Out 02 2013

Curiosidade

Publicado por as 10:25 em autárquicas 2013

A próxima Assembleia Municipal de Beja não terá qualquer elemento do PSD. Terá sido essa a vontade expressa pelos cerca de 1500 votantes na coligação “Mais Beja”?

Share

31 Resposta a “Curiosidade”

  1. corbusier diz:

    http://i43.tinypic.com/2wrj3f7.png

    acho que se enganou nas contas

  2. Rato dos Pomares diz:

    Esta pergunta é muito importante mas está dirigida aos eleitores errados. Vejamos: “Terá sido essa a vontade expressa pelos cerca de 1500 votantes na coligação “Mais Beja”? Quem pode responder? Os eleitores que votaram “Mais Beja”. Resposta: Não! Claramente não e duvido que a resposta possa ser outra que não esta. Por outro lado seria muito interessante que aqueles que passaram a últimas semanas a apelar ao tal do “voto útil” (e que obviamente não terão votado “Mais Beja”) pudessem agora contribuir para a discussão deste assunto.

  3. João Espinho diz:

    @corbusier – em que contas?

  4. João Espinho diz:

    @rato – a pergunta está objectivamente dirigida a quem votou “Mais Beja”. A história do voto “útil” (neste caso “inútil”) tem servido para alimentar algumas guerras. Para mim é uma história mal contada. Mas o tempo dirá quem apelou ao quê.

  5. Anónimo da Silva diz:

    Corbusier tem razão, foram eleitos os dois primeiros elementos da lista da coligação Mais Beja.
    Presumo é que nenhum dos dois pertence ao PSD. Serias tu o primeiro do PSD embora colocado em terceiro lugar.

    Quanto ao problema que levantas, ele foi debatido até à exaustão neste teu blog. E a culpa do facto só pode ser sacada ao PSD, que não teve a determinação suficiente para que todos os seus simpatizantes votassem nos seus candidatos.
    Aliada ao facto, de haver muitos deles que não acreditavam já em JPV, e sabendo haver outros que iriam repetir a gracinha de há 4 anos, votaram agora em João Rocha.

    Sim Joâo Rocha foi eleito com os votos de muitos PSD’s e ao contrário do que aqui é dito, sem interesses de espécie alguma, a não ser acrediarem que ele repita em Beja o que fez em Serpa.

    É duro, mas é a realidade.
    PSD´s a votarem no candidato do PC.
    E esta, hem?

  6. João Espinho diz:

    @da silva. Eu era o quarto da lista e não tinha ilusões quanto à não eleição. De facto, os dois eleitos não são do PSD. Quanto à votação de PSD’s no PCP, parecendo impossível, aconteceu. O tal apelo ao voto útil foi nesse sentido. Pelo que está demonstrado que o PSD de Beja se habituou a votar contra si próprio. Se há forma de inverter este caminho? Há, mas é muito doloroso.

  7. Zé da Fisga diz:

    Abstraindo-me da questão, sempre sem resposta, do voto útil e não útil, de algum eleitorado do PSD ter votado ou não em João Rocha, os resultados são aquilo que são, ponto!
    O PSD obteve 1580 para a AM, o que lhe garante 2 eleitos. Excelentes pessoas, sem dúvida, e eventualmente, excelentes futuros deputados municipais. Mas objetivamente…nenhum dos dois é do PSD!
    Creio que – respondendo à pergunta lançada pelo J.Espinho -, não terá sido essa a vontade desses mais de 1500 eleitores.
    Se alguns eleitores do PSD se tivessem apercebido atempadamente que não dava, nem por sombras, para chegar aos 3 eleitos (onde estava o 1.º do PSD), talvez tivessem deslocado o seu voto do boletim amarelo (AM) para outras paragens… O PS, por exemplo, ficou a escassos 21 votos de garantir o 9.º eleito!
    Fica a minha opinião.
    Este tipo de questões, lançada pelo João, deve merecer reflexão por parte dos partidos. E cada partido, à sua maneira, deve colocar as suas reflexões deste ato eleitoral em cima da mesa. Mas este dado é objetivo: Não haverá nenhum militante do PSD na futura Assembleia Municipal de Beja. E isso é mau. Mais do que para o próprio PSD, sobretudo para a cidade e para o concelho.

