Set 29 2013

Beja Outono de 2013

0_8da23_51312d22_XL

O PCP regressa ao poder na cidade de Beja. Parabéns aos vencedores. Tal como afirmei há 4 anos: ” A luta continua”.

Share

33 Resposta a “Beja Outono de 2013”

  1. JC diz:

    Qual a razão do “regresso” do partido comunista?

    Má gestão do PS?

    Má escolha de candidatos?

    Boa escolha por parte dos vencedores?

    Ignorancia popular??

    Mandato anterior pior que os antecedentes??

    -Quem me pode explicar???

  2. CASTELO diz:

    Volta a brigada brejenev á CMB , o JPV tem uma derrota inesperada e o PSD é reduzido a um partido ” residual “.

  3. vc diz:

    A razão não sei, lamento profundamente que tenha acontecido!!!
    Ninguém deveria andar de cavalo para burro, nem mesmo uma população que acabou de demonstrar tamanha “burrice”!!!
    Tenho uma raiva que nem consigo explicar, em todos os países em desenvolvimento o comunismo tem vindo a acabar, só mesmo este Alentejo, com uma mentalidade que não consegue evoluir é que não consegue ver isso!!! O pior, é que eu também cá vivo!!!!!!

  4. CV diz:

    VC, faço minhas as tuas palavras. Como é possível esta gente não abrir os olhos. Vivem no 3º mundo e insistem em continuar.

  5. Mariazinha diz:

    A resposta é só uma:

    – Má escolha dos candidatos do PS.

    Senhor presidente nunca percebeu que:
    Ao longo do mandato foi:

    – Surdo cego e mudo
    – Afastou- se completamente dos funcionários, até daqueles que em 2009 votaram em si.
    – Rodeou-se de um núcleo fechado, senhores doutores e doutoras, grandes chefes de divisão e todos juntos tomavam as decisões, sem passar cartucho a mais ninguém.

    – Se o PS tivesse avançado com outro candidato, nunca mais a CDU punha os pés na Câmara de Beja.

  6. Vitor diz:

    Que comentários tão tristes….. Assim se vê quem sabe perder!

  7. Ana diz:

    Razões para o sucedido:

    1: SORTE (a diferença de votos é reduzida)

    2: Menos votos do PSD no JPV ( por exemplo: ex-gov civil Serrano fez panelinha com o Rocha e o Carreira Marques muitos anos…amiguinhos de muitas trafulhices…favores pagam favores)

    3: Um povo acéfalo que votaria CDU até mesmo se o cabeça de lista fosse o Pato Donald e o resto da lista os estrunfes (até não anda muito longe disso na realidade…).

    4: Um povo que espera que os eternos camaradas os venham salvar da miseria em que se encontram…aspirações LEGITIMAS de um povo que sofre… mas acéfalas….isto são as autarquicas senhor Joaquim ! ao que ele responde: “QUEIM!?”……

    5: Um povo que ja não se lembra que estes camaradas la estiveram 30 e tal anos, tirando os ultimos 4 (dedicados ao pagamento das dividas feitas pelos anteriores)….e que se ha secura nos cofres na CMB…. a culpa é OBVIAMENTE…desses mesmo camaradas….

    6: O POVO É QUEM MAIS ORDENA: e é por isso que CAVACO SILVA é Presidente da Republica, PEDRO PASSOS COELHO é PM e hoje JOÃO ROCHA é Presidente da CMB…….traços da democracia de um povo que tem memoria curta, horizontes limitados, e o RUBEN BAIÃO como referencia musical!

    resumindo:

    “Cada povo tem o governo que merece” – Joseph de Maistre.

  8. Rato dos Pomares diz:

    Uma vez vi uma peça sobre esta imagem onde se avançava que a fotografia, na sua versão final, fora manipulada (muito antes do photoshop). O militar da fotografia tinha mais do que relógio no pulso, prova evidente que andava a “arrebanhar” despojos de guerra. Depois apagaram-se os relógios excedentes e ficou uma foto heróica. Moral da história: Um herói nunca exibe nos pulsos relógios gamados. Esconde-os bem escondidos nos bolsos.

