Nov 11 2013

Stories do Alentejo

Publicado por as 14:30 em A minha cidade

convites_stories_geral

Da mesma equipa de Heróis à moda do Alentejo, reforçada com alguns autores alentejanos de referência, vai ser lançado no dia 16 de novembro de 2013 (próximo sábado), pelas 16:30, na Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, o livro de contos e viagens ao sul «Stories do Alentejo».
Para além das presenças do coordenador do projeto – Luís Miguel Ricardo –, e dos autores – Antónia Luísa Silva, Dora Gago, Fernando Évora, Joaninha Duarte, José Teles Lacerda, Manuela Pina, Maria Ana Ameixa, Maria Morais, Miguel Brito de Oliveira, Miguel Morais e Vítor Encarnação –, a sessão conta com a participação da revelação da música jazz alentejana – Marta D´Almeida.

Stories do Alentejo é um projeto editorial (livro), inserido na valência de «Literatura de Viagens», que tem por principais objetivos a preservação e promoção do Alentejo nas vertentes: belezas naturais e arquitetónicas, tradições, gastronomia, canto e falares, através da magia do conto contado por contadores alentejanos de reconhecido mérito e com um profundo conhecimento da região.

O que é e onde se localiza o buraco da Adiça? E o maior cais palafítico da Europa? E o Castro da Cola? E o Pulo do Lobo? E quais as histórias / lendas que lhe estão associadas?
E o que são as Tábulas de Aljustrel? E o que eram as «escolas de tiro»?
Onde se realiza a feira do Pau Roxo? Qual a mística que lhe está associada?

O que significa «ter uma veia de água salobra na cabeça»? «Tirar a fala»? «Tás aqui, tás com ela na gola»? «Sono assado»? «Mãozinhas de bolo e nalguinhas de prateleira»? «Fazer mirrar o pêto»? «Fazer máleve»? «Ferrar o galho»? «Escorremaçar»? «Ele tombou tanta panela com a tromba»? «Cu de opinião»? «Boquinha da noite»? «Armar uma carrapata»? «Andar com a mosca»?
Quais as plantas selvagens comestíveis da flora alentejana? Onde e em que altura do ano as encontrar? E as mezinhas à base de plantas autóctones?

Share

Deixe Uma Resposta