Set 27 2013

Autárquicas – as previsões

Publicado por as 12:45 em autárquicas 2013,Crónicas

Tendo por base as diferentes propostas eleitorais, as particularidades da região e o clima político e social do País, quais são as previsões para a eleição de domingo?

Aproximamo-nos do fim desta jogatana que teve início há não sei quantas semanas e que tem entretido os “homens da bisca” e os leitores do Diário do Alentejo. Foi um “campeonato” transparente e não houve renúncias, tendo cada um jogado o melhor que sabe e sem jogadas baixas. Foi um jogo às cegas pois quase a terminar ainda não conheço alguns dos parceiros de bisca. Devo dizer que algumas vezes fiz batota, pois as cartas que jogava eram-me sugeridas por colegas ou amigos, a quem eu perguntava que carta deveria jogar. Desconheço quantos Valetes lancei e se as minhas manilhas foram jogadas em vão. Chegados a esta fase, pedem-nos previsões. Não quero acreditar que os meus parceiros de bisca se vão esconder no tradicional “previsões só no fim do jogo”.
Eu vou arriscar e começo logo por destrunfar, jogando a carta mais alta, o Ás de ouros: embora me parecesse, no início, o contrário, isto é, que o PSD sairia fortemente penalizado, prevejo agora que o PSD poderá salvar a face, bastando-lhe manter Almodôvar, o que, afinal não é impossível, conseguindo um excelente resultado em Alvito, bons resultados na Vidigueira e Moura, e obtendo uma subida generalizada do número de votos nas mais diversas autarquias. Deixo para o fim o concelho de Beja onde tudo pode acontecer. Porém, pedem-me previsões. Arrisco a vitória do PS para a Câmara, dependendo os resultados do PSD da expressividade dessa vitória. Nas Juntas de Freguesia poderá haver surpresas, sendo de prever uma luta renhida para os lados de S. João Baptista (mais Santiago) onde, dizem, poderá funcionar o voto útil a favor da atual Presidente (PSD). No próximo domingo somos nós que decidimos. Por isso deixo o apelo: Vá votar!
João Espinho
no ( DA)

Share

Deixe Uma Resposta