  9. nuno diz:

    É lamentável haver um mau perder. O povo sufragou, decidiu e pronto. Agora o argumento descabido que os senhores/as andam a perpertuar da ignorância dos alentejanos, só mesmo por tolice ou mesmo o reflexo da sua pura pseudointeligência.
    Querem circunscrever a ignorância no Alentejo ou será que em Loures, Peniche e Setubal o povo também será desprovido de neurónios?
    Como no futebol, na politica o adversário deverá absorver os resultados, quando estes lhe são menos favoráreis, portando Parabéns aos Vencedores, em particular ao elenco da CDU em Serpa e Beja.

  10. Joana Amaral diz:

    Parabéns aos vencedores e «reni» para os vencidos…

    Para o senhor João Espinho e para …. os senhores e senhoras …. Tigre alentejano, Figo, Melga, Fraquissima, Maria Flores, Corbusier, Alberto, Guadalupe, Belinha, Angelo, Cota, Serpentino, Atento, Gija, Zezito, VC, CV, Castelo, etc, etc… mandem alargar as portas pois a cabeça deve ter inchado, inchado, que quase rebentou.

    Assim se vê a força do PC.

    Viva o Partido Comunista Português, viva a cidade de Beja.

  11. Joana Amaral diz:

    Com esta fotografia, mais uma vez, o senhor João Espinho a tenta colar o PCP às guerras e às atrocidades cometidas na primeira metade do século XX… mas em vão.

    O que me ressalta à vista é o facto do soldado estar a erguer a bandeira rubra… sobre uma cidade em ruínas… será o caso de Beja???

  12. Anónimo da Silva diz:

    É verdade Joana. Mas tens que te lembrar que ele viveu muitos anos em Berlim, e que na ex-RDA o comunismo aí não correu lá muito bem.
    Ainda hoje as marcas são muito visiveis.
    Esperimenta a ir lá passear.

  13. Rato dos Pomares diz:

    Já agora aproveito para dizer que a comparação (implícita) de Beja a Berlin e de quatro anos de Beja Capital à II Guerra Mundial, também me parece exagerada.

    Entretanto, solicito encarecidamente às “Anas” deste Blog, especialistas em todos os tipos de actos eleitorais, (colectividades, associações humanitárias e filármónicas incluídos), que possam disponibilizar os vosso contactos telefónicos. Acreditem que nas vésperas de próximas eleições não vou querer passar sem ouvir as vossas opiniões, na senda do sempre nobre propósito de poder exercer o meu direito de voto de uma forma mais esclarecida e culta.

  14. moura encantada diz:

    Hoje o dia amanheceu cinzento, chuvoso, outonal! Presságio?! Certamente. Assim serão os dias dos próximos 4 anos. Cinzentos, sombrios, sem vida! Repletos de arrogância, ódio e vazios de competências!
    Tenho pena de Beja! A minha capital perdeu a ética, o rigor e a transparência na gestão! Perdeu a dedicação e a proximidade às pessoas, aos seus problemas e aos seus anseios. Lamentavelmente, a falta de isenção, o obscurantismo e a ausência total de uma visão estratégica para o desenvolvimento do concelho venceram (por pouco), mas venceram! Mas a luta continua amigos! Perdemos as eleições mas ganhámos em consciência! A consciência do dever cumprido, da dedicação plena e máxima, da missão e da luta por um amanhã melhor! O povo decidiu. Respeitamos o sufrágio, mas lamentamos a total ausência de ambição! Quem votou CDU, perdoe-me, não tem ambições para Beja. Tenho PENA!

  15. Marco diz:

    Já pensaram que o Povo; estúpido, ignorante , retrógrado, acéfalo, etc, etc, é precisamente o mesmo que há 4 anos elegeu Jorge Pulido Valente? Vá lá, façam um esforço só para parecer que pensam…

  16. João Honrado diz:

    Bem visto ó Marco, acrescento somente que pouca diferença entre xuxas e comunas também se verificou nas últimas autárquicas, só que deste vez para o outro lado.

