Dez 30 2013

Beja – a dança de cadeiras

Publicado por as 19:52 em A minha cidade

biblioteca de beja

Começou por onde menos se esperava. Quem sãos os clientes que se seguem?

Para ler (aqui)

Há mais aqui

(quando necessário farei actualização)

Share

11 Resposta a “Beja – a dança de cadeiras”

  1. JOÃO ROLHA diz:

    Cá está o João Rolha para apaziguar a situação:

    Actualmente existe a Divisão de Bibliotecas e Museus (se não me falha a memória) e a Divisão de Edução. Ambas eram geridas por chefias em comissão de serviços (com duração limitada).

    O que aconteceu foi que o tempo da Dr.ª Paula Santos terminaria em breve (ou já terminou) e o da Dr.ª Maria João Lança, ainda não.

    Logo, o que aconteceu, foi a segunda ficar a chefiar as duas Divisões até que as mesmas sejam fundidas numa só, tal como previsto: a futura DEB – Divisão de Educação e Bibliotecas.

    No entanto, e aqui reside a polémica, o cargo da Dr.ª Paula apenas existe na estrutura organizativa interna da Câmara e por isso, o mesmo poderia ser mantido. Por mais não fosse, pela excelente técnica que é, pelas provas dadas ao longo dos anos, pelo trabalho fantástico feito… enfim, qualquer pessoa com dois dedos de testa atinge o que eu quero dizer!

    Mas não foi isso que aconteceu. A noticia foi dada via email (inclusivamente à própria Dr.ª Paula Santos) e a discórdia entre os próprios técnicos da Biblioteca foi instalada.

    Dizem as más linguas que o Vitor Espetado terá garantido à Dr.ª Paula Santos que tal não iria acontecer..

    Aguardemos os próximos capitulos! Será que a Dr.ª Maria João vai ficar eternamente com o lugar? Será que serão dadas duas chapadas de luvas brancas pela Dr.ª Paula Santos? Quem irá concorrer no concurso publico que terá de ser aberto durante o próximo ano?! Não percam os próximos episódio…porque nós também não!!

    Despeço-me com amizade.

  2. JOÃO ROLHA diz:

    Peço desculpa pela falha de resposta para a sua pergunta: “Quem são os clientes que se seguem?”, fácil: Dr. Francisco Marques. Neste caso, a situação é igualmente chata: encontra-se em comissão de serviços até ao fim do Verão, mas já foi afastado. Já não tem gabinete do Cine Teatro Pax Julia, mas sim na Casa das Artes. Tem de passar pelo gabinete do Dr. Rui Aldegalega para chegar ao seu, onde actualmente…não faz nada. Nada lhe é dado para fazer e a programação já feita e alinhavada para os meses de Janeiro e Fevereiro foram suspensas.

    Curiosamente, Camané também seria, mas à ultima da hora, o Executivo achou que, se calhar era melhor não (a forma como esse espectáculo foi ‘cancelado’ e depois voltou também é engraçada. Um dia conto-vos!).

    Aparentemente, será substituido pelo Dr. Rui Aldegalega, esse eterno veraneante público, licenciado em História (?!) que certamente, muito terá a dizer sobre Cultura, gestão, programação e decisão.

    Despeço-me com amizade

  3. ana silva diz:

    O PCP no seu melhor .A purga interna na Camara vai continuar.
    Para aqueles que esperavam outro comportamento de Rocha e companhia desenganem-se.

  4. JR diz:

    Que achavam que os comunistas iriam fazer em Beja senão retirar todos os que não são da ” sua cor politica “, ter opinião e pensar pela própria cabeça, é regra do jogo com a qual eles não toleram.

