Set 02 2013

Ainda sobre os comboios

Publicado por as 14:15 em Geral

Destaco este comentário feito aqui:

“Só para que não haja dúvida alguma, que nada tenho contra os cobradores de bilhetes da CP. Uma profissão digna, honesta e respeitável; essencial não só para que os comboios continuem a funcionar, como sobretudo para ajudar e auxiliar os passageiros. O que eu queria referir, é o ambiente de “fim de festa” que se verifica no troço entre Beja e Casa Branca. Consequente à decisão de não eletrificar esta linha. E que visa sem dúvida criar todas as condições para num futuro mais ou menos próximo, justificar o seu encerramento. Outra atitude que também visa afastar os potenciais clientes, é paragem do comboio na estação de Alvito. A qual fica fora da referida povoação e na sua zona industrial. E que já há muito tempo havia sido encerrada, deslocando-se as pessoas desta vila para o efeito à de Vila Nova da Baronia. Agora a C.P. brinda os seus passageiros, além de serem obrigados a ficar uns quantos minutos parados numa estação fantasma, onde regra geral não entra e nem sai ninguém. A levar com o cheiro pestilento e tóxico da fábrica de reaproveitamento de azeite que para ali foi deslocalizada de Brinches, por as pessoas desta vila não a quererem lá por esse mesmo motivo. Por último, salientar mais uma vez a estranheza pelo silencio conivente dos autarcas dos concelhos servidos por este troço, que continuam calados, impávidos e amorfos, com todo este grave atendado as interesses sociais e económicos da região e das populações que deveriam servir e defender. Em vez de como seria seu dever e obrigação, exigir a eletrificação da linha de ferro, o tipo de serviço idêntico ao da linha para Évora, voltar de novo tal como passado a acoplar os comboios de Beja e Évora em Casabranca e até exigir um ramal de S. Matias para o Aeroporto de Beja ou do Alentejo com vista ao seu futuro aproveitamento. Como lhe queiram chamar, que neste aspeto não sou sectário, quero apenas o mesmo para todos os alentejanos, sejam de Évora ou de Beja.”

Share

2 Resposta a “Ainda sobre os comboios”

  1. bejense diz:

    7 de Janeiro de 2011 às 0:09
    Jorge Pulido Valente no Facebook: “O transbordo é na Casa Branca dado q não seria possível entrarem tantos comboios ao mesmo tempo em Lisboa e porque o q vem de Évora já é eléctrico e vem com lugares suficientes. O transbordo está previsto p 5 minutos apenas. Mas por isso não deixa de ser intercidades Beja Lisboa”.
    Clara, clarinha como a água a posição de JPV quando a CP acabou com a ligação directa Beja-Lisboa. Para ele o transbordo não era inconveniente e as automotoras foram promovidas a intercidades.

  2. J.J. diz:

    J. Espinho: agradeço o destaque por si dado a esta noticia.
    Mas e infelizmente, pela fraca contribuição que aqui se confirma, bejenses, cubenses, alvitenses e vizinhos de outros concelhos, parece já estarem resignados ao fim do comboio sem apelo nem agravo.

    É pena…

Deixe Uma Resposta