  8. Munhoz Frade diz:

    Assinalo aqui a forma como os anteriores deputados municipais do PSD finalizaram o seu mandato: unindo-se à posição de repúdio pelo encerramento de camas no Hospital de Beja. Aqui fica, fora de equívocos próprios do contexto eleitoral, o meu reconhecimento pessoal, pela postura assim assumida, de defesa dos utentes do SNS no nosso Distrito.

  9. Maria Gomes diz:

    Nao me calo! http://naomecaloemalbernoa.wordpress.com/

    MARY G

  10. Celso diz:

    Se o trabalho do próximo presidente da Câmara de Beja foi assim tão bom em Serpa, alguém me pode explicar porque razão na principal freguesia urbana de Serpa, estavam assim tão descontentes com ele ? Em 2005 quase perdia, e em 2009 …..quase ganhava !
    De qualquer forma, espero que esteja á altura das expectativas…….de quem votou nele.

  11. corbusier diz:

    O PSD na ambição cega de eleger um Vereador, permitiu a maioria absoluta do PCP na Câmara.
    Ou seja. Nem Vereador, nem Futuro!

    Assim se vê o valor do PSD!
    Já não basta as “ajudas” do PSD (des)Governo, senão agora o grande “contributo” do PSD Beja para o grande desenvolvimento da Cidade!

    Vai ser o fartar da vilanagem.
    Não tenham dúvidas!

  12. corbusier diz:

    Os meus parabéns a esse grande “maestro” que é o Mário Simões!

    “Quem tudo quer, tudo perde.”

  13. 29 DE SETEMBRO diz:

    @ JOÃO E ANÓNIMO SILVA– partilho das v/opiniões
    De facto é uma tristeza constatarmos que alguns sectores do PSD votaram no PARTIDO COMUNISTA.
    Tal situação no entanto não é inesperada quando no inicio da pré-campanha o coordenador autárquico do PSD , de nome João Araújo , numa entrevista a uma rádio local , fez a apologia de JOÃO ROCHA.
    Tal situação não é inesperada quando na pré-campanha o JPC dizia em entrevista que o PARTIDO COMUNISTA era tudo boa gente.
    Tal situação não é inesperada quando na noite das eleições o JPC estava mais preocupado em dar os parabéns ao PARTIDO COMUNISTA do que analisar porque tinha tido um grande derrota.

    @João – por acaso já viste quantos votos o PSD/CDS teve nos Concelhos de CUBA , ALJUSTREL e MERTOLA ? 204 votos !!!!! sim 204 votos !!!!!
    Como é possível que a muito poucos dias das eleições MARIO SIMÕES dissesse que o PSD-Beja com ele deixaria de ser um Partido ” RESIDUAL ” ?
    Esse SENHORITO esquece-se que antes dele e daquele lixo que o acompanha o PPD/PSD já teve deputados , já teve Presidentes de Camara , já teve Juntas , já teve gente em Assembleias Municipais.
    De facto quando a nossa JSD e o nosso PPD lutavam contra o PARTIDO COMUNISTA , quando eramos um Partido interclassista , quando tinhamos dentro de casa ” massa critica ” , quando tínhamos elites , todas as batalhas contra o PARTIDO COMUNISTA serviam para unir o PPD/PSD.
    Se de facto existe vontade de regenerar O PSD-BEJA com certeza não será com GASPAR-SIMÕES-ARAUJO -CAEIRO -MIRA.
    Mas também não será com JPR o qual de certeza se posicionará para fazer ” a cama ” aqueles .

  14. laranja amarga diz:

    Perdão, estao esquecidos que o PSD já elegeu vereadores ????
    Esta abertura a apoios em outros partidos é que tem desgastado o eleitorado laranja.
    Nem Rocha, nem Pulido merecem os meus votos, nem o PSD merece desaparecer da autarquia.

    O governo, ou desgoverno como escrevem ai para trás nada tem a ver com certas “concordatas” erradas …..