  5. ana silva diz:

    JR — lamentavelmente com a cobertura politica e conivência do PSD de BEJA

  6. José Silva diz:

    Segundo o que percebi disto tudo, depois de ler estes e outros posts noutros blogs (ex.: alvitrando), esclarecendo alguns pontos:
    1. Para a Dr.ª Paula Santos, mesmo tendo acabado a sua comissão de serviço, podia ter sido mantida em funções em regime de substituição até terminar a comissão da outra divisão (DE) e aí abrirem concurso para a nova divisão (DEB);
    2. Para o Dr. Francisco Marques, não se percebe porque foi esvaziado de funções quando a sua comissão de serviço ainda está ativa;
    3. Para a Dr.ª Ilda, mesmo sem ocupar um cargo de chefia era responsável pelo Gabinete de Apoio Social, então podia manter-se com as mesmas funções no mesmo formato;
    4. Parece que o trabalho que vinham a realizar era reconhecido por todos os seus colegas e pela própria cidade, pois os frutos eram visíveis até para os mais cegos;
    5. Parece que a alternativa da Dr.ª Maria João é fraca, pois não tem formação para desempenhar as funções inerentes à DB;
    6. Parece que a alternativa do Dr. Rui Aldegalega também não é adequada, pois nunca deu provas de fazer nada bem feito nem de querer fazer o que quer que fosse (parece que ainda continua por acabar o museu de Beringel que supostamente veio preparar há 20 anos);
    7. Parece que a alternativa da Dr.ª Maria Manuel não era necessária, pois até estava a ocupar um cargo na CPCJ;
    8. Depois disto tudo, julgo mesmo que quem perde com esta dança são mesmo os munícipes, e não apenas os de outras forças políticas que não a CDU, até mesmo esses perdem, porque a Biblioteca continuava a manter um nível que a colocava num patamar junto de bibliotecas de referência no país e nunca o Pax Júlia tinha tido uma programação tão forte e que ia ao encontro de tanta gente (como mostravam as casas cheias dos últimos espectáculos) como nestes últimos anos e que o estavam a tornar numa sala de espectáculos também de referência nacional.
    Será que as pessoas do concelho não percebem isto? Penso que sim porque as pessoas não são parvas e vão julgar estas atitudes daqui por 4 anos. Infelizmente é preciso esperar e durante esta espera ter que aguentar estes retrocessos culturais que este regime impõe.
    Pensemos todos nisto e se é isto que queremos daqui por 4 anos… e nessa altura tentemos ter estes comportamentos na nossa memória.

  7. Emas diz:

    Prepare-se sr sombra… Está aí a rebentar mais uma bomba no EMAS…. É do genero da tal conversa da redução da dívida em 12 milhões de €… Só que desta vez vai também mostrar o belo gestor que é esse tal de Eng. Rui Marreiros…. As carecas aos poucos vão-se descobrindo….

  8. Emas diz:

    E já agora: o trabalho do Francisco Marques era reconhecido por quem? Explique lá bem isso que eu não entendi….

  9. ... diz:

    ui! Bomba?! Bomba de água, claro. Que faça muitos salpicos e molhe muita gente. Deixa-te de tretas e explica tu o que queres dizer com isso. Ou é mais um suspense barato à moda frouxa da Ancha?
    ‘Ah e tal as carecas isto e aquilo’. Cá para mim vem aí mais uma história de encantar. Queremos factos!

  10. Toy da Salvada diz:

    O Pax Julia conheceu a sua época de ouro até há dois meses atras quando toda a programação foi suspensa, alguma coisa o xico Marques deve ter contribuído para isso ….agora o aldegalega terá que fazer melhor, só isso.

    Na camara e na emas a receita deve ser a mesma, o rocha e o caixinha tem que fazer melhor, só isso. Quanto ao rui marreiros não sei porque o PCP anda tão assuntado com ele, será que tem medo, volta e meia toma lá uma, se não gostam dele aí mandem o homem para a salvada, a gente cá gosta.

  11. Toy da Salvada diz:

    afinal a cadeira da emas também deu jeito mas para isto:

    Eu não disse que era manobra de diversão da rua da ancha!!!
    Lançaram uma mentira para abafar esta…. mau resultado:

    Ora passem lá por http://www.base.gov.pt/ e façam uma pesquisa por emas de beja nas entidades.

    Saiba quanto custou a passagem de ano na sua cidade, quem a pagou, quem recebeu e muito mais, muito mais …

Deixe Uma Resposta