    A diferença maior e mais notória entre as duas campanhas foi que o PS perdeu aquilo a que os espanhóis chamam de ilusión, a esperança que isto poderia mudar para melhor e o povo preferiu tornar ao pc, mormente para um nome que melhor ou pior, firmou créditos numa autarquia vizinha.

    JH

  17. Ricardo diz:

    Tenho pena dos eleitores desta cidade. Os que pouco ou nada trabalham, os que já há muito passaram da idade valida para trabalhar, os que durantes décadas votaram PCP e armadilharam o futuro desta cidade, os que impedem que as novas gerações tenham futuro nesta cidade. Sim, foram estes que decidiram, que fizeram com que a ramboia volta-se á câmara de Beja.

    Uma palavra para a sr. Joana Amaral. Humildade e saber perder é o que lhe falta, e mais não digo. Daqui a 4 anos falamos, mas olhe que os reformados e idosos nos lares acabam, cada vez há mais informação, cada vez há menos analfabetos, e aí, pode ser que abra os olhos e veja o quanto esse partido é triste.

  18. Ana diz:

    Nas palavras de Joana Amaral, o PCP é maltratado por toda a sociedade Portuguesa, a Burguesia!
    Ora o PCP conseguiu ontem 11% dos votos, tendo em conta a elevadissima abstenção. E considerou isto uma grande vitoria, o que mostra portanto a sua dimensão na politica Portuguesa…

    Pergunto eu: então os outros 89%, do Povo Portugues (que votou), são todos Burgueses?!
    Então tudo o que não alinha com o PCP é Burguês?!

    Essa mentalidade reduziu o PCP á insignificancia eleitoral! Alias, qualquer mente menos cinzenta percebe facilmente que é estranho, num tempo em que PS e PSD estao completamente queimados, que o PCP nao consiga capitalizar eleitoralmente com isso!

    Essa sua atitude, Joana, e de outros camaradas seus, é responsavel pelo enorme desprezo que a maioria dos Portugueses vos dedicam.

    Uma enorme arrogancia na presunção de que apenas os Comunistas são de esquerda, de que são os unicos a ter consciencia social e que apenas eles sao responsaveis pelo 25 de Abril e bla bla bla!

    Falta-vos classe (como a que tinha por exemplo Alvaro Cunhal !!!!), falta-vos educação, falta-vos honestidade e inteligencia para fazer uma leitura correcta do numero de votos de ontem e perceber que a camara e a cidade não são assim tão vossas como foram em tempos. O PS, desta vez mesmo sem o PSD a apoiar, ficou-vos bastante proximo e daqui a 4 anos ha mais….

    A grande obra do JPV foi, na minha opinião, provar que o PCP não é dono da cidade de Beja (+\- 7400 VOTOS CDU, 7100 PS) e que outros cidadãos (independentemente da cor politica) são também bastante válidos para gerir essa câmara.
    E que todos os outros que não são do PCP também são BEJENSES e ALENTEJANOS e CIDADÃOS HONRADOS muitos deles TAMBÉM DE ESQUERDA, apenas não comunas…)

    Acima de tudo, abandonem os dicursos inflamados e raivosos e as atitudes de vingança e aprendam a fazer a democracia de que tanto se gabam de ter ajudado a construir…quanto mais se comportarem como animais, mais inimigos terão. ( ja passaram quase 100 anos desde a revolução de Outubro e ainda não aprenderam isso aqui…)

  19. Político diz:

    “vc diz:
    30 de Setembro de 2013 às 0:13
    A razão não sei, lamento profundamente que tenha acontecido!!!
    Ninguém deveria andar de cavalo para burro, nem mesmo uma população que acabou de demonstrar tamanha “burrice”!!!
    Tenho uma raiva que nem consigo explicar, em todos os países em desenvolvimento o comunismo tem vindo a acabar, só mesmo este Alentejo, com uma mentalidade que não consegue evoluir é que não consegue ver isso!!! O pior, é que eu também cá vivo!!!!!!

