Set 25 2013

Leituras políticas das Autárquicas 2013

Publicado por as 0:28 em autárquicas 2013,Crónicas

A exactamente um mês das eleições, quais são as leituras políticas que se podem antever ou antecipar das Autárquicas 2013?

No momento em que jogo esta vaza, o imbróglio das candidaturas socialista e comunista à Câmara de Beja está nas mãos do Tribunal Constitucional (TC) que, por sua vez, mandou os seus juízes passar uns dias de férias, estando por isso a meio gás.
Não se sabe, portanto, se a Beja Capital ficará com Pulido ou com Velez, e se a coligação Afirmar Beja mantém Rocha ou faz avançar Picado. Cá para mim, a coisa já está resolvida e o TC vai pronunciar-se pela elegibilidade de ambos o que
– resolve o problema dos mega cartazes de Pulido Valente que, doutra forma, teriam que ser substituídos, o que significaria uma enorme despesa, nada consentânea com o alegado pagamento de dívidas de que o referido cartaz se faz eco;
– vai criar uma chatice a João Rocha que poderá alegar que, se a sua candidatura é viável em Beja, também o seria em Serpa; o candidato comunista vai amuar e dizer que não quer saber de Beja, declarando “afirmar Serpa” é que faz sentido. Para além disso João Rocha via-se livre de ter que explicar durante a campanha a quem se dirigia o recado (crítica) da “falta de ligação à comunidade e disponibilidade para ouvir e para dialogar” que proferiu na apresentação da sua candidatura.
Estamos no final de agosto e as máquinas partidárias parecem estar ainda em ensaios de motores, não se percebendo qual das candidaturas trará a debate ideias novas para o concelho e para a própria cidade. Apesar de muito se falar do “peso” dos votos no movimento independente, parece-me que a este restará sonhar com a soma dos votos do BE em 2009 a algumas migalhas que venham a ser desperdiçadas pelo PCP e pelos socialistas. Prognósticos, por enquanto, ficam só para mim. Prometo, na derradeira bisca antes das eleições, mandar um palpite, sabendo-se que não passará disso mesmo.

João Espinho no DA ( 30-08-2013

Share

Uma Resposta a “Leituras políticas das Autárquicas 2013”

  1. estatistico diz:

    O candidato Rocha afirma no debate do IPB, que obter as dividas a fornecedores é carregar num botão. Presumo que o mesmo seja válido para os pagamentos. Se num Municipio sob sua gestão isso deve acontecer, então o que se passou em Serpa uma vez que a PORDATA não tem essa informação ?

    http://www.portalautarquico.pt/PortalAutarquico/ResourceLink.aspx?ResourceName=PMP_Abril2013_publicacao.pdf

Deixe Uma Resposta