  15. Zé da Fisga diz:

    1.º Questão colocada pelo J.Espinho: Como era provável, e previsível, que a coligação “Mais Beja” elegesse de facto dois deputados municipais, e sendo o 1.º candidato um independente, deveria o 2.º ter sido do PSD e o 3.º do CDS-PP. Estava a questão resolvida. Esta foi por isso uma lista, digo-o, mal constituída ou pouco pensada. Saí a ganhar o partido menor (CDS); saí a perder quem é responsável pela fatia de leão destes 1500 votos: o PSD! Pergunta natural: A quem serviu a coligação?
    2.º As declarações de João Pedro Caeiro na noite das eleições, imensamente satisfeito coma derrota de Jorge Pulido Valente, sem olhar sequer para o resultado que obteve. Recordo: Zero Vereadores, Zero eleitos do PSD na Assembleia Municipal de Beja e terceiro lugar, a grande distância do PCP e do PS, na única Junta de Freguesia urbana em que tinham expectativas. Vergonhoso JPC. Se havia dúvidas de quem o PSD (oficial) tentou “servir” nestas eleições em Beja, ficámos esclarecidos. Estou quase certo que JPC participou na caravana automóvel do PCP/João Rocha.
    3.º Vai uma aposta que nas Freguesias de Santiago/S.João e Salvador/Santa Maria vamos assistir a coligações PCP/PSD para garantir maiorias políticas aos vencedores (PCP)? E aí caí a máscara a JPC e ao que resta do esfrangalhado PSD no concelho de Beja!

  16. 29 DE SETEMBRO diz:

    @ ZE DA FISGA — em total acordo consigo.
    O acordo PSD/PCP já estava feito até antes das eleições.
    Em convites realizados a candidatos independentes que entraram nas listas de JF de Beja , foi realçado que existe uma óptima relação com o PARTIDO COMUNISTA e que com eles se negociariam todos os cargos da JF.

    Como eu realcei no meu post o comportamento do JPC foi de facto absolutamente vergonhoso , mais parecendo um qualquer militante do PC a expressar a sua enorme satisfação pela vitória do JR e simultaneamente pela derrota do JPV.

    Relativamente á Assembleia Municipal é óbvio que o Luis Dargent quando negociou levava o trabalho de casa bem feitinho , com as continhas bem feitas , salvaguardando a sua posição de forma a ter assento na AM. O Luis Dargent até na noite das eleições revelou alguma perspicácia ” refugiando-se ” nos estúdios da Radio Pax de forma a evitar aparecer quando o JPC comemorava a vitória do PCP.

    De resto os representantes do CDS propostos para a CM eram absolutamente de fugir.

  17. tigre alentejano diz:

    Por culpa própria: por estar no Governo e tradicionalmente este ser castigado pelas eleições autárquicas e…. historicamente os lideres locais “negociaram” sempre aproveitando-se dos seus cargos (Cameirinha com os terrenos que estavam na REN/RA, Quirino no parque industrial, Ramoa com um gabinete “dele” no Governo Civil, Serrano…..) Tristes mas poderosos.
    Por fim um deputado que se põe à venda ou o Sr. Araujo (o encerra instituições) que vendido está desde à muito tempo.
    Caeiro não fez mais que dar continuidade a este aparelho laranja. Inocente.
    Resta ao PSD e à direita de Beja que a gente nova se afirme, o pessoal do Nerbe e mais meia dúzia para dar volta á situação.
    È necessário duas coisas ao PSD/PPD:
    1º Não esquecer o seu passado e os caminhos turbulentos que passou com reformas agrárias ou insultos vermelhos, pois ter um autocolante da AD na altura era crime em Beja;
    2º Apresentar soluções e caminhos para Beja e Alentejo e, não entrar em jogos politiqueiros onde o site do Mais Beja parece a continuação do PCP e seus lideres preocupam-se mais em criticar ao serviço de outros antes de apresentar projectos ou soluções.
    Em suma, não tem ninguém porque deram e continuam a dar tiros nos pés.

  18. 29 DE SETEMBRO diz:

    @ tigre — também concordo consigo.
    Existe uma geração de jovens PSD , muitos deles com independência económica e financeira , que têm competências para pegar no partido.