    CV diz:
    30 de Setembro de 2013 às 0:17
    VC, faço minhas as tuas palavras. Como é possível esta gente não abrir os olhos. Vivem no 3º mundo e insistem em continuar.”

    Homens, vão-se embora.
    aqui, no “terceiro mundo” a malta sente-se hoje muuuito bem! 🙂

  20. Político diz:

    E sabe tããão bem ver os vossos comentários raivosos e cheios de azia….AHAHAHAHAHAHAH!!!!!!

    Ora aí está:

    Marco diz:
    30 de Setembro de 2013 às 12:45
    Já pensaram que o Povo; estúpido, ignorante , retrógrado, acéfalo, etc, etc, é precisamente o mesmo que há 4 anos elegeu Jorge Pulido Valente? Vá lá, façam um esforço só para parecer que pensam…

  21. stalin diz:

    @ politico — não faz parte da v/biblia que o que conta é a minoria esclarecida e não as maiorias ?

  22. tigre alentejano diz:

    O regresso vai ter muitas destas – http://www.base.gov.pt/base2/html/pesquisas/contratos.shtml?adjudicanteid=2450#180654
    JR e seus amigalhaços sobretudo da direita ou extrema direita (empresários), não fizeram dezenas de negócios destes em Serpa, mas sim centenas e, com eles tudo se compra (votos).
    Este é o meu receio juntamente com copos e festas para adormecer o povo.
    PS.: não foi ilegal o concurso (Lei de Sócrates), mas ninguém viu os postes de iluminação.

  23. Anónimo da Silva diz:

    @ Tigre Alentejano. Sou um leitor atento aqui dos seus comentários, que reputo de sensatos e por vezes até de brilhantes.
    Daí não perceber a sua atitude em relação a João Rocha. Onde apenas vê defeitos e atitudes repreensiveis. Como se na politica e em particular na deste país, tudo isso que refere não fizesse parte do pacote de qualquer um politico que tenha ganho eleições.
    Esquecendo tudo o resto por ele realizado, e que está bem patente numa simples visita a Serpa e ao seu concelho , de onde penso até ser natural.

    Quem como eu, embora só lá tenha ido de forma esporádica mas várias vezes ao longo da minha vida, se lembra como era essa agora cidade há 40 anos, e como ela e toda a sua região agora estão. E as confronta com outras do distrito, não pode deixar de reconhecer, que houve um trabalho excepcional ali realizado,

    E foi por tudo isso e apenas por esse motivo, que a maioria dos votantes no dia 29 disseram que querem ver tudo isso aqui replicado em Beja. Sejam eles comunistas, de direita e extrema direita, ou até não votantes militantes como eu.
    Isto sem desprimor para JPV, que até fez um trabalho meritório, sobretudo neste último ano.
    Cá estaremos daqui a quatro anos, para ver entretanto o que foi ou não foi feito, e se valeu ou não a pena a aposta neste agora e com todo o mérito, atual presidente da Câmara Municipal de Beja.

  24. de beja diz:

    Só falam de beja ,como sera daqui a 4 anos????e o Pais como estara daqui a 4 anos???? e secalhar estamos a ser governados ou fomos estes anos todos governados pela cdu…beja tá como a merda do pais em que vivemos..

  25. Celso diz:

    @Marco

    – Por acaso sabe o que é o comunismo ?
    – Por acaso sabe como se comportam os comunistas no Alentejo, em tempo de eleições autárquicas ?
    – Por acaso sabe fazer contas ?

    – O que acha da seguinte leitura ;

    – Em 2009 o PS teve 8577 votos para a Câmara e ganhou.
    – Em 2013 o PS teve 7135 votos para a Câmara, menos 1442, e perdeu.
    – Em 2009 a cdu teve 7815 votos para a Câmara, mais 431 votos do que em 2005, e perdeu.
    – Em 2013 a cdu teve 7438 votos para a Câmara, menos 377 votos que em 2009, e ganhou.

    – Perante esta leitura, consegue compreender que não foram os comunistas que alteraram o voto, até porque são tão fanáticos e ignorantes que era situação impossível de acontecer, mas sim todos os outros que não levantaram as nalgas do sofá para irem votar, talvez pensando que estava ganho ?!!
    – Como dizia o arquiteto, já está, agora aguentem !

