPD em Beja, como e sobretudo porque essa “segurança” que refere e a forma como se exibia na cidade, foi por eles considerada como uma atitude provocatória e de disputa territorial. Não nos esqueçamos, que estávamos mais ou menos na altura do chamado Verão quente de 75.
    E foram eles, sem dúvida com a posterior e provável cumplicidade de alguns elementos simpatizantes comunistas, que levaram a cabo aquela acção “revolucionária” de forma a definir sem margem para dúvidas quem é que dominava este território.
    Obviamente que as pessoas que estavam no comício passaram um mau bocado, mas a ideia com que se ficou no outro dia, era que se não tivesse havido essa “segurança” provavelmente nada teria acontecido.

  3. JR diz:

    Para alguns PSDs ou melhor ex-PPds, convém não ter memória a estes e muitos outros atos indignos de democracia e compará-los agora com estas autenticas loucas de coligações com o PCPs bejenses e interesses inqualificáveis.

    Demitam-se os responsáveis ou demitam-nos os verdadeiros militantes.

  4. JOTÃO diz:

    Maria– a PSP nessa altura tinha um papel de total passividade e imobilismo.Se estivéssemos á espera da PSP para manter a ordem e a segurança num comicio estávamos bem f………
    Quando do comicio na Praça de Touros senão fosse a atitude corajosa da GNR , comandada pelo Tenente Ferro , provalmente teriam existido consequências bastantes piores do que aquelas que infelizmente existiram. Nesse dia a PSP teve um papel verdadeiramente miserável e de pura cobardia.

  5. JOTÃO diz:

    Só mais uma questão — BEJA esteve presente no Congresso deste fim de semana ?
    Quantos eleitos tem Beja nos Orgãos Nacionais do PSD ?
    Alguem botou faladura ?

    Ou o Tio Miguel Ramalho terá convocado os meninos/as para uma reunião de análise e debate da situação autárquica na sede da RUA DA ANCHA ?

  6. João Espinho diz:

    O Presidente da Distrital discursou/apresentou uma moção

  7. JOTÃO diz:

    JOÃO estou convicto que o Presidente da Distrital do PSD terá partilhado a forma como conseguiu reduzir o PSD do Baixo-Alentejo a um partido praticamente residual , como o PSD Distrital terá 250 militantes, como conseguiu perder de uma forma ridícula por pura aselhice a Camara de Almodôvar , como teve votações perfeitamente ridículas em Cuba , Aljustrel , Mértola , como se aliou ao PCP em Beja , como está calado relativamente ás acessibilidades de Beja , como está calado relativamente á extinção de serviços no Hospital , como está calado relativamente ao encerramento de Finanças , como está calado relativamente a transferências de Serviços para Évora , como está calado relativamente á taxa de desemprego , como está calado relativamente á exclusão social de muitos Alentejanos com rendimentos fracos.

  8. Maria vai com as outras diz:

    Muito bem Jotão – colocou o dedo na ferida.
    Embora algumas dessas criticas também possam ser feitas aos outros partidos, o PSD se quer alguma coisa em Beja e nesta região, tem que ser diferente e para melhor.

    Se bem que em relação à “aliança” com o PCP em Beja, eu discorde da sua visão redutora. E vou buscar o exemplo que menciona de Cuba, onde na primeira vez em que o PS ganhou a Câmara aos comunistas, pediu e teve o voto útil dos simpatizantes do PSD. Aliás só assim as poderia ter ganho.
    Nunca mais a partir daí deixou de os ter de bandeja, sob o argumento de que se assim não fosse, voltavam de novo os “terríveis comunas”.
    Só que os mesmos foram de eleição após eleição absorvidos e considerados e banalizados como seus. O que teve como consequência, como bem diz, o desaparecimento pura e simplesmente do PSD como partido nesse concelho. Mesmo até em outras eleições.
    Logo quem é que não nos garante, que tal também iria suceder em Beja se o PS voltasse a ganhar estas últimas eleições?
    É que nós neste momento apenas podemos observar e criticar o PSD no estado em que agora se encontra.
    E como é que ele se encontraria, se o resultado tivesse sido outro?
    Com a permissão do J. Espinho, aceitam-se apostas.

  9. JOTÃO diz:

    Maria — O PSD pode estabelecer alianças com Partidos/Movimento que se movimentam num quadro democrático , que aceitem as regras , os deveres e obrigações da democracia .
    Agora aliarmos com aqueles , que passados 40 anos do 25-A , utilizam a mesma politica Estalinista , sectária e antidemocrática -NÃO .
    A pratica politica do PCP vai totalmente contra a matriz PPD/PSD.

  10. pereira diz:

    A gente do PCP é do pior.Estamos de acordo. Sem essa gente onde estaríamos hoje? No próspero mundo do dr. Marcelo (padrinho venerando),o prof.Marcelo (afilhado) nas diabruras,tão simpáticas,que o graduam para candidato a PR,o Ultramar entregue ao dr. Savimbi Elf,sempre disposto a carregar aviões,a jornalista Palla a tratar-lhe da imagem… A Economia,sem a ausência dos génios financeiros em viagem ao Brasil,teria ultrapassado a chinesa.A Ciência,com o prof. Varela Cid a garantir que os satélites eram impossibilidades,teria inventado os satélites geo-enterrados em vez dos geo-estacionários; parar por parar que o fizessem onde incomodam menos!O cardeal Cerejeira teria,finalmente,chegado a acordo com a irmã Lúcia e teriam gerado um sem número de dirigentes PPD prontos para serem secretários de Estado… Enfim,malditos comunistas,de tudo serão perdoados já que nos deram a Zita Seabra.

Deixe Uma Resposta