    Estou também de acordo consigo quando se fala na total amnésia que os actuais dirigentes do PSD revelam do que é a história de luta e afirmação do Partido no nosso distrito.

    Mas que melhor prova dessa amnésia podemos ter quando um dos principais dirigentes do PSD-Beja era um diligente militante de grupelhos de extrema-extrema esquerda que existiam na nossa cidade , que perseguiam tudo o que se relacionava com PPD , que se entretinham a boicotar comícios e a destruir a sede do Partido ?
    Que credibilidade poderá ter um partido com este lixo ?

  19. Aldeao diz:

    E Vilar de Mouros voltou a ser CDU!

  20. Vasco Lemos diz:

    caro joão espinho: para quando a noite das facas longas no PSD de Beja? Vão expulsar os militantes que apoiaram claramente outras candidaturas? Mário Simões t~em condições para continuar à frente do partido?

  21. João Espinho diz:

    @vasco – vai haver facas longas? Expulsar militantes?

  22. Vasco Lemos diz:

    Em Almodovar já houve e em Beja?

  23. João Espinho diz:

    @vasco – Em Beja “no passa nada”, até porque não havia nada em jogo…

  24. Jorge Mata diz:

    Sim, caça às bruxas no PSD, não por favor.
    Até porque os nomes aqui referidos são do melhor que o PSD tem.
    Apenas que e em termos estratégicos, ao contrário de outros do PSD que jogaram no tabuleiro de JPV e do PS e que curiosamente não são aqui referidos. Porquê?
    Estes acham que a câmara mais do que ao PCP, está melhor entregue a João Rocha, em beneficio da cidade e do seu próprio partido.
    Até porque se porventura houvesse essa “caça às bruxas”, a mesma teria que ser feita em relação aos dois grupos. Seria mais democrático, não?

  25. PauloP diz:

    Tudo isto é normal. Depois de se ver o vencedor da CMB a almoçar com alguns dos antigos lideres do PSD um pouco antes das eleições, não diz tudo mas diz alguma coisa. Enquanto o PSD local não arranjar gente capaz (também se aplica aos outros) não sairemos desta situação.

  26. Rato dos Pomares diz:

    “(…) não havia nada em jogo”.
    É o fim do PSD em Beja!
    Todos para a cloaca máxima, qual cristãos perseguidos por Nero.

  27. Jamilio da Purificação diz:

    Depois do sucedido há 4 anos, era de esperar que os votos e os militantes do PSD fossem disputados até à exaustação.
    E ainda mais, pois desta vez, o candidato da CDU era um “dinossauro” experiente e que não tem pruriodos alguns em se relacionar e ter apoios de outros quadrantes politicos.
    O que não só lhe fica bem, como vai contra umas quantas alminhas que acham que os comunistas são todos iguais e com a mesma filosofia cáustica do pós-25 de Abril, como ainda aqui é patente neste blog.

    Não. Os tempos são outros. Já não existe a URSS. e os partidos, tal como tudo

  28. Jamilio da Purificação diz:

    Peço desculpa, mas sem querer enviei a mensagem.
    Só para concluir, que o ser humano é mesmo assim, e será sempre permeável a pressões, venham de onde vierem e em que sentido se façam sentir.

  29. Paulo Nascimento diz:

    @João

    Estás a queixar-te do quê ?

    O Por Beja com todos, (o tal que supostamente é controlado pelo Bloco) com menos percentagem , elegeu mais gente que o PPD , e nenhum deles é aderente do Bloco.

    No nosso caso não nos queixamos, porque foi nosso desejo dar toda a liberdade ao movimento nas suas decisões.

    Tal como vocês deram toda a liberdade ao CDS para tomar as decisões que quis.

  30. João Espinho diz:

    @paulo – eu não me queixo; só sublinho evidências.

  31. laranja amarga diz:

    Paulo, peço desculpa, mas o PSD e CDS sempre mantiveram alianças.
    Agora o BE aliado com independentes! que partido é esse? ou será que o Bloco teve medo de ser erradicado da cidade de Beja, pulverizado talvez pelo Rocha?

Deixe Uma Resposta