    P.S : Consta até, que houve comunistas que foram no sofá votar, porque alguém os carregou mesmo assim, e outros que muita gente pensava que já tinha morrido à 10 anos. Enfim…..colhavemos de fazer !

  26. José de Beja diz:

    Caro Anónimo da Silva, já tinha feito aqui uma pergunta ao camarada Espinho visto ele ser um “expert” em terras germânicas, deixo-lhe a mesma questão, visto que segundo o seu comentário mais acima escreveu que o comunismo na ex RDA não correu bem e as marcas ainda hoje são visíveis, gostaria então que me explicasse se puder é claro, como é possível que nas recentes eleições Alemãs o Die Link partido ou coligação como lhe queira chamar que inclui o Partido Comunista da ex RDA, tenha conseguido vencer na maioria dos estados que compunham a ex RDA, será o povo da ex RDA como o povo de Beja segundo alguns comentadores, estúpido, ignorante , retrógrado, acéfalo, etc, etc ????

  27. fsaw diz:

    Depois de ler estes comentários, fico a pensar na grande obra que o JPV fez em Beja, que ainda não consegui enxergar qual foi. E não esquecer a grandiosa Inovobeja, capacitada de visionários de capacidade semelhante ou superior a George Lucas ou aos irmãos Wachowski. Não esquecer também a transformação de uma empresa de águas e saneamento numa espécie de sub-câmara municipal com a presidência do senhor Rui Marreiros. Não esquecer a denominação de Origem Prometida que na realidade deveria ser ser “Protegida”. E não esquecer que foi o JPV que meteu o aeroporto a funcionar, segundo o mesmo. Não esquecer a Beja Capital, que não é capital de nada e que se o Pulidismo continuasse continuaria a ser a capital do nada. E não esquecer o Relatório de Contas de 2012, pois se o JVP esqueceu o Rocha não vai esquecer, ou será que o menino teve algo a esconder e não quis dizer?
    E mais poderia ser dito…

  28. fsaw diz:

    celso, as pessoas simplesmente não foram votar num fanfarrão chamado Pulido Valente porque sabiam muito bem que o homem é um simples e puro demagogista.

  29. João Espinho diz:

    @josé de Beja – quando colocou a questão pela primeira vez, alguém lhe deu uma resposta que subscrevo e sublinho. Não necessito fazer adendas, dada a clareza da resposta.

  30. Anónimo da Silva diz:

    @ José de Beja

    O problema do PCP, e não de João Rocha sublinhe-se, não é a sua ideologia e os seus principios. Antes pelo contrário.
    É que ainda hoje por exemplo no caso da Coreia do Norte, não consegue fazer uma critica ou auto-critica a regimens que evoluiram num certo sentido, em que tudo aquilo que seria suposto ser defendido, acaba como é o caso, em ferozes ditaduras em que a fome, a pobreza e a falta dos mais elementares direitos de cidadania são a imagem de marca. E que persistem e são mantidas por um exercito e umas forças de segurança bem alimentadas e disciplinadas, que seguram gerações de tiranos no poder.

    O que não tem nada a ver, com as lutas na oposição em regimens capitalistas como é o caso dos atuais neo-liberais, em que são a única ancora de salvação e apoio das classes mais fracas e desprotegidas.

    Capice?

  31. josé de beja diz:

    Então e qual é a resposta, senhor Espinho?
    Tenho tantas,
    que não sei qual é aquela com que concorda

  32. João Espinho diz:

    http://www.pracadarepublicaembeja.net/2013/09/a-minha-cidade/beja-mercado-livre-28-setembro/#comment-52765

  33. bejense atento diz:

    Ai o Sr. Espinho…andou a trocar galhardetes (entenda-se brindes de propaganda) com o PS e agora fala dos votos transferidos para a CDU?!
    Ai o Sr. Espinho, pensará que os bejenses andam a dormir?

Deixe Uma Resposta