Set 27 2013

O Dia Mundial da Democracia

Publicado por as 5:30 em autárquicas 2013,Crónicas

A 15 de Setembro celebra-se o Dia Mundial da Democracia. O actual sistema garante a plena liberdade democrática e o exercício da cidadania ao nível dos órgãos autárquicos?

Bem me parecia que a democracia não se estava a celebrar todos os dias, como devia, havendo necessidade de criar essa figura do “Dia Mundial” para que os mais distraídos se recordem que, não sendo perfeito, ainda é o melhor dos regimes. Apesar de todos os atropelos a que é sujeita a todo o momento, atropelos esses feitos em nome da própria democracia, apesar da sua constante desfiguração, não me imagino a viver noutro regime que não em democracia.
Portugal atravessa uma grave crise, não só económica e financeira, mas também de valores democráticos e arrisco dizer que este modelo de regime se esgotou, havendo necessidade de procurar, dentro do quadro democrático, um novo sistema que torne efectiva a participação dos cidadãos nas decisões que lhes dizem directamente respeito, não perdendo de vista a necessidade de os decisores primarem pela tolerância e respeito pela liberdade de cada um. A democracia representativa, que o poder autárquico diz defender e praticar, necessita urgentemente de se revigorar, criando novas ferramentas que possibilitem uma intervenção mais activa dos munícipes na vida das suas urbes. Também vai sendo tempo que se reformule o papel das assembleias municipais, dando-lhes mais poderes e instrumentos de fiscalização, devendo as mesmas abandonar o seu comportamento de câmaras de eco das direcções partidárias, onde se discutem, até altas horas, dezenas de moções que em nada contribuem para a qualidade de vida dos munícipes.
O actual sistema está enfermo. Carece de tratamento urgente feito por “agentes” dedicados e “descontaminados.
João Espinho
(no DA)

Share

Uma Resposta a “O Dia Mundial da Democracia”

  1. BEATRIZ diz:

    O JR FPOI UM PRESIDENTE DO “MEDO” ENTRE OS FUNCIONÁRIOS DA cÂMARA MUNICIPAL DE BEJA, QUEM NÃO FOSSE MILITANTE DO PCP ERA PERSSEGUIDO.

    ESTE HOMEM FALA NO DDEBATE DE FALTA DE TRANSPARÊNCIA E QUE FAZ FALTA UMA GESTÃO PARTICIPADA. ELE ESTÁ A ENGANAR AS PESSOAS.NA CÂMARA DE SERPA QUEM MANDAVA ERA ELE E COMO ELE DIZIA É QUE SE FAZIA.

    BEJA PRECISA DE GENTE SÉRIA, GENTE COM BONS VALORES E QUE CONSIGA LEVAR ESTA CIDADE E O SEU CONCELHO A VIVER EM LIBERDADE E COM DESENVOLVIMENTO

    PERGUNTO:O QUE É QUE ESSE JR FEZ EM DEFESA DA CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO PARA OS MAIS JOVENS EM SERPA

    ELE FALA ASSIM PORQUE HOUVE TEMPO EM QUE AS CÂMARAS MUNICIPAIS ERAM TIPO EMPRESAS COM GRANDE Nº DE EMPREGADOS E À BOA MANEIRA DO COMUNISMO PARTIAM DE PIAS, VALE DE VARGO ETC , HOMENS E MULHERES QUE ERAM TRANSPORTADAS EM GALÉRIAS COMO SE DE ANIMAIS SE TRATASSE.VIVERAM MUITAS DESSAS PESSOAS AGRADECIDAS A ESSE JR QUE LHES DIZIA SE QUEREM EMPREGO TÊM QUE SE INCREVER NO PARTIDO(PCP).
    ONDE ESTÃO OS VALORESDA DEMOCRACIA DO RESPEITO PELA INDIVIDUALIDADE DE CADA SUJEITO?
    O ALENTEJO TEM SIDO MUITO CASTIGADO-PRIMEIRO OS DO ANTES DO 25 DE ABRIL, QUE ESTIVERAM CÁ 40 ANOS,A SEGUIR INSTALARAM-SE OS COMUNISTAS DURANTE 30 ANOS.APELO A TODOS OS HOMEN E MULHERES DE BEJA E SEU CONCELHO QUE NÃO VOTEM NO jOÃO ROCHA! ELE QUE VÁ CANDIDATAR-SE A UMA CÂRA DE vIANA DO cASTELO-ACREDITO QUE LÁ EM CIMA TRATAVAM – COM ELE MERECE.
    VOLTANDO AO DEBATE O JR TEM UMA PÉSSIMA DICÇÃO, NÃO CONHECE A REALIDADE DE BEJA E SEU CONCELHO TINHA DISCURSO MUITO MAL PREPARADO.ESTEVE PERTO DO PÉSSIMO.
    E JÁ AGORA DIGO QUE O C M PRESTA-SE A ESTES ESQUEMAS.SE ME PERMITEM DIGO EM ALTA VOZ:-NÃO VOTEM NO JR -VOTEM NO JPV HOMEM SÉRIO, CULTO, EMPENHADO E QUE VAI VENCER NO DIA 29 DE SETEMBRO

Deixe Uma Resposta